SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA TRIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia seis de junho de dois mil e sete  às quatorze horas,  na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a trigésima  primeira reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da profa. Suzana Lanna Burnier Coelho, Diretora de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros:  Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Antonio Carlos de Souza, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; Prof. Marco Aurélio Oliveira Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica; Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua, Coordenador do curso de Engenharia de Computação; Prof. Yukio Shigaki, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Prof. Ronaldo Darwich Camilo, Coordenador do Curso de Administração; Profa. Patrícia Procópio Pontes, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica; Prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial; Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira,  Chefe da Divisão de Registro Escolar de 3o Grau; Sra. Simone Maria de Souza, Representante do NAE. Justificaram a ausência: Profa. Maria Raquel Bambirra, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial da Unidade de Timóteo. A Profa. Suzana  deu início à reunião seguindo a pauta:  1. Informes: ENADE: a profa Suzana distribuiu cópias da portaria normativa n.1, de 10 de janeiro de 2007, contendo o calendário do ciclo avaliativo do SINAES para o triênio 2007/2009, alertando os coordenadores para o cronograma de atividades relativos aos  respectivos cursos, conforme situação descrita na portaria. REUNI: a profa. Suzana comunicou a publicação do decreto 6096/07 que institui o Programa de apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais,  com encaminhamento do Diretor Geral sugerindo a proposição de projeto, e solicitou aos coordenadores que indicassem ações para elaboração da proposta no âmbito do CEFET-MG. 2. Processo nº 23062.001007/07-79 do CEPE, solicitando comissão para equalização dos regulamentos dos colegiados de cursos de graduação: A profa Suzana solicitou indicação de 3 coordenadores para composição de uma comissão para atender à solicitação do CEPE. Os professores Flávio, Patrícia e Cláudio ficaram responsáveis por essa atividade. 3. Procedimento para definição de oferta de vagas remanescentes: foi detectado que alguns cursos estavam com problema de superlotação em função da oferta de vagas remanescentes, que estava sendo considerada em sua totalidade, sem a aplicação de critérios. A servidora Marina esclareceu que o levantamento de vagas feito pelo registro escolar considera a totalidade das vagas disponíveis e os  coordenadores precisam definir os critérios para a oferta. Ela informou que a UFMG utiliza uma fórmula para o cálculo dessas vagas em função da movimentação dos alunos durante o curso e que seria interessante que os coordenadores definissem um procedimento similar. Diante das diferentes realidades de cada curso, a profa Suzana sugeriu que a cada semestre, os coordenadores avaliem sua realidade  buscando maior produtividade possível sem comprometer a qualidade. 4. Calendário de Monitorias: a servidora Simone relatou que os  monitores do semestre 1/2007 foram selecionados, que o Prof. Eustáquio disponibilizou a  sala  para as atividades dos monitores e que o NAE encaminhou aos Departamentos proposta de supervisão pedagógica para os mesmos. O NAE solicitou também aos Departamentos a lista dos monitores, mas até essa data, somente o DADB respondeu à solicitação. A servidora Simone solicitou ainda esclarecimentos sobre a periodicidade do seminário de avaliação da monitoria. O fórum decidiu que o seminário poderá ocorrer ao final de cada semestre. 5. Salas de aula para os cursos e disciplinas ofertadas à noite: o prof. Cláudio informou que está precisando abrir turma extra para o curso de Engenharia de Produção Civil mas há tem sala de aula disponível. A profa Suzana orientou que os Professores Cláudio e  André encaminhassem um memorando ao Prof. Eustáquio informando a situação e participassem da próxima reunião do Conselho Departamental. 6. Comunicações dos coordenadores: Projeto Santos Dumont: O prof.  Marco Aurélio convidou  os membros do Fórum para participar de uma reunião sobre o Projeto Alberto Santos Dumont que no dia 12 de junho de 09:00 às 12:00 horas no auditório do prédio 12. Segundo o Prof. Marco Aurélio, tal projeto visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e será fomentado pela FAPEMIG. Ao término dos trabalhos a reunião encerrou-se  às 17:30 e eu, Cláudia Angélica do Carmo Reis, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Membros Presentes:

 

Profa. Suzana Lanna Burnier Coelho

Presidente

 

 

Prof. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia  em Normalização e Qualidade Industrial

 

 

Prof. Antonio Carlos de Souza

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

 

Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua

Engenharia de Computação

 

 

Prof. Marco Aurélio Schroeder

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica

 

 

Prof. Ronaldo Darwich Camilo

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

 

Sra. Marina Conceição Silveira

DRE - III

 

 

Sra. Simone Maria de Souza

Representante do NAE

 

 

Sra. Cláudia Angélica do Carmo Reis

Diretoria de Graduação

 

 

Prof. David Calhau Jorge

Coordenador do Curso de Automação Industrial

 

 

Prof. Yukio Shigaki

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica

 

Profa. Patrícia Procópio Pontes

Coordenador do Curso de Química Tecnológica