SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

ATA DA TRIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia vinte de fevereiro de dois mil e oito às quatorze horas, na sala do Conselho Departamental, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a trigésima oitava reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Diretora de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Anderson Cruvinel Magalhães, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração; Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica; Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação; Prof. Marco Aurélio Schroeder, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica; Prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; Prof. Renato de Souza Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; Prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; Sra. Simone Maria de Souza, representando o NAE; Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da DRE III, convidada representando o DRE II; Sra. Helena Valéria Pereira, convidada representando o DRE III;  Sra. Vânia Cristina M. Barata, convidada representando o NAE. Justificaram a ausência: Prof. Antônio Carlos de Souza, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação;  Prof. David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia em Automação Industrial; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, convidado representando o DES. Ausentes: Prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Angel, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus de Timóteo; Prof. Yukio Shigaki, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros, incluindo a Presidente. Abertura da 38ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação. A Presidente declarou aberta a sessão e colocou em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Análise e aprovação das atas da 36ª e 37ª reuniões; 2) Informes; 3) Planos de Ensino; 4) Processo de aproveitamento de estudo; 5) Aula inaugural do primeiro semestre de 2008 e reunião com os veteranos; 6) Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; 7) Minuta: função e atribuições de coordenador de eixos; 8) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes; 9) Comunicação dos coordenadores. Foi solicitado pelo Prof. Marco Aurélio Schroeder inclusão da data de entrega da MTE no calendário do 1º semestre de 2008. Foi apresentada a seguinte proposta reformulada de pauta: 1) Análise e aprovação das atas da 36ª e 37ª reuniões; 2) Informes; 3) Inclusão da data de entrega da MTE no calendário do 1º semestre de 2008; 4) Planos de Ensino; 5) Processo de aproveitamento de estudo; 6) Aula inaugural do primeiro semestre de 2008 e reunião com os veteranos; 7) Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; 8) Minuta: função e atribuições de coordenador de eixos; 9) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes; 10) Comunicação dos coordenadores. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por unanimidade (10 votos). Passou-se, então, ao primeiro item da pauta.  1) Análise e aprovação das atas da 36ª e 37ª reuniões - A Ata da 36ª Reunião, ano de 2007, foi lida, discutida e corrigida. Neste momento estavam presentes 10 (dez) membros; a Ata devidamente corrigida foi colocada em votação, sendo aprovada por 8 (oito) votos a favor e 2 (duas) abstenções. A Ata da 37ª Reunião, ano de 2008, foi lida, discutida e corrigida. Neste momento estavam presentes 10 (dez) membros; a Ata devidamente corrigida foi colocada em votação, sendo aprovada por 9 (nove) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2) Informes - Portal da Graduação A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que está começando um trabalho de readaptação do Portal da Graduação do CEFET-MG e solicitou apoio e sugestões dos coordenadores de curso. O Prof. Anderson Cruvinel Magalhães informou que no sítio da internet do Bacharelado de Administração estava funcionando muito bem o protocolo eletrônico e a reserva de data-show, sugerindo seu uso para os outros cursos. Foi solicitada a inclusão das Atas aprovadas e Resoluções do Conselho de Graduação no Portal. 3) Inclusão da data de entrega da MTE no calendário do 1º semestre de 2008 - O Prof. Marco Aurélio Schroeder informou que há  necessidade de incluir uma data limite para entrega da Média dos Trabalhos Escolares – MTE no dia 14/07/2008, sendo, portanto, necessário a anuência da plenária. Os membros concordaram com a inclusão solicitada. O calendário alterado será encaminhado ao Conselho de Graduação. 4) Planos de EnsinoO Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua solicitou algumas alterações na elaboração do Plano de Ensino das disciplinas ofertadas em mais de um curso, são elas: inclusão, por curso, dos pré-requisitos, co-requisitos e do período das disciplinas. A plenária concordou com a solicitação. O Prof. Anderson Cruvinel Magalhães salientou a importância das bibliografias estarem atualizadas e contemplarem as unidades de ensino. Salientou também a necessidade da verificação e avaliação do número de bibliografias básicas e complementares. O encaminhamento proposto foi que a Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva enviasse as alterações propostas aos chefes de departamento e coordenações de curso solicitando a verificação do conteúdo dos planos de ensino e didático, e também o encaminhamento ao DRI das alterações para a implementação do formulário eletrônico. Colocada em votação, a proposta foi votada e aprovada por unanimidade com 11(onze) votos. 5) Processo de aproveitamento de estudo - A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o processo de aproveitamento de estudos está apresentando uma série de dificuldades operacionais e necessitando de uma avaliação. A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propõe a formação de uma Comissão para analisar e apresentar, ao Fórum de Coordenadores, uma proposta de regulamento do processo de aproveitamento de estudo. A Comissão será constituída pelo Prof. Marco Aurélio Schroeder (presidente), Prof. Anderson Cruvinel Magalhães e a Sra. Helena Valéria Pereira. A nova proposta do Regulamento deverá ser apresentada na Reunião do Fórum de Coordenadores. Colocada em votação, a proposta de criação da Comissão foi aprovada por 11 (onze) votos a favor. 6) Aula inaugural do primeiro semestre de 2008 e reunião com os veteranos – A Sra. Vânia Cristina M. Barata apresentou a proposta da aula inaugural prevista para o dia 10 de março às 19h  no auditório do Campus I. Explicou também, as dificuldades de realização da mesma, devido à falta de auditório no Campus II. Os novatos terão uma reunião com os coordenadores de curso no dia 11 de março e uma reunião com o NAE, que passará de sala em sala. A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a necessidade da reunião com os alunos veteranos para apresentar as atividades complementares. O NAE ficou de analisar e propor uma a reunião com os veteranos no segundo semestre de 2008. A Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira solicitou que fosse registrado em ata seu questionamento acerca da migração dos alunos para a nova grade dos cursos reformulados à luz da nova resolução de equalização a ser exarada pelo CEPE. 7) Relatos dos pareceres dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – 7.a) Processo 23062000759/07-59 – Engenharia Elétrica. O parecer foi apresentado e colocado em votação, esse foi aprovado por unanimidade, 8 (oito) votos a favor. 7.b) Processo 23062001907/07-08 – Engenharia Mecânica. O parecer foi apresentado e discutido, a plenária solicitou alteração no parecer. Foi colocado em votação o parecer com as alterações solicitadas, esse foi aprovado por unanimidade, 8 (oito) votos a favor. Por questão de ordem, os assuntos de pauta ainda não discutidos, item 8 e 9,  passaram para a pauta da próxima reunião. 10) Comunicação dos coordenadores – O Prof. Marco Aurélio Schroeder solicitou: o envio do Caderno de SINAES aos coordenadores, urgência na regulamentação das atividades complementares e, sugeriu que fosse avaliado a transferência do Exame Especial para 3 semanas depois do término do semestre letivo. Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua solicitou verificar se o Regulamento dos Colegiados dos Cursos de Graduação já tinha sido aprovado no CEPE.  A Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira solicitou alteração no calendário de matrícula do 1o semestre de 2008 e ficou de enviar e-mail com as correções. Enfatizou a necessidade de encaminhar a lista de presença do primeiro dia letivo para o DRE III. A Presidente encerrou a reunião, às dezoito horas e vinte minutos, lavrando a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais membros presentes à reunião. Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2008.

Membros Presentes:

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Prof. Anderson Cruvinel Magalhães

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

Prof. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica

 

Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação

 

Prof. Marco Aurélio Schroeder

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica

 

Prof. Nilton da Silva Maia

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. Renato de Souza Dâmaso

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia

 

Sra. Simone Maria de Souza

Representante do NAE

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Chefe da DRE III, convidada representando o DRE II

 

Sra. Helena Valéria Pereira

Convidada do DRE III

 

Sra. Vânia Cristina M. Barata

Convidada do NAE