SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA DÉCIMA SEXTA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia doze de novembro de 2008, na sala de Reuniões do Conselho Diretor, no Campus I do CEFET-MG, realizou-se a décima sexta reunião do Conselho de Graduação, sob a presidência da Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Conselho de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Profª Angela de Mello Ferreira Guimarães, Prof. Flávio Luis Cardeal de Pádua, Membros Titulares da área de Ciências Exatas e da Terra; Prof. Allbens Atman Picardi Faria, Membro Suplente da área de Ciências Exatas e da Terra; Prof. Flávio Macedo Cunha, Prof. Nilton da Silva Maia e Profª. Maria das Graças de Almeida, Membros Titulares da área das Engenharias; Prof. José Magno Senra Fernandes Membro Titular das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Prof. Márcio Bambirra Santos, Membro Suplente das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Srª Mariana Carvalho Gutemberg e Sr. Ramon Vitor Castro Diniz, Membros Titulares dos discentes do Ensino de Graduação. Srª Marina Conceição Moreira da Silveira e Sr. Cléber Bolívar da Silva, Membros Titulares dos Servidores Técnico-Administrativos;Srª Sandra de Fátima de Aquino, Membro Suplente dos Servidores Técnico-Administrativos. Foi verificado o quorum regimental. Estavam presentes inicialmente 10 (dez) membros, incluindo a Presidente. Abertura da 16ª Reunião do Conselho de Graduação. A Presidente declarou aberta a sessão às quatorze horas e trinta minutos, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das Atas das Reuniões: 8ª e 15ª; 2) Comunicações da Presidente e Conselheiros; 3) Processo nº: 23062.001596/08-11- Transferência de Disciplinas do DDG para o DCA; 4) Processo nº 23062.002218/08-09 relativo aos Planos de Ensino das disciplinas ofertadas pelo Departamento de Computação; 5) Edital do Programa de Estágios – IAESTE; 6) Calendário do ano letivo de 2009 para a graduação de Belo Horizonte; 7) Calendário do ano letivo de 2009 para a graduação de Leopoldina; 8) Processo nº: 23062.006877/08-89 – Calendário do ano letivo de 2009 do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; 9) Processo nº: 23062.001218/08-65 - Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação do CEFET-MG; 10) Processo nº: 23062.001909/07-13 - Regulamento dos Colegiados de Cursos de Graduação; 11) Distribuição de processos. Feitas exclusões, inserções e alterações na ordem, a nova proposta de pauta foi: 1) Comunicações do Presidente e Conselheiros; 2) Processo nº: 23062.001596/08-11- Transferência de Disciplinas do DDG para o DCA; 3) Edital do Programa de Estágios – IAESTE; 4) Calendário do ano letivo de 2009 para a graduação de Belo Horizonte; 5) Processo nº: 23062.006877/08-89 – Calendário do ano letivo de 2009 do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; 6) Processo nº: 23062.001909/07-13 - Regulamento dos Colegiados de Cursos de Graduação; 7) Processo nº 23062.002218/08-09 relativo aos Planos de Ensino das disciplinas ofertadas pelo Departamento de Computação; 8) Processo nº: 23062.001218/08-65 - Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação do CEFET-MG; 9) Distribuição de processos. Pauta aprovada com 10 (dez) votos a favor. 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros: A Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que foi feita a avaliação do ensino de graduação no CEFET-MG pela Comissão de Avaliação da PingIFES no dia 12 de novembro de 2008. O processo foi simples e ocorreu tranquilamente, uma vez que os dados informados estavam consistentes e de fácil comprovação. 2) Processo nº: 23062.001596/08-11- Transferência de Disciplinas do DDG para o DCA: foi solicitado ao plenário a participação do Prof. Roger Andrade Dutra, do Departamento de Disciplinas Gerais, que faria a leitura de um parecer sobre o processo. Proposta aprovada com 12 (doze) votos a favor (unanimidade). O Prof. Roger Andrade Dutra leu o parecer, exceto o voto, que foi lido pelo Prof. José Magno Senra Fernandes. O voto do parecer aprova apenas a transferência das disciplinas Administração de Recursos Humanos I e Administração de Recursos Humanos II. A Profª Angela de Mello Ferreira Guimarães questionou sobre o porquê das demais disciplinas ficarem no Departamento de Disciplinas Gerais, em detrimento de migrarem para o Departamento de Ciências Administrativas, pois, disciplinas como, por exemplo, Contexto Social do Administrador têm grande afinidade com as Ciências Administrativas, o que se percebe no texto da ementa. Na opinião do Prof. Flávio Luiz Cardeal de Pádua, além de Administração de Recursos Humanos I, Administração de Recursos Humanos II e Contexto Social do Administrador, as disciplinas Liderança e Gestão de Equipes e Gestão da Qualidade deveriam ser filiadas ao Departamento de Ciências Administrativas. O Prof. Allbens Atman Picardi Faria propôs que, além das disciplinas citadas, todas as disciplinas relacionadas à área de Economia sejam filiadas ao Departamento de Ciências Administrativas, pois é o Departamento do CEFET-MG com maior afinidade com a Economia. Os conselheiros fizeram diversas propostas, que foram votadas por ordem de abrangência: (I) Que as 13 (treze) disciplinas solicitadas pelo Departamento de Ciências Administrativas permaneçam no Departamento de Disciplinas Gerais – 3 (três) votos a favor e 9 (nove) votos contra; (II) Que das 13 (treze) disciplinas solicitadas pelo Departamento de Ciências Administrativas sejam transferidas 12 (doze) e que Gestão Ambiental permaneça no Departamento de Disciplinas Gerais. E que além dessas sejam transferidas as 20 (vinte) disciplinas citadas no parecer da Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva – 3 (três) votos a favor e 9 (nove) votos contra; (III) Que todas as disciplinas da área jurídica fiquem no Departamento de Disciplinas Gerais e as demais vão para o Departamento de Ciências Administrativas, contando com as 20 (vinte) disciplinas citadas no parecer da Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva – 5 (cinco) votos a favor e 7 (sete) votos contrários; (IV) Que apenas as disciplinas Administração de Recursos Humanos I e Administração de Recursos Humanos II sejam transferidas para o Departamento de Ciências Administrativas, tirando de discussão as 20 (vinte) disciplinas do parecer da Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva – 4 (quatro) votos a favor e 8 (oito) votos contrários. (V) Levando em conta apenas as 13 (treze) disciplinas solicitadas pelo Departamento de Ciências Administrativas, todas permaneceriam no Departamento de Disciplinas Gerais exceto destaque das três disciplinas abaixo: a) Transferência da disciplina Contexto Social do Administrador para o Departamento de Ciências Administrativas – 9 (nove) votos a favor e 3 (três) votos contrários; b) Transferência da disciplina Gestão da Qualidade para o Departamento de Ciências Administrativas – 6 (seis) votos a favor, 5 (cinco) votos contrários e 1 (uma) abstenção; c) Transferência da disciplina Liderança e Gestão de Equipes para o Departamento de Ciências Administrativas – 1 (um) voto a favor, 8 (oito) votos contrários e 3 (três) abstenções. Ficou acordado, portanto, que as disciplinas Administração de Recursos Humanos I e Administração de Recursos Humanos II, que constam no voto do parecer do Prof. José Magno Senra Fernandes, e que Contexto Social e Profissional do Administrador e Gestão da Qualidade, votadas no item (V), serão transferidas do Departamento de Disciplinas Gerais para o Departamento de Ciências Administrativas. Foi proposto continuar, nesta reunião, a discussão da transferência das 20 (vinte) disciplinas que constam no parecer da Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva. Proposta não aprovada, com 10 (dez) votos contrários (unanimidade). Por questão de ordem, a continuidade desse item e os demais itens da pauta serão discutidos na reunião subsequente. A Presidente encerrou a reunião às dezoito horas e dez minutos, lavrando a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 12 de novembro de 2008.

 

Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Conselho de Graduação

 

Profª Angela de Mello Ferreira Guimarães

Membro Titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Flávio Luis Cardeal de Pádua

Membro Titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Allbens Atman Picardi Faria

Membro Suplente da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Flávio Macedo Cunha

Membro Titular da área das Engenharias

 

Prof. Nilton da Silva Maia

Membro Titular da área das Engenharias

 

Profª. Maria das Graças de Almeida

Membro Titular da área das Engenharias

 

Prof. José Magno Senra Fernandes

Membro Titular das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

Prof. Márcio Bambirra Santos

Membro Suplente das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

Srª Mariana Carvalho Gutemberg

Membro Titular dos discentes do Ensino de Graduação

 

Sr. Ramon Vitor Castro Diniz

Membro Titular dos discentes do Ensino de Graduação

 

Srª Marina Conceição Moreira da Silveira

Membro Titular dos Servidores Técnico-Administrativos

 

Sr. Cléber Bolívar da Silva

Membro Titular dos Servidores Técnico-Administrativos

 

Srª Sandra de Fátima de Aquino

Membro Suplente dos Servidores Técnico-Administrativos