SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ATA DA TRIGÉSIMA OITAVA
REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No
dia vinte de fevereiro de dois mil e oito às quatorze horas, na sala do
Conselho Departamental, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a trigésima
oitava reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a
presidência da Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Diretora
de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Anderson
Cruvinel Magalhães, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração;
Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização
e Qualidade Industrial; Prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do
Curso de Bacharelado em Química Tecnológica; Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua,
Coordenador do Curso de Engenharia da Computação; Prof. Marco Aurélio
Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica; Prof.
Nilton da Silva Maia, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; Prof.
Renato de Souza Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica;
Prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em
Radiologia; Sra. Simone Maria de Souza, representando o NAE; Sra.
Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da DRE III, convidada
representando o DRE II; Sra. Helena Valéria Pereira, convidada
representando o DRE III; Sra. Vânia Cristina M. Barata, convidada
representando o NAE. Justificaram a ausência: Prof. Antônio Carlos de
Souza, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; Prof.
David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia em Automação
Industrial; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, convidado
representando o DES. Ausentes: Prof. Cláudio José Martins, Coordenador
do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Angel, Coordenador
do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus de
Timóteo; Prof. Yukio Shigaki, Coordenador do Curso de Engenharia
Industrial Mecânica. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez)
membros, incluindo a Presidente. Abertura da 38ª Reunião do Fórum de
Coordenadores dos Cursos de Graduação. A Presidente declarou aberta a
sessão e colocou em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Análise e
aprovação das atas da 36ª e 37ª reuniões; 2) Informes; 3) Planos de Ensino; 4)
Processo de aproveitamento de estudo; 5) Aula inaugural do primeiro semestre de
2008 e reunião com os veteranos; 6) Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos
dos Cursos; 7) Minuta: função e atribuições de coordenador de eixos; 8)
Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes; 9) Comunicação dos
coordenadores. Foi solicitado pelo Prof. Marco Aurélio Schroeder inclusão da
data de entrega da MTE no calendário do 1º semestre de 2008. Foi apresentada a
seguinte proposta reformulada de pauta: 1) Análise e aprovação das atas da 36ª
e 37ª reuniões; 2) Informes; 3) Inclusão da data de entrega da MTE no
calendário do 1º semestre de 2008; 4) Planos de Ensino; 5) Processo de
aproveitamento de estudo; 6) Aula inaugural do primeiro semestre de 2008 e
reunião com os veteranos; 7) Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos dos
Cursos; 8) Minuta: função e atribuições de coordenador de eixos; 9)
Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes; 10) Comunicação dos
coordenadores. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por
unanimidade (10 votos). Passou-se, então, ao primeiro item da pauta. 1)
Análise e aprovação das atas da 36ª e 37ª reuniões - A Ata da
36ª Reunião, ano de 2007, foi lida, discutida e corrigida. Neste momento
estavam presentes 10 (dez) membros; a Ata devidamente corrigida foi colocada em
votação, sendo aprovada por 8 (oito) votos a favor e 2 (duas) abstenções. A Ata
da 37ª Reunião, ano de 2008, foi lida, discutida e corrigida. Neste momento
estavam presentes 10 (dez) membros; a Ata devidamente corrigida foi colocada em
votação, sendo aprovada por 9 (nove) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2)
Informes - Portal da Graduação – A Profa.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que está começando um trabalho de
readaptação do Portal da Graduação do CEFET-MG e solicitou apoio e sugestões
dos coordenadores de curso. O Prof. Anderson Cruvinel Magalhães informou
que no sítio da internet do Bacharelado de Administração estava funcionando
muito bem o protocolo eletrônico e a reserva de data-show, sugerindo seu uso
para os outros cursos. Foi solicitada a inclusão das Atas aprovadas e
Resoluções do Conselho de Graduação no Portal. 3) Inclusão da data
de entrega da MTE no calendário do 1º semestre de 2008 -
O Prof. Marco Aurélio Schroeder informou que há necessidade de incluir
uma data limite para entrega da Média dos Trabalhos Escolares – MTE no dia
14/07/2008, sendo, portanto, necessário a anuência da plenária. Os membros
concordaram com a inclusão solicitada. O calendário alterado será encaminhado
ao Conselho de Graduação. 4) Planos de Ensino – O Prof.
Flávio Luis Cardeal Pádua solicitou algumas alterações na elaboração do Plano
de Ensino das disciplinas ofertadas em mais de um curso, são elas: inclusão,
por curso, dos pré-requisitos, co-requisitos e do período das disciplinas. A
plenária concordou com a solicitação. O Prof. Anderson Cruvinel Magalhães
salientou a importância das bibliografias estarem atualizadas e contemplarem as
unidades de ensino. Salientou também a necessidade da verificação e avaliação
do número de bibliografias básicas e complementares. O encaminhamento proposto
foi que a Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva enviasse as alterações
propostas aos chefes de departamento e coordenações de curso solicitando a
verificação do conteúdo dos planos de ensino e didático, e também o
encaminhamento ao DRI das alterações para a implementação do formulário
eletrônico. Colocada em votação, a proposta foi votada e aprovada por
unanimidade com 11(onze) votos. 5) Processo de aproveitamento de estudo - A
Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o processo de
aproveitamento de estudos está apresentando uma série de dificuldades
operacionais e necessitando de uma avaliação. A Profa. Ivete Peixoto
Pinheiro Silva propõe a formação de uma Comissão para analisar e apresentar, ao
Fórum de Coordenadores, uma proposta de regulamento do processo de
aproveitamento de estudo. A Comissão será constituída pelo Prof. Marco Aurélio
Schroeder (presidente), Prof. Anderson Cruvinel Magalhães e a Sra. Helena
Valéria Pereira. A nova proposta do Regulamento deverá ser apresentada na
Reunião do Fórum de Coordenadores. Colocada em votação, a proposta de criação
da Comissão foi aprovada por 11 (onze) votos a favor. 6) Aula inaugural do
primeiro semestre de 2008 e reunião com os veteranos – A Sra. Vânia
Cristina M. Barata apresentou a proposta da aula inaugural prevista para o dia
10 de março às 19h no auditório do Campus I. Explicou também, as dificuldades
de realização da mesma, devido à falta de auditório no Campus II. Os novatos
terão uma reunião com os coordenadores de curso no dia 11 de março e uma
reunião com o NAE, que passará de sala em sala. A Profa. Ivete
Peixoto Pinheiro Silva apresentou a necessidade da reunião com os alunos
veteranos para apresentar as atividades complementares. O NAE ficou de analisar
e propor uma a reunião com os veteranos no segundo semestre de 2008. A
Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira solicitou que fosse registrado em ata
seu questionamento acerca da migração dos alunos para a nova grade dos cursos
reformulados à luz da nova resolução de equalização a ser exarada pelo CEPE. 7)
Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – 7.a) Processo
23062000759/07-59 – Engenharia Elétrica. O parecer foi apresentado e
colocado em votação, esse foi aprovado por unanimidade, 8 (oito) votos a favor.
7.b) Processo 23062001907/07-08 – Engenharia Mecânica.
O parecer foi apresentado e discutido, a plenária solicitou alteração no
parecer. Foi colocado em votação o parecer com as alterações solicitadas, esse
foi aprovado por unanimidade, 8 (oito) votos a favor. Por questão de ordem, os
assuntos de pauta ainda não discutidos, item 8 e 9, passaram para a pauta da
próxima reunião. 10) Comunicação dos coordenadores – O Prof. Marco
Aurélio Schroeder solicitou: o envio do Caderno de SINAES aos coordenadores,
urgência na regulamentação das atividades complementares e, sugeriu que fosse
avaliado a transferência do Exame Especial para 3 semanas depois do término do
semestre letivo. Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua solicitou verificar se o
Regulamento dos Colegiados dos Cursos de Graduação já tinha sido aprovado no
CEPE. A Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira solicitou alteração no
calendário de matrícula do 1o semestre de 2008 e ficou de enviar
e-mail com as correções. Enfatizou a necessidade de encaminhar a lista de
presença do primeiro dia letivo para o DRE III. A Presidente encerrou a
reunião, às dezoito horas e vinte minutos, lavrando a presente Ata que, após
lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais membros presentes
à reunião. Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2008.
Membros Presentes:
Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva
Diretora de Graduação
Prof. Anderson Cruvinel Magalhães
Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração
Prof. André Luiz Gomes
Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial
Prof. Claudinei Rezende Calado
Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica
Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua
Coordenador do Curso de Engenharia da Computação
Prof. Marco Aurélio Schroeder
Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica
Prof. Nilton da Silva Maia
Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais
Prof. Renato de Souza Dâmaso
Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica
Prof. Wanderley dos Santos Roberto
Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia
Sra. Simone Maria de Souza
Representante do NAE
Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira
Chefe da DRE III, convidada representando o DRE II
Sra. Helena Valéria Pereira
Convidada do DRE III
Sra. Vânia Cristina M. Barata
Convidada do NAE