SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

 

ATA DA TRIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia cinco de dezembro de dois mil e sete às quatorze horas, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a trigésima sexta reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Diretora de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica; Prof. David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia em Automação Industrial; Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação; Prof. José Angel, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus de Timóteo; Prof. Marco Aurélio Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica; Prof. Renato de Souza Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; Prof. Ronaldo Darwich Camilo, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração; Prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; Prof. Yukio Shigaki, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Sra. Simone Maria de Souza, representando o NAE; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, convidado representando o DES; Sra. Helena Valéria Pereira, convidada representando o DRE III; Prof. Sidney Nicodemos da Silva, convidado; Sra. Anadel A. Baptistella, convidada representando a CPA, Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, convidada representando o DRE III. Justificaram a ausência: Prof. Antônio Carlos de Souza, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Foi registrada inicialmente a presença de 13 (treze) Conselheiros, incluindo a Presidente. Abertura da 36ª. Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação. A Presidente declarou aberta a sessão e colocou em discussão a pauta proposta para a reunião: 1) Informes; 2) Aprovação da ata da 35a reunião; 3) Regulamento do Estágio Supervisionado; 4) Avaliação do III Workshop de Ensino de Graduação; 5) Padronização do horário de aulas do Campus II; 6) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes; 7) Plano de Ensino; 8) REUNI; 9) Comunicação dos coordenadores. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por unanimidade. Passou-se, então, ao primeiro item da pauta.  1) Informes – 1.a) Avaliação do CEFET-MG Anadel Aparecida Baptistella comunicou ao plenário que o CEFET-MG cumpriu os requisitos dos SINAES e solicitou a avaliação para recredenciamento da Instituição. Informou que os cadernos de auto-avaliação do primeiro semestre de 2006 já estavam prontos para serem distribuídos aos coordenadores, que os demais cadernos ainda não tinham sido elaborados devido ao atraso no sistema QUALIDATA e solicitou ao coordenador do Curso de Eng. de Automação de Araxá os dados do primeiro semestre de 2007. 1.b) ENADE Anadel Aparecida Baptistella informou que todos os cursos de graduação, exceto o Curso de Tecnologia em Radiologia, serão avaliados no ano de 2008, enfatizou a necessidade de preparação destes alunos para a realização do exame. 1.c) Conselho de Graduação A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que no dia 6 de dezembro será realizada a eleição para o Conselho de Graduação e enfatizou a importância deste Conselho para o contexto atual de expansão da graduação e implementação dos novos projetos de curso. Ela solicitou aos coordenadores que divulgassem esta informação junto aos professores para garantir a participação dos docentes e discentes no processo eleitoral. 1.d) Reestruturação da Diretoria de Graduação A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que a Resolução CD – 122/07, de 21 de novembro de 2007, aprovou a reorganização administrativa do CEFET-MG no âmbito das Diretorias. A Diretoria de Graduação passa a ter uma Secretaria da Diretoria de Graduação e três Coordenações: Coordenação Geral de Avaliação de Ensino de Graduação; Coordenação Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação e Coordenação de Programas de Fomento à Graduação. Segundo a presidente, esta estrutura será muito importante na condução dos trabalhos da Graduação, visando uma consolidação dos cursos, expansão e desenvolvimento de novas atividades. 1.e) Vagas de docentes A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou a existência de vagas para contratação de docentes da carreira do Ensino Superior e solicitou informações para auxiliar na distribuição das vagas. 2) Aprovação da ata da 35a reunião – A Ata da 35ª Reunião do ano de 2007 foi lida, discutida e corrigida. Neste momento estavam presentes 13 (treze) Conselheiros; a Ata devidamente corrigida foi colocada em votação, sendo aprovada por 8 (oito) votos a favor e 7 (sete) abstenções. Passou-se, então, ao próximo item da pauta. 3) Regulamento do Estágio Supervisionado – O Prof. Marco Aurélio Schroeder informou que existem duas propostas: uma da Comissão e a outra dele e do Prof. Flávio Macedo Cunha. A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propõe a formação de uma Comissão para analisar as duas propostas e trazer uma nova proposta de regulamento para análise do Fórum de Coordenadores. A Comissão será constituída pelo Prof. Marco Aurélio Schroeder (presidente), Prof. David Calhau Jorge, Maria Rosália Vargas - representante do CIEE, um representante do NAE e o Coordenador de Programas de Fomento à Graduação. A nova proposta do Regulamento deverá ser apresentada na Reunião do Fórum de Coordenadores do dia 30 de janeiro de 2008. 4) Avaliação do III Workshop de Ensino de Graduação – A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que a maioria das palestras foi avaliada com os conceitos “Ótima” e “Boa” e de forma geral, o III Workshop de Ensino de Graduação tinha alcançado os resultados propostos. O Prof. André Luiz Gomes leu os dados do levantamento estatístico dos questionários realizado pela Diretoria de Graduação. O Prof. André Luiz Gomes apresentou a dificuldade dos professores que lecionam no turno noturno participarem das palestras diurnas, além da necessidade da participação dos professores do interior. A sugestão de vídeo conferência nos próximos Workshops possibilitaria a participação dos professores das unidades do interior.  O Prof. Marco Aurélio Schroeder solicitou que deveria ser estimulada a participação dos professores substitutos. O Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima sugeriu que o próximo Workshop fosse realizado em apenas um dia. O Prof. Wanderley dos Santos Roberto solicitou providências com relação ao estacionamento no dia do evento. 5) Padronização do horário de aulas do Campus II – O Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima apresentou uma proposta de horário (MEMO AEC II 27/2007). A proposta foi colocada em votação: 9 (nove) votos a favor, 1 (uma) abstenção e 1 (um) voto contrário. A proposta aprovada será encaminhada para o Conselho Departamental para as providências necessárias. O Prof. Marco Aurélio Schroeder informou que o Fórum tinha apresentado ao CEPE a proposta de aula em módulos de 1h e 30 minutos e que a mesma foi reprovada. O Prof. Marco Aurélio Schroeder sugeriu que este assunto deveria ser retomado pelo Fórum já que houve a mudança dos Projetos Pedagógicos de Curso para hora relógio. 6) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes – O Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima apresentou uma proposta de cálculo das vagas remanescentes (MEMO AEC II 26/2007). Vários pontos foram abordados pela plenária e não existiu um consenso sobre o assunto. A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propôs a criação de uma Comissão para cálculo de vagas remanescentes, que a partir do MEMO AEC II 26/2007 e das Normas Acadêmicas, elaborasse uma nova proposta. Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade (11 votos). A Comissão ficou constituída pelo Prof. Frederico Romagnoli Silveira (presidente), Prof. Cláudio José Martins, Sra. Helena Valéria Pereira e Sra. Simone Maria de Souza. 7) Plano de Ensino – A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o Sistema QUALIDATA não permite a implementação do Plano de Ensino proposto. O Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua informou que encontrou dificuldades para preenchimento de um mesmo Plano de Ensino para diferentes Cursos de Graduação, uma vez que a disciplina possui pré-requisitos e co-requisitos diferentes em função do Projeto Pedagógico de cada Curso. Após discussão o Fórum apresentou a sugestão de entrar em contato com Profa. Maria Suzana Balparda de Carvalho, Prof. Anísio Rogério Braga e Prof. Eduardo Nunes para esclarecimentos: como realizar o plano de ensino para cada Curso, o significado do termo integralização, o código da disciplina e a necessidade de fazer o Plano de Ensino com horas (substituindo hora-aula). Ficou acordado que após os devidos esclarecimentos, todos deveriam providenciar o preenchimento do documento e que a Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva entraria em contato com o Prof. Paulo Eduardo Maciel de Almeida para verificar qual a melhor forma de implementar o Plano de Ensino. 8) REUNI – A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva relatou a intenção do Diretor Geral de apresentar um projeto do CEFET-MG no início do ano de 2008 que seria encaminhado aos coordenadores. 9) Comunicação dos coordenadores O Prof. Marco Aurélio Schroeder informou que existem assuntos pendentes no Fórum: a) horário de funcionamento das bibliotecas aos sábados; b) questão de convênios para intercâmbio, necessário estabelecer controle de atividades; c) nivelamento do aluno com ingresso por meio de Obtenção de Novo Título; d) situação das Normas Acadêmicas; e) situação do jubilamento; f) artigo 45 das Normas Acadêmicas, que trata dos pré-requisitos; g) artigo 96 das Normas Acadêmicas, que trata da dispensa de disciplinas para Obtenção de Novo Título; h) diferença do calendário escolar do ensino de 3º grau e 2º que tem causado problemas nas aulas práticas, uma vez que os técnicos responsáveis também tiram férias; i) necessidade de melhorar a distribuição das atividades no Fórum. Nada mais havendo a ser tratado, a Presidente encerrou a reunião, às dezenove horas e vinte minutos, lavrando a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 5 de dezembro de 2007.

Membros Presentes:

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Prof. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

Prof. Cláudio José Martins

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. David Calhau Jorge

Coordenador do Curso de Engenharia em Automação Industrial

 

Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação

 

Prof. José Angel

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus de Timóteo

 

Prof. Marco Aurélio Schroeder

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica

 

Prof. Renato de Souza Dâmaso

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica

 

Prof. Ronaldo Darwich Camilo

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia

 

Prof. Yukio Shigaki

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica

 

Sra. Simone Maria de Souza

Representando o NAE.

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima

Convidado representando o DES

 

Sra. Helena Valéria Pereira

Convidada representando o DRE III

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Convidada representando o DRE III

 

Prof. Sidney Nicodemos da Silva

Convidado

 

Anadel A. Baptistella

Convidada representando a CPA.