ATA DA DÉCIMA  OITAVA  REUNIÃO  DO FÓRUM DE COORDENADORES  DOS   CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia  17 de Maio de 2006, às 14:30 horas, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a décima oitava  reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da profa. Suzana Lanna Burnier Coelho,  Assessora de Ensino de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof.  Msc. André Luiz Gomes,  Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Dr. Marco Aurélio de Oliveira Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica, Profa. Msc Lúcia Emília Letro  Ribeiro, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Radiologia, Prof. Dr. Henrique José Avelar, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial da Uned de Araxá, Prof. Dr. Yukio Shigaki, coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica. Sra. Simone Maria de Souza  representando o NAE, Sra Marina Conceição representando o DRE III,  o Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima como convidado. Pauta: 1. Aprovadas atas 13ª. A 17ª. 2.Comunicada importância da uniformização dos códigos das disciplinas de EPC com os do SIE, no fluxograma daquele curso. 3.Esclarecidas orientações para alimentação dos sites dos cursos. Coordenadores perguntam se é possível anexar fotos no site, de laboratórios e eventos. Solicitam também que a Diretoria de Ensino e Graduação disponibilize  as informações pertinentes à graduação de forma geral, como: grupos e linhas de pesquisa, normas acadêmicas, procedimentos para transferência, obtenção de novo título, reopção e outros, descrição geral de bibliotecas, laboratórios, informática, procedimentos relativos ao estágio, considerando que essas informações atendem a todos os cursos de graduação. 4.Normas Acadêmicas: Marina esclarece que consultor do SIE veio ao CEFET-MG para orientar o uso do sistema com as novas normas mas considerou que não há como aplicá-las  sem antes serem definidas regulamentações como: definição do período em que se encontra o aluno. A matrícula, na data de hoje já está sendo processada e então Marina sugere  que seja feita uma análise caso a caso dos alunos que apresentarem problemas, uma vez que a grande maioria está em situação regular. A profa. Lúcia Emília solicita que conste  em ata que ela solicita uma vez mais a criação de um setor de Protocolo para receber processos de alunos. Profa. Suzana solicita retorno ao tema em tela: a operacionalização das normas na matrícula atual, 2006/I. Prof. Marco Aurélio Schroeder lembra que nem sempre os “atrasos” na conclusão dos cursos dos alunos são de responsabilidade dos mesmos. Muitas vezes disciplinas que são pré-requisitos de outras são oferecidas em horários diferentes dessas, inviabilizando a possibilidade de o aluno matricular-se na mesma. É urgente assegurar que  as disciplinas e seus respectivos pré-requisitos sejam ofertadas nos mesmos horários. Marina  lembra que outra situação complexa colocada pelas novas normas refere-se ao cancelamento de registro de aluno, normatizado pelos incisos III e IV do art. 90 das normas. Atentamos para o art. 125 que reza que “Não serão computadas as ocorrências anteriores à publicação desta resolução para efeito de aplicação do inciso IV do art. 90 desta resolução.” Após discussões, ficou decidido que, no caso dos alunos que ingressaram antes de 2005/II, a Divisão de Registro Escolar irá, ao longo do semestre, detectar aqueles que estão devendo disciplinas de períodos anteriores, encaminhando tal relação às Coordenações de Curso que deverão notificar os alunos de tal situação e alertá-los de que eles terão necessariamente que matricular-se nessas disciplinas na próxima matrícula. O prof. Frederico propõe que, para que a aplicação correta das Normas Acadêmicas seja viabilizada na matrícula 2006/I, o SIE deverá apresentar a configuração necessária do sistema até o dia primeiro de agosto (01/08). Por sua vez, os coordenadores de curso deverão definir, no Fórum de Coordenadores, a regulamentação dos Arts. 44 e 74. Aos alunos ingressantes nos cursos após 2005/II as Normas Acadêmicas deverão ser aplicadas na íntegra. Em seguida, dado o adiantado da hora, adiou-se o detalhamento do Calendário de 2006 para a próxima reunião que será convocada extraordinariamente para o dia 31 de maio e passou-se então à aprovação do novo modelo de Plano de Ensino, apresentado pela profa. Olga Toledo. Após discussões e decisões sobre o mesmo, foi então aprovado o novo modelo que encontra-se anexo à presente ata, ficando ainda a definir o período mínimo e máximo de vigência dos Planos de Ensino e ainda, período máximo tolerável de manutenção das bibliografias e ainda a composição das datas das obras constantes nessas bibliografias. Ao término dos trabalhos a reunião foi encerrada às 18:00 e eu, Profa Suzana, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos presentes.

 

Membros Presentes:

 

 

 

Profa. Suzana Lanna Burnier Coelho

Presidente

 

 

 

 

Prof. Msc. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Marco Aurélio Schroeder

Coordenador do Curso de  Engenharia Industrial Elétrica

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Henrique José Avelar

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Yukio Shigaki

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica

 

 

 

 

 

Sra. Simone Maria de Souza

Representante do NAE

 

 

 

 

 

Sra. Marina Conceição

Representante do DRE III