SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia quatro de junho de dois mil e oito às quatorze horas, na sala de reuniões do DES, no Campus II do CEFET-MG, realizou-se a quadragésima segunda reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação, sob a presidência da Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Diretora de Graduação. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Anderson Cruvinel Magalhães, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração; Prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação; Prof. Márcio Matias Afonso, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica; Prof. Sandro Cardoso Santos, Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica; Prof. José Angel Delgado, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus de Timóteo; Prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; Prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; Sra. Simone Maria de Souza, representando o NAE; Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, convidado representando o DES; Profª. Ângela de Mello Ferreira Guimarães, convidada; Sra. Marina Conceição Silveira, convidada. Justificaram a ausência: Prof. David Calhau Jorge, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial, Ausentes: Prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; Prof. Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; Prof. Ricardo Henrique Rosemback, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros, incluindo a Presidente. Abertura da 42ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação. A Presidente declarou aberta a sessão e colocou em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Recurso de votação da aprovação da ata 40ª reunião; 2) Análise e aprovação da ata da 41ª reunião; 3) Informes; 4) Número de vagas por curso para o programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G); 5) Plano de Ensino; 6) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes MEMO AEC 26/2007 e Edital de vagas remanescentes; 7) Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG; 8) Calendário do segundo semestre de 2008; 9) Comunicação dos coordenadores. Foram solicitadas exclusões e alteração de ordem na pauta. Foi apresentada a seguinte proposta reformulada de pauta para a reunião: 1) Recurso de votação da aprovação da ata 40ª reunião; 2) Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG; 3) Seminário dos alunos de graduação (veteranos); 4) Número de vagas por curso para o programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G); 5) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE; 6) Plano de Ensino; 7) Procedimentos para cálculo de vagas remanescentes MEMO AEC 26/2007 e Edital de vagas remanescentes; 8) Calendário do segundo semestre de 2008; 9) Comunicação dos coordenadores. Colocada em votação, a proposta de pauta foi aprovada por 10 (dez) votos favoráveis e 1(uma) abstenção. Passou-se, então, ao primeiro item da pauta. 1) Recurso de votação da aprovação da ata 40ª reunião – A Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o Prof. Marco Aurélio Schroeder questionou a composição da comissão constituída para regulamentação da Atividade Complementar de Prática Profissional, o Artigo 5º CEPE 025/08, registrada na ata da 40ª reunião. Ao analisar a referida ata a plenária constatou que houve um equívoco indicando a seguinte retificação: onde se lê “Para atender o Artigo 5º, regulamentação da Atividade Complementar de Prática Profissional, foi constituída a Comissão: Prof. Márcio Matias Afonso (presidente), Prof. Sandro Cardoso Santos, Prof. Claudinei Rezende Calado e Prof. Bruno André Santos” leia-se: Para atender o Artigo 5º, regulamentação da Atividade Complementar de Prática Profissional, foi constituída a comissão: Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima (presidente), Prof. Cláudio José Martins, Prof. David Calhau Jorge e Sra. Maria Rosália Vargas. Para atender o Artigo 7°, regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi constituída a Comissão: Prof. Márcio Matias Afonso (presidente), Prof. Sandro Cardoso Santos, Prof. Claudinei Rezende Calado e Prof. Bruno André Santos”. Colocada em votação, a nova proposta de redação foi aprovada por unanimidade (11 votos). 2) Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG – A Profª Andréa Rodrigues Marques Guimarães informou que o tema da semana deste ano era “Evolução e Diversidade”, o evento será realizado no período de 20 a 25 de outubro de 2008. Explicou sobre a existência da Comissão de Seminários encarregada de organizar todos os seminários da semana de Ciência & Tecnologia, portanto, os coordenadores dos cursos de graduação deveriam organizar os seminários e entrar em contato com esta comissão. Enfatizou a importância de verificar a disponibilidade de espaço físico para a realização dos seminários e a necessidade de divulgação da semana no âmbito da graduação. 3) Seminário dos alunos de graduação (veteranos) – a Sra. Simone Maria de Souza apresentou a proposta elaborada pelo NAE, com previsão de três palestras e com o cronograma de realização do evento por cursos. Explicou que existia uma grande dificuldade de realização do evento devido ao grande número de alunos participantes. O período proposto para o evento seria de 1 a 5 de setembro de 2008. A plenária discutiu sobre o nome do evento e a necessidade de participação de todos os alunos, inclusive dos alunos novatos, portanto, o nome com a denominação de “veteranos” não era apropriado. A proposta do nome do evento “I Encontro dos Alunos de Graduação do CEFET-MG” foi aprovada por unanimidade (12 votos). A programação apresentada foi: Palestra 1: Os Projetos Pedagógicos e as atividades complementares dos cursos de Graduação, palestrante - Profª Dra. Ivete Peixoto Pinheiro Silva; Palestra 2: ENADE, palestrante - Profª Dra. Patrícia Romeiro da Silva Jota; Palestra 3: A participação nas Atividades Complementares como Instrumento de prática profissional, palestrantes - Prof. Ms. Flávio Macedo Cunha e Prof. Dr. Marco Aurélio Schoroeder. A programação apresentada foi aprovada por unanimidade (11 votos). 4) Número de vagas por curso para o programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G) – a Profª. Ângela de Mello Ferreira Guimarães participou de um encontro sobre o PEC-G e apresentou as dificuldades encontradas pelas instituições, portanto, a sugestão era do CEFET-MG aderir ao programa com um pequeno número de participantes, deveriam ser disponibilizadas de 4 a 6 vagas. Os cursos participantes deveriam ser diurnos, a sugestão seria escolher um ou dois cursos para participação no programa. Comentou que normalmente os estudantes têm dificuldade de manutenção no Brasil, que existia uma bolsa dada pelo governo, entretanto, esta bolsa atendia apenas uma parcela destes estudantes. Enfatizou a necessidade de participação do NAE e SAE na organização e apoio ao programa. O Prof. José Angel Delgado foi aluno do PEC-G pela UFMG, ele apresentou sua experiência para a plenária e a necessidade de cursos de nivelamento e de português. Ele apresentou a proposta de um aluno por curso, porque acreditava que haveria uma maior integração deste aluno com os alunos brasileiros. A proposta foi aprovada por unanimidade (8 votos). 5) Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesENADE – a plenária demonstrou uma grande preocupação com o ENADE, sendo necessárias algumas providências: a) a Divisão de Registro Escolar deveria providenciar lista dos alunos que deveriam ser inscritos no ENADE e encaminhar para cada curso; b) necessidade de criar seminários específicos do ENADE para conscientização dos alunos; c) apresentar as provas antigas aos professores; d) trabalhar com os alunos as provas do ENADE anterior. Ficou acordado pelo plenário que esta conscientização seria de fundamental importância para garantir sucesso na participação dos alunos do CEFET-MG. 6) Plano de Ensino – a Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a necessidade de elaboração dos planos de ensino das disciplinas equalizadas e das disciplinas específicas do curso, ficou acordado que todos os planos de ensino deveriam ser concluídos até o dia primeiro de julho. Por questão de ordem, os assuntos de pauta ainda não discutidos, itens 6 e 7 passaram para a pauta da próxima reunião. 7) Comunicação dos coordenadores. – a Profª. Ângela de Mello Ferreira Guimarães informou que o Seminário da Química será realizado no período de 10 a 13 de junho, no Campus I, e que ela apresentará uma palestra sobre nanotecnologia, convidou os coordenadores e solicitou divulgação do evento para os alunos. A Presidente encerrou a reunião, às dezoito horas, lavrando a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 4 de junho de 2008.

Membros Presentes:

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Prof. Anderson Cruvinel Magalhães

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

Prof. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

Prof. Flávio Luis Cardeal Pádua

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação

 

Prof. Marcio Matias Afonso

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica

 

Prof. Sandro Cardoso Santos

Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Mecânica

 

Sra. Simone Maria de Souza

Representando o NAE

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. José Angel Delgado

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

Unidade Timóteo

 

Prof. Cláudio José Martins

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima

Convidado representando o DES

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Convidada do DRE III

 

Profª. Ângela de Mello Ferreira Guimarães

Convidada da Diretoria de Graduação