SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA VIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia vinte e seis de agosto de dois mil e quinze, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores do CEFET-MG, realizou-se a centésima vigésima segunda reunião do Conselho de Graduação (CGRAD), sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Cristina Guimarães César, Diretora Adjunta de Graduação; prof. Cláudio Antunes de Siqueira e prof. Wanderley dos Santos Roberto, membros titulares da área de Ciências Exatas e da Terra; prof. Ivan José de Santana e prof. José Hissa Ferreira, membros titulares dos docentes da área das Engenharias;prof. Alberto Pena Lara, membro titular dos docentes dos Campi do Interior; srª. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira, membro titular dos servidores técnico-administrativos; srª. Nilza Helena de Oliveira, membro suplente dos servidores técnico-administrativos; sr. Mateus Mendes de Souza e sr. Pedro Henrique de Souza Jesus, membros titulares dos discentes do ensino de graduação. Justificou a ausência: prof. Emerson de Sousa Costa, membro titular dos docentes dos Campi do Interior. Verificado o quorum regimental, foi realizada a Abertura da 122ª Reunião do Conselho de Graduação. A presidente declarou a sessão aberta às quatorze horas e trinta minutos. Foi colocada em discussão a seguinte proposta de pauta para a reunião: 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros. 2) Processo 23062.003221/2015-03 - Solicitação de Colação de Grau - Ricardo Oliveira Gomes. 3) Mobilidade Acadêmica. Com 08 (oito) votos favoráveis (unanimidade), a proposta de pauta foi aprovada. 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que não há comunicações por parte da Diretoria de Graduação. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou sobre a reclamação dos professores do DFM sobre a falta de salas de aula, principalmente para os programas de monitoria e tutoria. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou ainda sobre a orientação da Direção do Campus I de que não poderão ser retiradas carteiras das salas de aula, o que não está sendo respeitado por todos, e isto está gerando problemas nas aulas, visto que há situações em que o número de alunos é maior que o número de carteiras em sala de aula. O prof. Wanderley dos Santos Roberto também expôs sua preocupação quanto à troca de impressoras, visto que nova empresa será prestadora desse serviço. A preocupação do prof. Wanderley dos Santos Roberto se justifica pelo receio da retirada das atuais impressoras e possível demora da reposição dessas pelas novas impressoras. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou também sobre a falta de materiais no almoxarifado, e que foi informado pelo responsável deste setor que o CEFET-MG está em débito com seus fornecedores, o que está impedindo o recebimento de materiais. Além disso, o prof. Wanderley dos Santos Roberto disse que foi informado sobre a falta de papel almaço A4, e que está preocupado com o período de provas, no que o prof. José Hissa Ferreira concordou. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou ainda sobre o não recebimento dos diários de classe por todos os professores de Física experimental. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que verificaria com o Registro Acadêmico. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou sobre a reclamação dos alunos a respeito da falta de acesso à Biblioteca, devido à greve dos técnicos-administrativos. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que, em conversa com servidora da Biblioteca, foi comunicada de que a Biblioteca permanecerá fechada até segunda ordem do Comando de Greve, que não considerou esse serviço como essencial. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que conversará com o Diretor Geral no sentido de tentarem nova negociação com o Comando de Greve. O prof. Wanderley dos Santos Roberto expôs sobre a situação do novo laboratório de Física, que ainda não possui equipamentos, e que um só laboratório não atenderá a todos os alunos no próximo período. O prof. Ivan José de Santana sugeriu que, com relação à Biblioteca, cada professor poderia retirar os livros e emprestar aos alunos, e, além disso, disse que o Comando de Greve não tem o direito de fechar a Biblioteca. 2) Processo 23062.003221/2015-03 - Solicitação de Colação de Grau - Ricardo Oliveira Gomes. A profª. Cristina Guimarães César relatou o processo que trata de solicitação de Colação de Grau no dia 28/08/15 do discente Ricardo Oliveira Gomes, indeferida pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Controle de Automação. Segundo documento do prof. Fabiano Drumond Chaves, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Unidade Leopoldina, o discente cumpriu todos os requisitos para Colação de Grau, faltando apenas a defesa do TCC, que não ocorreu dentro do prazo por falha de comunicação entre o professor orientador do discente e a professora da disciplina de TCC e falha na orientação ao discente quanto a informações sobre a defesa do TCC. Após leitura dos documentos constantes do processo e discussão, os conselheiros entenderam que não houve falha de comunicação, e sim falta de observação quanto aos prazos estipulados no Calendário Letivo. Nesse sentido, os conselheiros decidiram por devolver o processo ao Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Unidade Leopoldina por entenderem que esta decisão é de competência do referido colegiado. Esta proposta foi aprovada com 9 (nove) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção. 3) Mobilidade Acadêmica. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a Minuta do Regulamento proposto para a Mobilidade Acadêmica e solicitou aos conselheiros que apresentassem sugestões e/ou alterações. O prof. Ivan José de Santana sugeriu a alteração do coeficiente de rendimento mínimo para candidatura na Mobilidade Acadêmica de 70% para 75%. Foi colocado em votação as duas propostas, de coeficiente mínimo de 70% e de 75%, sendo 4 (quatro) votos favoráveis para a manutenção de 70% e 5 (cinco) votos favoráveis para a alteração do coeficiente de rendimento mínimo de 75%. Portanto, a alteração foi aprovada. Os conselheiros apresentaram várias sugestões de alteração da redação, porém, devido à falta de quórum, as alterações propostas na Minuta do Regulamento da Mobilidade Acadêmica não foram votadas. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva encerrou a reunião às dezoito horas, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, vinte e seis de agosto de dois mil e quinze.

 

 

Profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Conselho de Graduação

 

Profª. Cristina Guimarães Cesar

Diretora Adjunta de Graduação

 

Prof. Cláudio Antunes de Siqueira

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Ivan José de Santana

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

Prof. José Hissa Ferreira

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

Prof. Alberto Pena Lara

Membro titular dos docentes dos Campi do Interior

 

Srª. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira

Membro titular dos servidores técnico-administrativos

 

Srª.Nilza Helena de Oliveira

Membro suplente dos servidores técnico-administrativos

 

Sr. Mateus Mendes de Souza

Membro titular dos discentes do ensino de graduação

 

Sr. Pedro Henrique de Souza Jesus

Membro titular dos discentes do ensino de graduação