ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia  dezessete de agosto de 2005 às 14 horas, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a décima segunda reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da profa. Suzana Lanna Burnier Coelho, Assessora de Ensino de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Flávio Renato de Góes Padula, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Prof. Wanderley Alves, Coordenador do Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica. Participaram ainda de parte da reunião, referente ao processamento da matrícula de Estágio Supervisionado, a Chefe da Divisão de Registro Escolar de 3o Grau, Marina Conceição Moreira da Silveira, o Chefe do CIEE, prof. Ildeu      e a T.A. Carla Verônica de Lima  . Pauta da reunião: 1- Aprovação das Atas anteriores; 2- Política de Apoio ao Desempenho Acadêmico Discente; 3- Processo de contratação de professores substitutos; 4- Calendário 2006; 5- Normas para regular compartilhamento de professores entre ensino médio e superior; 6- Comunicações dos Coordenadores. Desenvolvimento: 1- Aprovação das Atas anteriores: foram lidas e aprovadas as atas das seguintes reuniões: quinta, sexta, sétima, oitava e nona.  2- Política de Apoio ao Desempenho Acadêmico Discente: A profa. Suzana Burnier informou que está fazendo o levantamento dos monitores que atuaram em cada Departamento Acadêmico e em que disciplinas, para se avaliar a atuação dos mesmos e propor uma norma para as monitorias, que atualmente não existe. O prof. Frederico Romagnoli manifestou que tal norma deve ser aprovada no Conselho Departamental e expressou sua idéia de que a monitoria deve destinar-se exclusivamente ao fim previsto: iniciação à docência. Foram lembradas outras atividades de apoio aos professores, hoje desempenhadas pelos monitores e que não podem ser suspensas de imediato. Aventou-se a possibilidade de transferir esse tipo de atividade para bolsas da SAE. Essa questão deverá ser analisada junto a essa Seção. O prof. Wanderley Parreira sugere que os Departamentos Acadêmicos incluam como critério de prioridade na distribuição dos monitores a sua alocação nas disciplinas que mais reprovam, desde que a causa de tal reprovação seja confirmada por motivos pedagógicos. A profa. Suzana sugeriu que se procurasse oferecer aos monitores uma orientação didática e que se fizesse ao final de cada semestre uma avaliação da atuação dos monitores. Diante da queixa de diversos alunos sobre a dificuldade de localizar os monitores, foi sugerida a criação de um quadro de horários e local de atendimento dos monitores, a ser afixado nos Departamentos Acadêmicos e em locais de amplo acesso dos alunos.  O prof. Parreira sugeriu que todo procedimento implantado seja feito em caráter experimental. O prof. André Luiz Gomes afirmou que 85% dos problemas de aprendizagem do CEFET devem-se mais a questões gerenciais do que pedagógicas ou que, pelo menos, é difícil isolar os fatores pedagógicos quando pesam tanto os fatores gerenciais como: número insuficiente de equipamentos diversos como computadores disponíveis para que os professores preparem as aulas, retro-projetores e data-shows, dentre outros, além da  qualidade dos quadros e da falta de livros na biblioteca, que desaparecem devido à falta de equipamento eletrônico de proteção. A profa. Suzana Burnier ficou encarregada de sistematizar essas sugestões juntamente com as demais já colhidas junto aos alunos e a cada Coordenador em entrevista individual no NAE e trazer uma proposta de normatização das monitorias a ser apresentada ao Conselho Departamental. 3- Processo de contratação de professores substitutos: o professor Flávio Renato G. Padula comunicou o grande atraso nas contratações do DADB e do DAEM, que vem causando transtornos ao funcionamento do curso de EPC. Em relação ao DADB, o prof. Flávio Renato entrou em contato com o Chefe do Departamento mas o mesmo não soube esclarecer a situação. Com relação ao DAEM, a professora Suzana comunicou que o Chefe daquele Departamento Acadêmico assegurou-lhe o encaminhamento do nome dos aprovados à Comissão de Concurso ainda hoje, para homologação. O prof. Frederico comunicou o fato de que os alunos procuraram a Coordenação para reclamar que uma professora substituta não está dando aulas de uma sub-turma – T3/T4 de Cálculo I. Segundo os alunos, a professora alegou que a turma é muito pequena e suspendeu as aulas. No entanto, a outra turma está completa com os 44 alunos novatos. Como o Chefe de Departamento está viajando, é necessário aguardar o retorno do mesmo para esclarecer a situação. O prof. Flávio Renato sugere que se estabeleça o procedimento de, sempre que for chamado o último substituto da lista de aprovados para uma determinada disciplina, seja aberta, imediatamente, seleção para a mesma, prevenindo-se assim a falta de professor para a mesma em caso de qualquer eventualidade. O prof. Frederico perguntou sobre o processo de rescisão de contrato de substituto, quando esse se mostrar aquém das necessidades didático-pedagógicas da instituição. A profa. Suzana ficou encarregada de levantar essa informação junto ao Departamento de Pessoal. Nesse momento, os Chefes do CIEE e da DRE/II solicitaram um espaço na reunião para discutirem o novo procedimento de matricula em Estágio Supervisionado, solicitado pelo Fórum em sua última reunião e encaminhados por Memorando da profa. Suzana Burnier aos referidos setores. Após reflexões e ponderações, ficou decidido que a matrícula em Estágio Supervisionado deverá ser procedida na seguinte seqüência: a) no semestre anterior os Coordenadores de Curso realizam reunião informativa com os alunos que pretendem estagia no semestre seguinte; b) iniciado o semestre, o aluno encaminha a documentação de estágio ao CIEE. Havendo qualquer pendência, o aluno encaminha à Coordenação solicitação de quebra de pré-requisitos; c) Coordenador encaminha à DRE a lista dos alunos aptos a se matricularem em Estágio Supervisionado; d) a DRE procede à matrícula do alunos; e) o CIEE encaminha ao Coordenador o Plano de Estágio do aluno; f) o Coordenador indica, na primeira semana de aula, o professor orientador; g) No caso de qualquer impedimento constatado na hora de processar a matrícula do aluno, a DRE não a faz; h) a DRE encaminha ao Coordenador a listagem dos alunos matriculados; i) o aluno só poderá iniciar o Estágio depois que a DRE confirmar sua matrícula na disciplina. Após essas definições, deu-se encaminhamento à pauta regular da reunião. 4- Calendário 2006: diante da necessidade de encaminhar o mais cedo possível o Calendário Escolar de 2006 para aprovação nos vários Conselhos, ficou nomeada uma Comissão para elaboração do mesmo, composta pelos professores Flávio Renato e André Luiz, que deverão trazer a proposta na próxima reunião ordinária do Fórum, no dia ; 5- Normas para regular compartilhamento de professores entre ensino médio e superior – A prof. Suzana Burnier informou que está em andamento a produção de uma CD atualizando a normatização dos encargos didáticos docentes e que provavelmente a mesma solucionará esse problema. Sugere que se aguarde o desfecho dessa Resolução. 6- Comunicações dos Coordenadores- O prof. Wanderley Parreira esclareceu que a matrícula do curso de E.I.Elétrica ainda não se encerrará até a semana que vem, pois há solicitações de dispensa de disciplinas que haviam sido encaminhadas ao coordenador anterior e que só agora foi possível, à nova Coordenação, encaminhar os pareceres. Esclareceu ainda que não havia como evitar esses processos pois poderia haver problemas de pré-requisitos para os alunos interessados. Esclareceu ainda que só recebeu hoje a listagem referente ao remanejamento de vagas e que o mesmo será processado imediatamente. Também informou que tem em mãos mais de cem requerimentos de alunos e que o Colegiado de Curso está fazendo um esforço concentrado para encaminha-los no menor prazo possível. Por esses motivos, ainda haverá, segundo o coordenador, processamento de matrículas do curso de E.I.Elétrica até pelo menos o dia 24 do corrente. Encerrado o tempo de reunião às dezessete horas e cinqüenta minutos a mesma foi finalizada e eu, Suzana Lanna Burnier Coelho lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos presentes.

Membros Presentes:

 

Prof. André Luiz Gomes

 

Profa. Suzana Lanna Burnier Coelho

 

Prof. Flávio Renato Góes Padula

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima

 

Prof. Wanderley Alves Parreira

 

Convidados:

 

Prof. Ildeu Beranrdes das Neves

 

Marina Conceição M. Silveira

 

Carla Verônica de Lima