SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA QUINQUAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES DO CEFET-MG. No dia 08 de outubro de dois mil e nove, às nove horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões do Campus II, realizou-se Quinquagésima Oitava Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Anderson Cruvinel Magalhães, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração; prof. Cláudio José Martins, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador do Curso de Engenharia Automação Industrial; prof. Márcio Matias Afonso, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação; prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Ricardo Henrique Rosemback, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; prof. Rondinelle Alexandre Chaves dos Santos, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; profª Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação; e srª. Valéria Teixeira, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino; prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica. Ausentes: prof. José Ângelo Gariglio, Coordenador do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; prof. Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof. Sandro Cardoso Santos, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica. Convidados: prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, Assessor da Diretoria do Campus II; srª Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II. Foi registrada inicialmente a presença de ­­­­9 (nove) membros. Foi realizada a Abertura da Qüinquagésima Oitava Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas das 43ª, 44ª, 45ª, 46ª, 47ª, 52ª e 57ª reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da presidente e dos conselheiros; 3) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010; 4) Proposta do Novo Regulamento do Fórum dos Coordenadores; 5) Calendário Letivo do ano 2010; 6) Regulamento de Atividades Práticas e Profissional. A proposta de pauta foi reformulada, adquirindo a seguinte ordem: 1) Informes da presidente e dos conselheiros; 2) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010; 3) Calendário Letivo do ano 2010; 4) Proposta do Novo Regulamento do Fórum dos Coordenadores; 5) Regulamento de Atividades Prática e Profissional. A nova proposta de pauta foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis (unanimidade). 1) Informes da Presidente e dos Conselheiros: A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou: a) sobre a nova data para a realização das provas do ENEM, que mudou para o dia 6 (seis) de dezembro de 2009, coincidindo dessa forma com as datas já programadas para as provas do processo seletivo dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. A preocupação do CEFET-MG em manter a data prevista, 5 (cinco) e 6 (seis) de dezembro, era com os candidatos carentes que também farão as provas do ENEM, para obter vagas em instituições particulares por meio do PROUNI. Esses alunos seriam prejudicados, pois teriam que optar pela prova do ENEM ou pelo vestibular do CEFET-MG. Com relação aos demais candidatos não carentes, essa coincidência na data da aplicação das duas provas não afetaria muito, já que a UFMG não irá considerar o resultado da prova do ENEM; e as outras Instituições de Ensino Superior (IES) permitiram ao aluno o direito de optar pelo uso parcial da nota do ENEM, como a UFV que considerará 50%; o CEFET-MG e a UFSJ 20%. A única IES mineira que traria problema para os candidatos do CEFET, caso houvesse coincidência no dia de realização das provas do processo seletivo com as provas do ENEM, seria a UFOP, na qual o resultado do ENEM será usado para a 1ª Etapa do vestibular. Mesmo assim, por questões políticas e pelos candidatos, a Instituição está analisando a possibilidade de adiantar o seu vestibular. Informou que as inscrições para o vestibular da Instituição se encerrarão no dia 23 de outubro de 2009, podendo ser efetuado o pagamento até o dia 26 de outubro de 2009. A expectativa do número de candidatos inscritos para esse processo de seleção girava em torno de 7500 disputando as 500 vagas oferecidas. b) Comunicou que o vestibular de 2009 será multicampi, qualquer candidato poderá optar por fazer os cursos em qualquer uma das unidades do CEFET-MG, sem ser necessário ir àquela cidade para a realização da prova. A solicitação para que o exame vestibular da Instituição fosse dessa forma, multicampi, partiu dos alunos do CEFET de Araxá. c) Informou, ainda, que os coordenadores deveriam se reunir com seus respectivos colegiados para nomear os Coordenadores de Eixo e o Núcleo Docentes Estruturante (NDE). Explicou que o NDE era composto por um grupo de professores responsáveis pelo curso e que 30% dos professores do curso deveriam pertencer ao NDE.  Na composição do NDE deveria ser observada a questão da titulação dos professores, quanto maior a titulação, melhor para o grupo, precisariam incluir, também, proponentes do curso e poderiam incluir professores de outros departamentos que lecionam no curso. Em termos de atribuição, disse que não estava regulamentando o NDE, mas somente constituindo para que, depois, o Fórum de Coordenadores verificasse a necessidade de uma regulamentação. Ao constituírem o NDE, os Colegiados deverão fazer uma resolução nomeando os professores e definindo as atribuições gerais do NDE: acompanhamento, implementação do curso; verificação da infraestrutura e os planos de ensino. O NDE seria mais consultivo e quem deliberaria pelo curso continuaria sendo o seu órgão colegiado. O assunto seria discutido também junto ao Conselho de Graduação. d) O Departamento de Recursos em Informática (DRI), desde o mês de junho, decidiu reiniciar o processo de elaboração do Plano de Ensino Eletrônico, que já vinha sendo feito há um ano e 6 meses, verificaram que da forma como estavam caminhando, não iria funcionar e, então, descartaram tudo. Os Planos de Ensino impressos já estavam sendo discutidos e aprovados junto aos Colegiados de Curso e para as disciplinas equalizadas, junto ao Conselho de Graduação. O Coordenador de Eixo será o responsável pelo preenchimento e monitoramento dos Planos de Ensino e a Diretoria de Graduação será a responsável pela validação dos mesmos. A partir do momento da validação do Plano de Ensino será gerado um documento em PDF e será disponibilizado, então, no site da Graduação. Se for do interesse, cada coordenador disponibilizará, também, no site do curso. O interesse principal é que toda a comunidade cefetiana pesquise esse documento no site da Graduação. O prazo de validade do documento terá sempre a data de início e poderá não ter a de fim, enquanto o Plano de Ensino ainda estiver em vigor. Mas quando for elaborado um novo Plano de Ensino ou terminar a validade que o Coordenador de Eixo deverá colocar a data final e enviar à Diretoria de Graduação que irá gerar um novo documento em PDF para substituir o anterior e, automaticamente, a busca informará sobre os dois Planos de Ensino: o antigo, com a data de início e fim; e o atual, somente com a data de início, por estar em vigência. Acrescentou que o Coordenador de Eixo também será o responsável pelo controle das atividades complementares do aluno. Esse processo deverá ser feito no Qualidata que será liberado em novembro. Será aberta na página do aluno uma lista, onde o aluno deverá digitar todas as atividades, como, visita técnica realizada, constando o dia, o lugar e a atividade executada. A Diretoria de Graduação realizará uma chamada e o aluno deverá levar para a Coordenação do Curso o original dos documentos relacionados no site, com mais duas cópias desse documento. A pessoa responsável pelo recebimento do documento deverá carimbar as duas cópias com a descrição “confere com o original” e devolver o original ao aluno. Uma cópia ficará na Coordenação de Curso e a outra irá para a Divisão de Registro Escolar arquivar na pasta do aluno. Segundo a visão do prof. Nilton da Silva Maia as pesquisas sobre as atividades realizadas pelos alunos deveriam ser realizadas pelo próprio Qualidata, em vez da coordenação ficar guardando documentos em forma de papéis para consultar sobre as atividades realizadas. Ele disse que dessa forma, a coordenação diminuiria o acúmulo de papéis, utilizando o recurso da busca eletrônica e a DRE poderia ficar com uma cópia do documento para guardar na pasta do aluno. A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse que iria avaliar aquela proposta e discutiriam sobre o assunto em uma próxima reunião. O Coordenador de Eixo deveria receber os documentos para verificação de acordo com a regulamentação. 2) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010. A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o CEFET-MG teria até o dia 13 de outubro de 2009 para encaminhar para o departamento a solicitação dos horários das aulas. As maiores dificuldades em montar os horários de aulas existiam com relação aos campi I e II, devido ao número de salas de aula. Por esse motivo precisariam utilizar os turnos da manhã e da tarde para todos os cursos. No DECOM, o aluno que inicia no primeiro semestre começa estudando na parte da manhã e o que inicia no segundo semestre, estuda no período da tarde. O coordenador do curso de Engenharia dos Materiais montou os horários de aula do curso da seguinte forma: os períodos ímpares têm aulas na parte da manhã e os pares à tarde, alternando, dessa forma, os semestres.  A presidente solicitou que os coordenadores ao montarem seus horários de aulas colocassem as disciplinas optativas em sala de uma turma que estivesse no mesmo horário em aula de laboratório, já que a sala dessa turma estaria vazia naquele momento. Segundo o prof. André Luiz Gomes o DRI teria um software específico, que havia sido comprado pela Prefeitura do CEFET-MG, à época em que o prof. Eduardo Copoli era o chefe do DRI, para distribuição e gerenciamento de salas de aula, o que não estaria sendo utilizado e nem aplicado, conforme comunicado em reunião da Congregação. A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse desconhecer sobre esse assunto e que iria verificar a veracidade. 2) Calendário Letivo do ano 2010.  A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o calendário de Graduação simplificado já havia sido aprovado pelo Conselho de Graduação e que foi encaminhado para o CEPE. Após ampla discussão o Calendário Letivo de 2010, detalhado, foi aprovado conforme proposto pela comissão responsável, com 9 (nove) votos favoráveis (unanimidade). 3) Proposta do Novo Regulamento do Fórum dos Coordenadores; O prof. Anderson Cruvinel Magalhães apresentou a proposta elaborada pela comissão designada para analisar a matéria, composta pela profª Cristina Duarte Murta, prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima e por ele mesmo, como presidente. Após ampla discussão sobre o assunto com 8 (oito) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção, o plenário aprovou que solicitariam um representante do Fórum dos Coordenadores junto ao Conselho de Graduação e, ainda, com 9 (nove) votos favoráveis (unanimidade), aprovou, também, o Regulamento do Fórum dos Coordenadores, conforme propostos pela comissão. O item: 4) Regulamento de Atividades Prática e Profissional será discutido na reunião subsequente. A Presidente encerrou a reunião às 12 horas, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 08 de outubro de 2009.

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Prof. Anderson Cruvinel Magalhães

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

Prof. André Luiz Gomes

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial;

 

Prof. Cláudio José Martins

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial

 

Prof. Márcio Matias Afonso

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Nilton da Silva Maia

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. Ricardo Henrique Rosemback

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia

 

Profª Cristina Duarte Murta

Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica

 

Srª. Valéria Teixeira

Representante do Núcleo de Apoio ao Ensino

 

Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima

Assessor da Diretoria do Campus II

 

Srª Marina Conceição Moreira da Silveira

Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II