MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Avaliação in loco

Última modificação: Quinta-feira, 14 de maio de 2020

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as Avaliações in loco realizadas pelo Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Avaliação in loco de cursos de graduação e de Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o Brasil é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, por meio dela, é gerado o “Conceito do Curso” e o “Conceito Institucional”. Para maiores informações, acesse: Portal Inep.

O “Conceito do Curso” dos cursos de graduação do CEFET-MG está disponibilizado na planilha Planilha avaliação in loco, atualizada em fevereiro de 2020, e no mapa com a apresentação das notas por campus.

O “Conceito Institucional” do CEFET-MG obtido na última Avaliação in locoem 2020, foi 5, ou seja, nota máxima no MEC. A obtenção da nota máxima representa um trabalho contínuo e de excelência, dando maior visibilidade à qualidade dos três pilares da Instituição: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, esta nota representa um avanço nos cinco eixos analisados pelo MEC, quais sejam: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. A seguir, apresenta-se o relatório comparativo dos recredenciamentos do CEFET-MG de 2010 e 2020.