SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia doze de agosto de dois mil e quinze, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores do CEFET-MG, realizou-se a centésima vigésima primeira reunião do Conselho de Graduação (CGRAD), sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Cláudio Antunes de Siqueira e prof. Wanderley dos Santos Roberto, membros titulares da área de Ciências Exatas e da Terra; prof. Ivan José de Santana, prof. José Hissa Ferreira e prof. Moacir Felizardo de França Filho, membros titulares dos docentes da área das Engenharias; profª. Maria das Graças de Almeida e prof. Márcio Matias Afonso, membros suplentes dos docentes da área das Engenharias; prof. Emerson de Sousa Costa e prof. Alberto Pena Lara, membros titulares dos docentes dos Campi do Interior; srª. Nilza Helena de Oliveira, membro titular dos servidores técnico-administrativos; sr. Mateus Mendes de Souza e sr. Pedro Henrique de Souza Jesus, membros titulares dos discentes do ensino de graduação. Justificaram a ausência: prof. Flávio Macedo Cunha, membro titular dos docentes da área das Engenharias; sra. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira, membro titular dos servidores técnico-administrativos e sra. Isabela Bertho Campolina, membro suplente dos discentes do ensino de graduação. Verificado o quórum regimental, foi realizada a Abertura da 121ª Reunião do Conselho de Graduação. A presidente declarou a sessão aberta às quatorze horas e trinta minutos. Foi colocada em discussão a seguinte proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 119ª e 120ª Reuniões do Conselho de Graduação. 2) Comunicações da Presidente e Conselheiros. 3) Nota mínima de corte e pesos para Processo Seletivo SiSU e Transferência Externa. 4) Mobilidade Acadêmica. 5) Calendários Letivos para o semestre 2015/2 das Unidades Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Varginha, em virtude de alterações motivadas pela greve dos servidores técnico-administrativos e início das aulas em 10/08/2015. Com 08 (oito) votos favoráveis (unanimidade), a proposta de pauta foi reformulada, apresentando a seguinte ordem e alterações: 1) Aprovação da ata da 119ª Reunião do Conselho de Graduação. 2) Calendários Letivos para o semestre 2015/2 das Unidades Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Varginha, em virtude de alterações motivadas pela greve dos servidores técnico-administrativos e início das aulas em 10/08/2015. 3) Alteração dos Planos de Ensino das disciplinas Introdução à Sociologia e Psicologia aplicada às Organizações. 4) Comunicações da Presidente e Conselheiros. 5) Funcionamento da Biblioteca. 6) Procedimentos de matrícula. 7) Solicitação de quebra de pré-requisito – Gustavo Henrique Teixeira Oliveira. 8) Solicitação de quebra de pré-requisito – Larissa Nayara Borges Teixeira. 9) Mobilidade acadêmica.1) Aprovação da ata da 119ª Reunião do Conselho de Graduação. Após leitura e correções feitas pelos conselheiros presentes, a ata da 119ª Reunião do Conselho de Graduação foi aprovada com 05 (cinco) votos favoráveis e 04 (quatro) abstenções. 2) Calendários Letivos para o semestre 2015/2 das Unidades Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Varginha, em virtude de alterações motivadas pela greve dos servidores técnico-administrativos e início das aulas em 10/08/2015. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu sobre as alterações necessárias aos calendários devido ao adiamento da data de início do segundo semestre letivo de 2015 das Unidades Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Varginha para o dia 10 de agosto de 2015. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a proposta de calendário para as Unidades de Belo Horizonte, sendo o início do semestre letivo em 10/08/15, o término em 11/12/15 e o período de Exames Especiais de 14 a 19/12/15. A proposta com as devidas alterações foi apreciada e discutida pelos conselheiros, sendo aprovada com 9 (nove) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção. Em seguida, os calendários das Unidades de Curvelo e Divinópolis foram apreciados, sendo as datas de início e término do semestre e o período de Exames Especiais as mesmas estabelecidas no calendário de Belo Horizonte. Após apreciação e discussão, as propostas de calendário do 2o semestre letivo para as Unidades de Curvelo e Divinópolis foram aprovadas com 9 (nove) favoráveis e 1 (uma) abstenção. Em seguida, foi votada a proposta de calendário da Unidade Varginha, sendo aprovada com 9 (nove) favoráveis e 1 (uma) abstenção. 3) Alteração dos Planos de Ensino das disciplinas Introdução à Sociologia e Psicologia aplicada às Organizações. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a proposta de alteração dos Planos de Ensino para as disciplinas Introdução à Sociologia e Psicologia aplicada às Organizações, devido à inclusão do conteúdo Étnico-Racial, conforme aprovado na 119a Reunião do Conselho de Graduação, realizada em oito de julho de 2015. Após apreciação, o Plano de Ensino da disciplina Introdução à Sociologia foi aprovado com 9 (nove) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção e o Plano de Ensino da disciplina Psicologia Aplicada às Organizações foi aprovado com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou consentimento dos conselheiros no sentido de exarar as Resoluções referentes às alterações aprovadas, incluindo as alterações ainda a serem encaminhadas à Diretoria de Graduação do Plano de Ensino da disciplina Filosofia, e, portanto, ainda não apreciadas por este Conselho, sendo essas Resoluções enviadas aos Conselheiros para apreciação via e-mail. A solicitação da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva foi aprovada com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). 4) Comunicações da Presidente e Conselheiros. O prof. Wanderley dos Santos Roberto lembrou à profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva sobre as alterações a serem realizadas nas disciplinas de Física do DFM. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ficou de enviar memorando para o DFM, solicitando uma proposta de alteração de ementas e novos Planos de Ensino para as disciplinas de Física do CEFET-MG. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou sobre o Workshop da Graduação, a ser realizado em treze de agosto de 2015. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou ainda sobre os contratos dos professores substitutos/temporários, que, devido à greve dos servidores técnico-administrativos, alguns professores serão autorizados pelo Diretor Geral a iniciarem os trabalhos, mesmo sem o contrato assinado. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou sobre o adiamento do início da tutoria e da monitoria, tendo em vista a falta de salas e os horários ainda não definidos pelos monitores. Além disso, o prof. Wanderley dos Santos Roberto informou sobre a dificuldade de contratar professores substitutos para o DFM, de modo que a oferta de disciplinas para outros cursos, como Engenharia de Transportes, por exemplo, poderá ficar comprometida. O prof. Emerson de Sousa perguntou se as aulas de laboratório podem acontecer quinzenalmente, ao que a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva respondeu que não há problema. 5) Funcionamento da Biblioteca. O prof. Ivan José de Santana expôs sobre o não funcionamento da Biblioteca, o que tem trazido prejuízo aos alunos. O Sr. Mateus Mendes de Souza complementou com a informação do horário de funcionamento da Biblioteca, que é de duas horas na terça-feira e duas horas na quinta-feira, para atendimento somente de solicitação de Nada Consta, e que não está sendo realizado o empréstimo/devolução de livros. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que no momento está resolvendo a questão dos professores substitutos/temporários, e que o assunto da Biblioteca será o próximo assunto a ser tratado pela Diretoria de Graduação. 6) Procedimentos de matrícula. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que houve um problema no Sistema Acadêmico, e o procedimento de matrícula está sendo feito de forma manual. Os problemas relatados envolvem questões de pré-requisito e co-requisito, sendo que os alunos estão sendo enturmados sem observância desses critérios nas disciplinas. Após discussões, ficou definido que a Diretoria de Graduação publicará Portaria dispondo que os professores das disciplinas deverão analisar, via Histórico Escolar dos alunos até então matriculados na disciplina, se o(s) pré-requisito(s) da disciplina em questão estão sendo cumpridos. Caso contrário, a matrícula na disciplina em questão será cancelada. Nesse caso, o professor deverá comunicar o fato à Coordenação do Curso do aluno. Nesta Portaria também deverá constar a obrigatoriedade de os alunos apresentarem o Histórico Escolar aos professores das disciplinas em que estão matriculados. A proposta foi aprovada com 9 (nove) votos favoráveis (unanimidade). 7) Solicitação de quebra de pré-requisito – Gustavo Henrique Teixeira Oliveira. O prof. Emerson de Sousa Costa relatou o processo, que trata de solicitação de quebra de pré-requisito das disciplinas Circuitos I e Análise de Sistemas Lineares do aluno Gustavo Henrique Teixeira Oliveira. Com relação à disciplina Circuitos I, o  aluno argumenta que já realizou a disciplina, em que foi reprovado com nota superior a 40 e frequência mínima de 75%, e, portanto, poderá requerer a quebra de pré-requisito respaldado pelo que dispõe o Art. 45 das Normas Acadêmicas dos cursos de Graduação do CEFET-MG: Art. 45º- Para o aluno que requerer matrícula nas disciplinas necessárias à integralização do respectivo curso, obedecido o estabelecido por esta resolução, uma disciplina classificada como pré-requisito poderá ser autorizada, pelo Coordenador de Curso, a ser cursada como co-requisito, se o aluno tiver sido reprovado na mesma com nota maior ou igual a 40 e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). A solicitação de quebra de pré-requisito da disciplina Circuitos I foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis (unanimidade). Com relação à disciplina Análise de Sistemas Lineares, a solicitação foi reprovada pelo fato de não atendimento ao Art. 45, com 7 (sete) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção. 8) Solicitação de quebra de pré-requisito – Larissa Nayara Borges Teixeira. O prof. Emerson de Sousa Costa relatou o processo, que trata de solicitação de quebra de pré-requisito das disciplinas Robótica Industrial e Laboratório de Robótica Industrial. Da mesma forma que o caso anterior, como a disciplina que é pré-requisito foi cursada, com reprovação e nota superior a 40, a solicitação foi aprovada, respaldada pelo Art. 45, com 8 (oito) votos favoráveis (unanimidade). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva encerrou a reunião às dezoito horas, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, doze de agosto de dois mil e quinze.

 

Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Conselho de Graduação

 

Profª. Cristina Guimarães César

Diretora Adjunta de Graduação

 

Prof. Cláudio Antunes de Siqueira

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Ivan José de Santana

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

Prof. Márcio Matias Afonso

Membro suplente dos docentes da área das Engenharias

 

Prof. José Hissa Ferreira

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

Profª. Maria das Graças de Almeida

Membro suplente dos docentes da área das Engenharias

 

Prof. Emerson de Sousa Costa

Membro titular dos docentes dos Campi do Interior

 

Prof. Alberto Pena Lara

Membro titular dos docentes dos Campi do Interior

 

Srª. Nilza Helena de Oliveira

Membro titular dos servidores técnico-administrativos

 

Sr. Mateus Mendes de Souza

Membro titular dos discentes do ensino de graduação

 

Sr. Pedro Henrique de Souza Jesus

Membro titular dos discentes do ensino de graduação