ATA DA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia oito  de junho  de 2.005 às 14 horas e 30 minutos, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a nona  reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da Assessora de Ensino de Graduação, professora Suzana Lanna Burnier Coelho. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Flávio Renato de Goes Padula, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Profa. Olísia de Oliveira Damasceno, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Profa. Lúcia Emília Letro Ribeiro, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia. Convidados: a Técnica em Assuntos Educacionais Simone Maria de Souza, representando o Núcleo de Apoio ao Ensino, a Técnica em Assuntos Educacionais Helena Valéria Pereira, , representando a Divisão de Registro Escolar de 3o Grau  e a Chefe da Divisão de Registro Escolar de 3o Grau, Marina Conceição Moreira da Silveira. Pauta da reunião: 1. Aprovação da Atas anteriores; 2. Matrícula do segundo semestre de 2.005; 3. Aula inaugural do segundo semestre de 2.005; 4.Calendário 2.006; 5.Política de correção de fluxo; 6.Normas para regular compartilhamento de professores entre ensino médio e superior; 7.Comunicações dos Coordenadores. Desenvolvimento: Foi solicitada a inversão da pauta para que o processo de matrículas para o segundo semestre de 2.005 fosse  o primeiro ponto a ser discutido. A proposta foi aprovada por todos. 1. Matrícula segundo semestre de 2.005.  A Chefe da Divisão de Registro Escolar, Marina Conceição Moreira da Silva, iniciou a discussão apresentando as seguintes questões: O calendário para matrícula  será mantido? A matrícula será feita pela WEB? Quem irá orientar os alunos nos laboratórios de Informática do CEFET-MG para formalização da matrícula? Diante destas questões,  passou-se  para a exposição de idéias e argumentos por parte dos Coordenadores e das Técnicas da Divisão de Registro Escolar. As propostas  aprovadas foram  anotadas e lidas pela professora Suzana Lanna Burnier Coelho, são elas: 1. A matrícula será feita pela WEB no período de 27 a 30 de junho de 2.005. 2. Até o dia dezessete de junho de 2.005, os Coordenadores devem encaminhar à Divisão de Registro Escolar o horário de aulas, junto com o número de vagas e os nomes dos professores responsáveis por cada turma ou sub-turma no caso de laboratório. 3. As informações sobre o processo de matrícula deverão ser divulgadas por meio de cartazes elaborados pela Divisão de Registro Escolar, contendo as seguintes informações: data da matrícula; horário de funcionamento do Departamento de Gerência e operações, DGO; a senha do aluno (data de nascimento do aluno); endereço da matrícula na página do CEFET-MG; informar que o aluno deverá imprimir o recibo para o caso de necessidade de comprovação; que a matrícula só estará efetivada após a apresentação do comprovante de pagamento; o critério para preenchimento de vagas e para qual departamento o aluno deverá encaminhar o comprovante de pagamento da taxa de matrícula. 4. Os Coordenadores deverão comparecer à Divisão de Registro Escolar logo após a entrega do horário para aprender com o funcionário responsável o procedimento de inserção do horário no SIE, uma vez que, no próximo,  semestre essa tarefa será realizada pelas coordenações (desde que as mesmas tenham equipamentos e pessoal para isso). 5. Os Coordenadores deverão avisar aos prováveis formandos que eles deverão procurar a Divisão de Registro Escolar para atualização de dados. 6. Após o processamento da matrícula, se o provável formando ficar sem vaga, ele deverá ser orientado a requerer matrícula, o que será definido pelo Coordenador de cada curso. 7. Nas disciplinas Transferência de Calor  e Resistência de materiais, ambas do curso de Engenharia Industrial Elétrica,  só deverão ser matriculados 44 alunos inicialmente, reservando-se  outras quatro vagas para prováveis formandos. 8. As disciplinas que iniciaram as aulas depois do início do semestre e por isso  não concluirão suas atividades no prazo previsto no calendário, deverão ser comunicadas à Divisão de Registro Escolar para que as vagas das disciplinas para as quais  são pré-requisito sejam zeradas, aguardando o resultado final para efetivação da matrícula.  9. O Coordenador deverá divulgar para os alunos as disciplinas que iniciarão no meio de semestre sendo que apenas neste caso haverá alteração na matrícula, que será realizada pela Divisão de Registro Escolar no período previsto. 10. O processamento das solicitações ocorrerá no período  de 18 a 22 de julho de 2.005 e o resultado será divulgado pela Internet no período de 25 a 27 de julho de 2.005. 11. O período de ajuste será de 02 a 05 de agosto de 2.005 sendo que,  de 02 a 04 será realizado o ajuste na matrícula  nas disciplinas do curso. No dia 05, ocorrerá  o ajuste na matrícula em disciplinas de outro curso. 12. O período de ajuste na  matrícula ocorrerá seguindo-se a seguinte distribuição: no dia   02, no turno da manhã, curso de Engenharia Industrial Mecânica, no turno da tarde curso de Engenharia Industrial Elétrica e no turno da noite curso de Engenharia de Produção Civil; no dia 03,  no turno  da manhã,  curso de Engenharia Industrial Elétrica, no turno da tarde,  curso de Engenharia Industrial Mecânica e no turno da noite curso de Engenharia de Produção Civil; no dia 04,   no turno da manhã,  cursos de Engenharia Industrial Mecânica e Engenharia de Produção Civil, no turno da tarde,  os cursos Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Produção Civil, no turno da noite, os cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; no dia 05,  nos turnos da manhã e tarde,  todos os cursos e no turno da noite Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial. Encerrando-se o tempo de reunião às 17 horas e 30 minutos, decidiu-se pela marcação de uma reunião extraordinária  para que se discutisse os demais  pontos da pauta e eu, Simone Maria de Souza, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos presentes.

 

Membros Presentes:

 

Profa Suzana Lanna Burnier Coelho ________________________________________

 

Prof. Flávio Renato de Góes Pádua _________________________________________

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima ____________________________________

 

Profa  Olísia de Oliveira Damasceno ________________________________________

 

Profa Lúcia Emilia Letro Ribeiro __________________________________________

 

Convidados:

Marina Conceição Moreira da Silva ________________________________________

 

Simone Maria de Souza____________________________________________________

 

Helena Valéria Pereira   ____________________________________________________