ATA DA DÉCIMA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia vinte e dois de junho de 2.005 às 14 horas e 30 minutos, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a décima reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da Assessora de Ensino de Graduação, professora Suzana Lanna Burnier Coelho. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Flávio Renato de Góes Padula, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Profa. Lúcia Emília Letro Ribeiro, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia. Convidados: a Técnica em Assuntos Educacionais Simone Maria de Souza, representando o Núcleo de Apoio ao Ensino, a Técnica em Assuntos Educacionais Helena Valéria Pereira, representando a Divisão de Registro Escolar de 3o Grau e a Chefe da Divisão de Registro Escolar de 3o Grau, Marina Conceição Moreira da Silveira. Pauta da reunião: 1- Aprovação das Atas anteriores; 2- Aula inaugural 2005/II; 3- Política de correção do fluxo – Reprovações; 4- Calendário 2006; 5- Normas para regular compartilhamento de professores entre ensino médio e superior; 6- Comunicações dos Coordenadores. Desenvolvimento: 1- Aprovação das Atas anteriores. A discussão desse item foi suspensa ao se constatar que as Atas não haviam sido encaminhadas anteriormente para todos os Coordenadores. 2- Aula inaugural 2005/II- foram sugeridos temas para a fala da profa. Suzana Burnier na aula: mencionar as novas normas acadêmicas, avisar que aquelas que constam do manual estão suspensas. Outras providências: segurança no entorno do Campus I, divulgação da Aula Inaugural para os calouros, organizar a recepção no dia. Ficou ainda decidido que cada Coordenador teria um contato com os alunos novatos de seu curso no dia 03 de agosto. 3- Política de correção do fluxo – Reprovações: foi anunciada a intenção de fazer uma intervenção pedagógica visando melhoria dos resultados de alunos nas disciplinas dos cursos, relatou-se o processo já realizado de levantamento das disciplinas que mais reprovam e de análise das possíveis causas desses resultados com cada Coordenador de Curso e com alunos. Foram marcadas reuniões com os Coordenadores com quem tal análise ainda não havia sido feita. A Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia explicou que o único problema com disciplinas de seu curso é com o Estágio Supervisionado, por problemas na operacionalização institucional interna do mesmo. Ela sugeriu que se requeresse ao Registro Escolar que só efetue a matrícula do aluno desse curso após o envio, pelo DIEE, da documentação que oficializa a realização do estágio. 4- Calendário 2006- O prof. Frederico Romagnoli levantou a necessidade de se refazer com urgência o calendário 2005/II, a fim de contemplar as novas Normas Acadêmicas. Procedeu-se então a essa tarefa. 5- Normas para regular compartilhamento de professores entre ensino médio e superior- Os coordenadores lembraram que muitos problemas nos cursos se originam da falta de uma regulamentação clara para o compartilhamento de professores entre o ensino médio e o superior. Foi levantada a necessidade de se definir claramente o lugar dos professores da carreira de segundo grau nos Departamentos Acadêmicos: ele vota nas assembléias dos Departamentos? Participa das decisões? Como fica a carga horária didática dos professores de ensino médio que assumem coordenação de cursos de graduação? 6- Comunicações dos Coordenadores – O prof. Frederico Romagnoli questiona a SER sobre o processo de matrícula. A sra. Marina informa que o sistema está em teste final. O prof. Solicita um treinamento para os coordenadores para que eles possam orientar aos alunos e ainda que sejam divulgadas orientações gerais aos alunos antes da data da matrícula. O prof. André Luiz lembra a questão da infra-estrutura das coordenações que ainda está precária: faltam secretárias, especialmente para o curso de Tecnologia em Radiologia. A profa Lúcia Emília reafirma a necessidade de se organizar o procedimento de matrícula em Estágio Supervisionado. Os coordenadores alertam para o fato de que nos folders dos cursos há endereços de sites que não existem. É solicitado esclarecimento sobre quando serão divulgados os editais de contratação de professores estáveis para as dez vagas destinadas ao CEFET-MG, informação ainda não definida pelo Conselho Diretor e que deverá discuti-la em sua próxima reunião. Encerrada a reunião, às 17 horas e 30 minutos, eu, Suzana Lanna Burnier Coelho lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos presentes.

 

Membros Presentes:

 

Profa Suzana Lanna Burnier Coelho _______________________________________

 

Prof. Flávio Renato de Góes Pádua________________________________________

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima____________________________________

 

Profa  Olísia de Oliveira Damasceno ________________________________________

 

Profa Lúcia Emilia Letro Ribeiro __________________________________________

 

Convidados:

Marina Conceição Moreira da Silva________________________________________

 

Simone Maria de Souza__________________________________________________

 

Helena Valéria Pereira  __________________________________________