SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA QUINQUAGÉSIMA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 07 de julho de dois mil e dez, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reunião dos Conselhos Superiores, Campus I, realizou-se a quinquagésima Reunião do Conselho de Graduação, sob a presidência da profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Conselho de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: profª Maria Suzana Balparda de Carvalho, profª Tatiana Leal Barros, membros titular e suplente dos docentes da área de Ciências Exatas e da Terra; prof. Flávio Macedo Cunha, profª Maria Eugênia de Almeida Freitas, profª Maria das Graças de Almeida, prof. Alexandre Rangel de Souza, membros titulares dos docentes da área das Engenharias; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, prof. Marcos Racilan Andrade, membros titular e suplente dos docentes dos Campi do Interior; srª Sandra de Fátima de Aquino e srª Marina Conceição Moreira Silveira, membros titulares dos servidores técnico-administrativos; srtª. Luciana Angrisano, membro titular dos discentes do Ensino de Graduação. Justificaram a ausência: prof. Thiago de Souza Rodrigues, profª Cristina Duarte Murta, membros titular e suplente dos docentes da área de Ciências Exatas e da Terra; prof. Anderson Cruvinel Magalhães e profª Ana Maria Nápoles Villela, membros titular e suplente dos docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ausentes: sr. Rafael Queiroz de Noronha Peres e srtª. Aline Silva Magalhães, membro titular e suplente dos discentes do Ensino de Graduação. Verificado o quorum regimental, foi realizada a Abertura da quinquagésima Reunião do Conselho de Graduação. A Presidente declarou aberta a sessão às quatorze horas e trinta minutos, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação da ata da 49ª Reunião do Conselho de Graduação; 2) Comunicações da Presidente e Conselheiros; 3) Resolução ad referendum; 4) Processo nº 23062.002266/10-68 - Reestruturação do Projeto Pedagógico de Engenharia Ambiental; 5) Processo nº 23062.002558/09-30 - Diretrizes para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e sua implementação; 6) Aulas de Graduação no Campus I; 7) Distribuição de processos. Por 9 (nove) votos favoráveis, 0 (zero) contrários e 1(uma) abstenção, a proposta de pauta reformulada foi aprovada, passando a ter a seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 49ª Reunião do Conselho de Graduação; 2) Comunicações da Presidente e Conselheiros; 3) Resolução ad referendum; 4) Processo nº 23062.002266/10-68 - Reestruturação do Projeto Pedagógico de Engenharia Ambiental; 5) Processo nº 23062.002558/09-30 - Diretrizes para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e sua implementação; 6) Aulas de Graduação no Campus I; 7) Distribuição de processos. 1) Aprovação da ata da 49ª Reunião do Conselho de Graduação: após análise e correção a ata da 49ª Reunião do Conselho de Graduação foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis, 0 (zero) contrários e 2 (duas) abstenções. 2) Comunicações da Presidente e Conselheiros: sem comunicações. 3) Resolução ad referendum - RESOLUÇÃO CGRAD – 021/10, de 28 de junho de 2010, que aprova ad referendum a alteração do período de matrícula via WEB no calendário do segundo semestre letivo de 2010 dos Cursos de Graduação de Belo Horizonte: a profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, explicou para o plenário a necessidade da antecipação do início da matrícula do dia 19 para o dia 16 de julho, o que possibilitaria ao Registro Acadêmico fazer mais uma chamada de matrícula específica para os cursos. Após apresentação do motivo da aprovação da Resolução em ato ad referendum do Conselho de Graduação, a Resolução CGRAD-021/10 foi referendada com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade).4) Processo nº 23062.002266/10-68 - Reestruturação do Projeto Pedagógico de Engenharia Ambiental - a profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, explicou para o plenário a necessidade da alteração na oferta das disciplinas do segundo período do Curso de Engenharia Ambiental da matriz curricular do Projeto Pedagógico aprovado pelo CEPE. O segundo período apresentava as disciplinas: Cálculo II B (4 créditos, 60 horas-aula); Física I (4 créditos, 60 horas-aula); Laboratório de Física I (2 créditos, 30 horas-aula); Informática Aplicada à Engenharia (2 créditos, 30 horas-aula); Laboratório de Informática Aplicada à Engenharia (2 créditos, 30 horas-aula); Métodos Numéricos Computacionais  (4 créditos, 60 horas-aula); Desenho Arquitetônico I (4 créditos, 60 horas-aula); Introdução à Prática Experimental (2 créditos, 30 horas-aula); entretanto, a oferta da disciplina de Métodos Numéricos não poderia ser realizada, uma vez que não existe o cumprimento do co-requisito da disciplina de Cálculo III. Outra alteração solicitada pela Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental foi a substituição da disciplina de Laboratório de Física I por Física Experimental I, que será ofertada no terceiro período. A comissão de análise do Conselho de Graduação sugeriu a oferta de Métodos Numéricos no terceiro período e a antecipação de Estatística do terceiro para o segundo período. Diante do exposto e após discussão pelo plenário foi colocada em votação a proposta de oferta das disciplinas do segundo período para o segundo semestre de 2010 apresentada pela Coordenadora do Curso: Cálculo II B (4 créditos, 60 horas-aula); Física I (4 créditos, 60 horas-aula); Informática Aplicada à Engenharia (2 créditos, 30 horas-aula); Laboratório de Informática Aplicada à Engenharia (2 créditos, 30 horas-aula); Estatística (4 créditos, 60 horas-aula); Desenho Arquitetônico I (4 créditos, 60 horas-aula); Introdução à Prática Experimental (2 créditos, 30 horas-aula). A proposta apresentada foi aprovada por unanimidade, com 11(onze) votos favoráveis. 5) Processo nº 23062.002558/09-30 - Diretrizes para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e sua implementação – o prof. Flávio Macedo Cunha e a profª Maria Suzana Balparda de Carvalho apresentaram a proposta elaborada pela comissão. O encaminhamento proposto pelo plenário foi uma leitura conjunta e a discussão dos destaques apresentados. As correções propostas seriam discutidas e analisadas pelo plenário e os pontos conflitantes seriam colocados em votação. Após conclusão de cada parte do documento, a mesma seria colocada em votação.  A primeira parte do documento foi analisada, tendo como principal item o quadro-síntese da distribuição de carga horária para integralização do curso. A questão das disciplinas eletivas foi amplamente discutida pelo plenário. O quadro foi modificado de acordo com as sugestões apresentadas. A primeira parte do documento foi aprovada com 11 (onze) votos favoráveis (unanimidade). Devido ao horário, a discussão do documento foi interrompida e terá prosseguimento na próxima reunião. O item 6) Aulas de Graduação no Campus I também será discutido na próxima reunião. 7) Distribuição de processos – sem distribuição de processos. A Presidente encerrou a reunião às 17 (dezessete) horas e 40 (quarenta) minutos, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte 07 de julho de 2010.

 

 

Profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Conselho de Graduação

 

 

Profª. Maria Suzana Balparda de Carvalho

Membro titular dos docentes da área de Ciências Exatas e da Terra

 

 

Profª Tatiana Leal Barros

Membro suplente dos docentes da área de Ciências Exatas e da Terra

 

 

Prof. Flávio Macedo Cunha

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

 

Profª Maria Eugênia de Almeida Freitas

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

 

Profª Maria das Graças de Almeida

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

 

Prof. Alexandre Rangel de Souza,

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

 

Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos

Membro titular dos docentes dos Campi do Interior

 

 

Prof. Marcos Racilan Andrade

Membro suplente dos docentes dos Campi do Interior

 

 

Srª Sandra de Fátima de Aquino,

Membro titular dos servidores técnico-administrativos

 

 

Srª.  Marina Conceição Moreira Silveira

Membro titular dos servidores técnico-administrativos

 

 

Srtª. Luciana Angrisano

Membro titular dos discentes do Ensino de Graduação