SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

MINUTA DA ATA DA CENTÉSIMA VIGÉSIMA QUARTA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia trinta de setembro de dois mil e quinze, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores do CEFET-MG, realizou-se a centésima vigésima quarta reunião do Conselho de Graduação (CGRAD), sob a presidência da profª. Cristina Guimarães Cesar, Diretora Adjunta de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Cláudio Antunes de Siqueira e prof. Wanderley dos Santos Roberto, membros titulares da área de Ciências Exatas e da Terra; prof. Ivan José de Santana, membro titular dos docentes da área das Engenharias; profª. Maria das Graças de Almeida, membro suplente dos docentes da área das Engenharias; profª. Laíse Ferraz Correa, membro titular dos docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; prof. Alberto Pena Lara, membro titular dos docentes dos Campi do Interior; srª. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira, membro titular dos servidores técnico-administrativos; sr. Mateus Mendes de Souza e sr. Pedro Henrique de Souza Jesus, membros titulares dos discentes do ensino de graduação e srª. Isabela Bertho Campolina, membro suplente dos discentes do ensino de graduação. Justificaram a ausência: prof. Emerson de Sousa Costa, membro titular dos docentes dos Campi do Interior; prof. José Hissa Ferreira, membro titular dos docentes da área das Engenharias e srª. Marina Conceição Moreira Silveira, membro titular dos servidores técnico-administrativos. Verificado o quorum regimental, foi realizada a Abertura da 124ª Reunião do Conselho de Graduação. A presidente declarou a sessão aberta às quatorze horas e trinta minutos. Foi colocada em discussão a seguinte proposta de pauta para a reunião: 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros. 2) Nota de corte para prova do SiSU e transferência. 3) Mobilidade Acadêmica. Com 08 (oito) votos favoráveis (unanimidade), a proposta de pauta foi reformulada, apresentando a seguinte ordem: 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros. 2) Aprovação das Atas das 120a, 121a e 122a reuniões do Conselho de Graduação. 3) Minuta do Edital de Reopção e Reingresso. 4) Processo n. 23062.006820/2015-71 – Solicitação de prorrogação de prazo para conclusão de curso – Priscilla Santiago Macedo. 5) Mobilidade Acadêmica. O sr. Mateus Mendes de Souza solicitou permissão aos conselheiros para participação do sr. Max Ziller, vice-presidente regional em Minas Gerais da União Nacional dos Estudantes (UNE), na discussão do item 5) Mobilidade Acadêmica, sendo a participação aprovada com 08 (oito) votos favoráveis (unanimidade). 1) Comunicações da Presidente e Conselheiros. A profª. Cristina Guimarães Cesar informou sobre a criação de uma comissão responsável por estudos relacionados à evasão, e demonstrou preocupação quanto aos dados sobre a evasão no CEFET-MG constantes no SISTEC, que estão desatualizados e não representam a real situação do CEFET-MG. O prof. Wanderley dos Santos Roberto chamou atenção para a questão de vagas ociosas/evasão de instituições que aderiram totalmente ao SiSU. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou também sobre a troca das impressoras, que está causando transtornos para o DFM, visto que o DRI não cadastrou todos os professores para acesso às impressoras, e isto está inviabilizando a impressão de provas e outros documentos. Além disso, o prof. Wanderley dos Santos Roberto relatou uma situação de impressão de provas em que houve quebra de sigilo, visto que foram impressas cópias dessas provas em impressora diferente da que inicialmente estava imprimindo essas provas. O prof. Wanderley dos Santos Roberto informou também sobre a falta de energia, principalmente no turno noturno, o que está ocasionando em suspensão das aulas.  O prof. Wanderley dos Santos Roberto expôs sua preocupação quanto à realização de festas discentes no Campus II, que está atrapalhando as aulas do período noturno, no que os outros conselheiros, que atuam neste Campus, concordaram. O sr. Mateus Mendes de Souza esclareceu que solicitou ao Diretor do Campus II que as festas iniciassem a partir das 23:00, e que o mesmo não concordou, dizendo que seria melhor que começassem cedo, para terminar cedo. Porém, devido aos transtornos causados por esta última festa, o Diretor do Campus II reviu sua decisão, permitindo que as próximas festas aconteçam a partir das 23:00, para não causar prejuízo às aulas do noturno. A profª. Cristina Guimarães Cesar expôs sua preocupação sobre as festas realizadas no Campus II, visto que estas oferecem riscos ao Campus, já que há entrada de veículos de terceiros, que não docentes, técnico-administrativos ou discentes do CEFET-MG, e também com relação à bebidas alcóolicas, inclusive para discentes menores de idade. O sr. Mateus Mendes de Souza esclareceu que, nas festas do DCE, há proibição de entrada de menores de idade e também o zelo pela segurança.  O prof. Ivan José de Santana questionou se as festas de discentes deveriam acontecer nas dependências do CEFET-MG, visto que, a partir do momento que estas festas são realizadas no CEFET-MG, esta instituição se torna responsável por qualquer ocorrência resultante dessas. O prof. Ivan José de Santana sugeriu que seja feito encaminhamento de memorando ao Diretor Geral do CEFET-MG no qual seja manifestado o entendimento deste Conselho sobre a realização de festas nas dependências do CEFET-MG. Neste caso não houve encaminhamento, o que provavelmente será discutido em reuniões futuras. O prof. Ivan José de Santana também demonstrou preocupação quanto ao uso crescente de drogas dentro do CEFET-MG, uma vez que possibilita a entrada de tráfico e por consequência, a violência. 2) Aprovação das Atas das 120a, 121a e 122a reuniões do Conselho de Graduação. Após leitura e correções feitas pelos conselheiros presentes, a ata da 120ª Reunião do Conselho de Graduação foi aprovada com 09 (nove) votos favoráveis (unanimidade); a ata da 121ª Reunião do Conselho de Graduação foi aprovada com 08 (oito) votos favoráveis e 01 (uma) abstenção e a ata da 122ª Reunião do Conselho de Graduação foi aprovada com 08 (oito) votos favoráveis e 02 (duas) abstenções. 3) Minuta do Edital de Reopção e Reingresso. A profª. Cristina Guimarães Cesar apresentou a minuta do Edital de Reopção e Reingresso para o 1o semestre de 2016, cujas vagas foram definidas no Fórum dos Coordenadores, em sua 98a Reunião, realizada em 26/09/15. Após discussão, o Edital foi aprovado com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). 4) Processo n. 23062.006820/2015-71 – Solicitação de prorrogação de prazo para conclusão de curso – Priscilla Santiago Macedo. A profª. Cristina Guimarães Cesar relatou o processo, no qual a discente solicita prorrogação de prazo para conclusão do curso de Engenharia de Produção Civil, por mais 1 (um) semestre, alegando motivo de saúde, com a apresentação de atestado médico. A profª. Cristina Guimarães Cesar informou que o Coordenador do curso de Engenharia de Produção Civil, prof. Rogério Cabral de Azevedo, indeferiu ad referendum a solicitação da discente, visto que a mesma não havia cumprido o Plano de Estudo apresentado anteriormente. O prof. Ivan José de Santana sugeriu que a discente seja encaminhada ao SMOdE para perícia médica, para que o processo seja melhor instruído. O prof. Ivan José de Santana também sugeriu que, como encaminhamento, seja enviado, pela Diretoria de Graduação, memorando a todos os coordenadores de curso orientando que, casa haja pleito de discentes por motivo de saúde, que estes sejam encaminhados ao SMOdE para perícia médica, para que, desta forma, o processo seja melhor instruído. Este encaminhamento foi aprovado com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). Com relação à solicitação da discente, após discussões, o entendimento deste Conselho foi de que a discente deverá ser encaminhada ao SMOdE para perícia médica, de forma a obter amparo com relação aos documentos apresentados no processo, e, após realização da perícia, o processo deverá retornar ao Conselho de Graduação para nova apreciação. Este encaminhamento foi aprovado com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). 5) Mobilidade Acadêmica. A profª. Cristina Guimarães Cesar passou a palavra ao sr. Max Ziller, que expôs sobre a expansão dos Programas de Mobilidade Acadêmica nas IES e sua preocupação quanto ao acesso dos estudantes a estes programas via exigência de coeficiente de rendimento acadêmico acima de 70%. O sr. Max Ziller alertou sobre a alteração de coeficiente de rendimento mínimo para 75%, proposta por este Conselho, no sentido de que esta proposta poderá dificultar e restringir a participação de muitos estudantes do CEFET-MG nos programas de mobilidade acadêmica. O sr. Max Ziller expôs ainda que foi realizada assembleia do DCE do CEFET-MG, em que foi deliberada uma contraproposta a ser apresentada ao Conselho de Graduação, para que o coeficiente de rendimento acadêmico de, no mínimo 75%, seja classificatório, e não eliminatório. O sr. Pedro Henrique de Souza Jesus expôs sua opinião de que os programas de Mobilidade Acadêmica deveriam levar em consideração como classificação para participação, não apenas o coeficiente de rendimento acadêmico, mas também como projetos de Iniciação Científica, dentre outros. A profª. Cristina Guimarães Cesar esclareceu que a intenção, de forma alguma, é de excluir, mas de incentivar aos alunos a elevarem o coeficiente de rendimento para participarem da Mobilidade Acadêmica. O prof. Ivan José de Santana complementou que a ideia de fato não é exclusão, e sim inclusão dos mais dedicados, dos mais preparados, enfim, a seleção pela meritocracia. O prof. Ivan José de Santana concordou com a ideia de se levar em consideração não apenas o coeficiente de rendimento acadêmico, como também participação em projetos de pesquisa, de extensão, publicações, dentre outros. A srª. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira expôs que estes critérios de classificação devem estar estabelecidos nos editais de Mobilidade Acadêmica. O prof. Wanderley dos Santos Roberto lembrou que algum tempo atrás a Diretoria de Graduação realizou reunião com o DFM, no sentido de solicitar providências do DFM para amenizar o alto índice de reprovação em Cálculo I, e, nesse sentido, o prof. Wanderley dos Santos Roberto não concorda em diminuir o coeficiente de rendimento acadêmico de 75% para participação na Mobilidade, pois dessa forma, esta proposta estaria em contramão à solicitação da DIRGRAD ao DFM.  O prof. Wanderley dos Santos Roberto também concorda que a seleção para a Mobilidade deve ser pela meritocracia. Devido ao horário, a Minuta do Regulamento da Mobilidade Acadêmica não foi votada. A profª. Cristina Guimarães Cesar encerrou a reunião às dezessete horas e quarenta minutos, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, trinta de setembro de dois mil e quinze.

 

 

 

Profª. Cristina Guimarães Cesar

Diretora Adjunta de Graduação

 

Prof. Cláudio Antunes de Siqueira

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Membro titular da área de Ciências Exatas e da Terra

 

Prof. Ivan José de Santana

Membro titular dos docentes da área das Engenharias

 

Profª. Maria das Graças de Almeida

Membro suplente dos docentes da área das Engenharias

 

Profª. Laíse Ferraz Correa

Membro titular dos docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

Prof. Alberto Pena Lara

Membro titular dos docentes dos Campi do Interior

 

Srª. Gláucia Maria Nascimento Costa de Oliveira

Membro titular dos servidores técnico-administrativos

 

Sr. Mateus Mendes de Souza

Membro titular dos discentes do ensino de graduação

 

Sr. Pedro Henrique de Souza Jesus

Membro titular dos discentes do ensino de graduação

 

Srª. Isabela Bertho Campolina

Membro suplente dos discentes do ensino de graduação.