SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

 

ATA DA VIGÉSIMA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia quatro de abril de dois mil e sete às quatorze horas e trinta minutos, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a vigésima nona reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da profa. Suzana Lanna Burnier Coelho, Diretora de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros:  Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Antônio Carlos de Souza, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; Prof. Marco Aurélio Oliveira Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Prof. David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial; Prof. Dr. Flávio Luiz Cardeal Pádua, Coordenador do curso de Engenharia da Computação; Prof. Ronaldo Darwich Camilo, Coordenador do Curso de Administração,  Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira,  Chefe da Divisão de Registro Escolar de 3o Grau; Ausentes: Prof. Yukio Shigaki, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Sra. Simone Maria de Souza, Representante do NAE. Justificaram a ausência: Profa. Patrícia Procópio Pontes, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica, Prof. Wanderley Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia.   A Profa. Suzana deu início à reunião seguindo a pauta: 1. Aprovação das atas: a profa Suzana fez a leitura das atas das reuniões 21,22,23 e 24 que foram aprovadas e assinadas pelos membros presentes, com exceção da ata da 22 que será alterada e aprovada na próxima reunião. 2. Informes dados pela Profa. Suzana: 1. O conselho diretor já aprovou o calendário letivo de 2007 e a diretoria de graduação vai providenciar as cópias na gráfica; 2. O treinamento organizado pela Diretoria de Graduação para os coordenadores (módulo II) sobre avaliação de cursos está confirmado para o dia 11 de abril, às 14:00 no CCC; 3. A profa Suzana apresentou o edital para o projeto Rondon e solicitou aos coordenadores ampla divulgação junto aos professores para viabilização de projetos no âmbito do CEFET-MG; 4. Está em processo de compra o novo sistema de Biblioteca com a finalidade de melhoria nas condições de trabalho e consequentemente no atendimento das Bibliotecas, em especial a do Campus II. A profa Suzana ponderou ainda que o problema da biblioteca é de difícil solução pois o CEFET não conta com quadro de pessoal técnico administrativo para ampliação do número de servidores nas bibliotecas. Ela informou ainda que está acompanhando a compra de livros. O prof. Marco Aurélio argumentou que os problemas apresentados pela Biblioteca necessitam de solução urgente pois é um setor considerado “vitrine” para instituição, inclusive nos casos de avaliação de curso. Ele acrescentou ainda que não tem nenhuma reclamação quanto aos servidores que atuam na biblioteca e que é sempre muito bem atendido quando solicita qualquer serviço nesse setor. Ele considera que existem outros investimentos na instituição que talvez não fossem prioritários em detrimento à Biblioteca e à sua importância e sugere a contratação de estagiários.5. Estágio supervisionado: a profa Suzana informou que a comissão designada anteriormente para revisão dos procedimentos de estágio foi desarticulada em função da saída do Prof. Guilherme da coordenação de EPC e também por problemas de saúde da servidora Simone. Assim será necessário a designação de outra comissão. Os nomes sugeridos foram o Prof. Ildeu, o servidor Ivan (NAE), o prof. Marco Aurélio, o prof. André Luiz, e a servidora Cláudia Reis. A comissão está aprovada pelo Fórum e a profa Suzana providenciará a portaria nomeando seus membros. Dando continuidade à reunião passou-se ao item 3. II workshop de ensino de graduação: a profa Suzana solicitou aos coordenadores as definições sobre a temática do evento e a confirmação das datas e colocou em discussão as propostas: 1. Oficina para elaboração de planos de ensino; 2. Avaliação de cursos e avaliação externa; 3. Sistema de avaliação ensino-aprendizagem; o Prof. Ronaldo acha interessante a proposta da oficina de planos de ensino visto que o curso de administração está começando agora e essa seria uma atividade urgente para os professores.  O prof. Marco Aurélio informou que no curso de Engenharia Elétrica os planos de ensino do primeiro de segundo período já estão em andamento e provavelmente no II workshop estarão concluídos. A profa Suzana acrescentou que os planos de ensino precisam circular para conhecimento de todos os professores. Em seguida argumentou que mediante a oportunidade de reunir todos os professores nesses dois dias disponíveis para o II Workshop era preciso definir a melhor maneira de aproveitarmos o tempo visando a melhoria dos nossos cursos. O prof. David sugeriu que se discutisse Ensino à Distância que é um assunto que ainda não entrou na pauta de discussão no âmbito do CEFET e argumentou que não seria interessante ocupar esse tempo com os assuntos que deveriam ser discutidos no dia a dia dos colegiados e outras instâncias. O prof. Flávio sugere um treinamento com o moodle; O Prof. Marco Aurélio sugeriu a alteração da data do evento para garantir a maior participação dos professores, visto que a data prevista em calendário para o evento foi definida no período de recesso escolar dos alunos, o que poderia acarretar a baixa presença do corpo docente na reunião. O prof. Marco Aurélio considerou que no decorrer do semestre é possível fazer o evento com maior participação do corpo docente. A profa Suzana sugeriu as datas de 16 e 17 de maio. As novas datas foram aprovadas por todos os membros do Fórum. A temática sugerida e aprovada por todos os membros do Fórum ficou definida como segue: o uso e a aplicação da ferramenta Moodle com apresentação da utilização na disciplina TG I e II do curso de engenharia elétrica; oficinas para construção e discussão de planos de ensino dos cursos de graduação; apresentação da Profa. Míriam Stassun sobre avaliação externa organizada em 15 minutos de apresentação da parte teórica e 45 minutos de apresentação do formulário eletrônico (parte prática); 4. Ciclo avaliativo do SINAES - Portaria normativa n.1 de 10 de Janeiro de 2007, que estabelece o cronograma das avaliações de cursos superiores até 2009: a profa Suzana comunicou aos coordenadores os cursos que serão avaliados em 2008. 5.Planos de Ensino - proposta de revisão: a prof. Suzana sugeriu a transferência desse ponto para a próxima reunião e o início imediato do próximo ponto em função do horário de término da reunião que se aproximava. O fórum concordou com a sugestão e deu-se início ao ponto seguinte: 5. Critério para realização de dependência dos alunos de cursos de graduação no CEFET-MG: o prof. David fez a defesa da proposta de dependência explicando que em função do curso ser noturno e com aulas todos os dias da semana não há margem de manobra para que alunos reprovados nas disciplinas possam cumprir esses créditos e integralizar o curso no período regular. A proposta é de um regime de dependência para o aluno reprovado com média entre 40 e 60 pontos. Esse aluno poderia fazer a disciplina no semestre seguinte fazendo apenas as provas e não assistindo as aulas; o aluno estaria liberado do pré-requisito, tendo essa chance uma única vez; a proposta poderia ser aplicável nas unidades que tenham apenas curso superior noturno; A profa Suzana sugeriu que o Prof. David fizesse uma minuta de proposta de artigo a ser incluído nas normas acadêmicas e repassasse aos membros do fórum para apreciação e encaminhamento aos conselhos pertinentes. A sugestão foi aprovada por todos os membros do fórum. Ao término dos trabalhos, a reunião encerrou-se às 17:30 e eu, Cláudia Angélica do Carmo Reis, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

 

Membros Presentes:

 

 

 

 

Profa. Suzana Lanna Burnier Coelho

Presidente

 

 

 

 

 

 

Prof.Msc.André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Flávio Luiz Cardeal Pádua

Engenharia de Computação

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. David Calhau Jorge

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Marco Aurélio Schroeder

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica

 

 

 

 

 

 

Sra. Marina Conceição Silveira

DRE - III

 

 

 

 

 

 

Sra. Cláudia Angélica do Carmo Reis

Diretoria de Graduação