SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

 

ATA DA QUINQUAGÉSIMA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES DO CEFET-MG. No dia 04 de novembro de dois mil e nove, às nove horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões do Campus II, realizou-se a Quinquagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Anderson Cruvinel Magalhães, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração; prof. Márcio Matias Afonso, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Ricardo Henrique Rosemback, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; profª Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação; prof. Rondinelle Alexandre Chaves dos Santos, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação; prof. Sandro Cardoso Santos, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e srª. Simone Maria de Souza, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino. Justificaram a ausência: prof. Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador do Curso de Engenharia Automação Industrial e prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia, profª Cristina Guimarães César, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil.  Ausentes: prof. José Ângelo Gariglio, Coordenador do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; prof. André Luiz Gomes, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial e prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica; Convidada: srª Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II. Foi registrada inicialmente a presença de 8 (oito) membros. Foi realizada às nove horas e trinta minutos a Abertura da Quinquagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas das 43ª, 44ª, 45ª, 46ª, 47ª, 52ª, 57ª e 58ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010; 3) Calendário de matrícula do ano de 2010; 4) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG; 5) Informes da presidente e dos coordenadores. A proposta de pauta foi reformulada, adquirindo a seguinte ordem: 1) Aprovação das atas das 43ª, 44ª, 57ª e 58ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da presidente e dos coordenadores; 3) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010; 4) Calendário de matrícula do ano de 2010; 5) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG; 6) Dispensa de Disciplinas.  A nova proposta de pauta foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis (unanimidade). 1) Aprovação das atas das 43ª, 44ª, 57ª e 58ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores: Após leitura, análise e algumas alterações sugeridas pelo plenário, a ata da 43ª reunião foi aprovada com 5 (cinco) votos favoráveis e 4 (quatro) abstenções; 44ª reunião foi aprovada com 5 (cinco) votos favoráveis e 5(cinco) abstenções; a ata da 57ª reunião foi aprovada com 7 (sete) votos favoráveis e 3 (três) abstenções e a ata da 58ª foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis e 2 (duas) abstenções. 2) Informes da presidente e dos coordenadores: a profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva comunicou que: a) Diretoria Adjunta de Graduação: o prof. Anderson Cruvinel Magalhães assumiu a Diretoria Adjunta de Graduação desde o dia 3 de novembro de 2009. Ele está substituindo, temporariamente, a professora Ângela de Mello que se encontra no exterior realizando trabalho de pesquisa. b) ENADE: solicitou a necessidade de reiterar, junto aos alunos que farão a prova do ENADE 2009, que a mesma será realizada no dia 8 de novembro, às 13 horas. É recomendável que o estudante conheça, com antecedência, o local de realização da prova para estimar o tempo necessário ao trajeto da residência ao local de prova. O fechamento dos portões de acesso ao local será às 13 horas. Mostrou a importância dos estudantes atenderem às instruções específicas, contidas no caderno de prova, para a resolução da prova correta. Não será permitida a consulta a qualquer material impresso, manuscrito ou bibliográfico, assim como o uso de calculadora. c) Vagas remanescentes: informou a necessidade de documentar todo o processo de vagas remanescentes, por meio de um processo que deverá ser arquivado na coordenação do curso. d) VI Workshop da Graduação: informou que será realizado no dia 18 de novembro e solicitou apoio na divulgação por meio da coordenação do curso. e) As Reuniões Pedagógicas dos Cursos de Graduação a Diretoria de Graduação está elaborando um cronograma para realização de uma reunião com todos os professores dos cursos de graduação do CEFET-MG, com um dia específico para cada um, e estas reuniões estão previstas para serem realizadas no período de 01/02/2010 a 19/02/2010. Nessas reuniões serão discutidos vários assuntos referentes a cada curso, como, por exemplo, a necessidade do curso; suas propostas de melhoria e seu plano de ação para o ano de 2010. e) Professores substitutos: a Diretoria de Graduação está organizando o processo de contratação de professores substitutos para o primeiro semestre de 2010. Todas as solicitações de abertura de editais para contratação de professores substitutos já foram consolidadas, será necessário o empenho e acompanhamento por parte das bancas examinadoras, assim como a verificação no site do CEFET-MG da publicação dos editais. Informou também que os chefes de departamento deveriam enviar, também, a solicitação de prorrogação dos professores substitutos que permanecerão no CEFET-MG no ano de 2010 à Diretoria de Graduação. Informou sobre a criação dos novos Departamentos: o DELTEC que já está funcionando desde o mês de agosto de 2009 e, também, o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, que está sob a chefia do prof. Paulo Fernandes Sanches Junior. Esse Departamento é a junção de dois outros: o “Departamento de Ciências Administrativas” com a “Coordenação de Turismo”. Essa junção foi aprovada em setembro de 2009, pelo CEPE e homologada por uma Resolução ad referendum do Conselho Diretor. As disciplinas do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial (TNQI) continuam pertencendo ao Departamento de Disciplinas Gerais (DDG) e não irão migrar para outro Departamento. A Diretoria de Graduação já está elaborando uma minuta com as propostas de migração de disciplinas para apresentar na próxima reunião do Conselho de Graduação. 3) Horário de aulas do primeiro semestre de 2010: a profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva lembrou aos coordenadores que no dia 22 de fevereiro de 2010 iniciará o período letivo. Falou da necessidade da consolidação dos horários das disciplinas a serem oferecidas e a definição dos professores responsáveis para cada uma delas. Os departamentos que, ainda, não responderam às solicitações dos coordenadores deveriam enviar um memorando, urgente, confirmando os horários solicitados e os professores responsáveis. As definições são necessárias para que os coordenadores possam encaminhar o horário ao Registro Acadêmico. Para as disciplinas eletivas do DELTEC, é preciso ampla divulgação dos horários aos coordenadores e alunos. A disciplina de Libras I será oferecida como eletiva. 3) Calendário de matrícula do ano de 2010: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva falou sobre a matrícula dos veteranos para o 1º semestre de 2010, via web e apresentou a proposta elaborada pela Chefe da Divisão de Registro Escolar, sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, que é a seguinte: 1ª, 2ª e 3ª solicitação: matrícula nas disciplinas do curso e nas turmas extras do curso; 4ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II; 5ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, ou seja, reopção de curso, reingresso, transferência e obtenção de novo título; 6ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, c) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente; 7ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, e) matrícula em disciplina equivalente; 8ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, e) matrícula em disciplina equivalente. A matrícula será realizada do dia 13/01/2010 ao dia 01/02/2010, num total de 18 dias. Foi levantada a questão envolvendo os alunos infreqüentes e a profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva falou da necessidade de avisar aos professores que precisam ser mais rigorosos com a chamada dos alunos, para que os alunos que repetirem uma disciplina por infrequência possam ser penalizados, perdendo a prioridade na hora da matrícula. A profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos Coordenadores que avisassem a todos os professores para não permitirem nenhum aluno que não esteja relacionado na lista de chamada assistir as aulas, para evitar mandatos de segurança contra a Instituição. Após ampla discussão, o plenário apresentou a seguinte proposta: 1ª solicitação: matrícula nas disciplinas do curso e nas turmas extras do seu curso; 2ª e 3ª solicitações: seriam chamadas para os alunos resolverem as pendências dentro da coordenação do curso; 4ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II; 5ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, ou seja, reopção de curso, reingresso, transferência e obtenção de novo título; 6ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente; 7ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, e) matrícula em disciplina equivalente; 8ª solicitação: a) matrícula nas disciplinas do curso e em todas as turmas extras, b) matrícula nas disciplinas equalizadas - de outros cursos com o mesmo código, c) matrícula em Física Experimental I e II, d) matrícula para os ingressos em 1º/2010 por vaga remanescente, e) matrícula em disciplina equivalente.  A matrícula em disciplinas eletivas deverá ser realizada via requerimento e análise do Colegiado do Curso pretendido, conforme artigos 47, 48 e 49 das Normas Acadêmicas. Os alunos que estiverem matriculados em mais de duas disciplinas eletivas, deverão solicitar ao Registro Escolar o cancelamento de uma. Após ampla discussão, o calendário de Matrícula de Belo Horizonte foi aprovado com 5 (cinco) votos favoráveis e 3 (três) abstenções. Ficou decidido, também, que os responsáveis pelas unidades do interior deverão entrar em contato com a Chefe da Divisão de Registro Escolar da unidade para planejamento do Calendário de Matrícula e enviar para o Registro Acadêmico de Belo Horizonte. 4) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG: o prof. Felipe Dias Paiva informou sobre a comissão responsável pela elaboração da proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG composta pelo prof. Felipe Dias Paiva, prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima, Assessor do Diretor da Unidade do Campus II e pela sra. Maria Rosália Vargas, do CIEE. Em seguida, apresentou a proposta em questão, dizendo que a mesma estava de acordo com a Resolução 724/08, 725/08 e com a Lei 11.788, que rege as atividades fiscais. Após ampla discussão relacionada à Proposta do Regulamento em análise, foi sugerido que a Comissão se reunisse novamente e que considerasse os documentos: a Resolução do Conselho de Graduação sobre a Atividade Curricular Complementar, a Resolução do Conselho de Graduação sobre o Estágio e, ainda, a questão relacionada à definição do que vem a ser Prática Profissional. 6) Dispensa de Disciplinas: a srª Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II, solicitou padronização do formulário de dispensa de disciplina. Nada mais havendo para ser discutido, a Presidente encerrou a reunião às 12 (doze) horas e 20 (vinte) minutos, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 04 de novembro de 2009.

 

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

 

Prof. Anderson Cruvinel Magalhães

Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração

 

 

Prof. Márcio Matias Afonso

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

 

Prof. Nilton da Silva Maia

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

 

Prof. Ricardo Henrique Rosemback

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

 

Profª Cristina Duarte Murta

Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação

 

 

Srª. Simone Maria de Souza

Representante do Núcleo de Apoio ao Ensino

 

 

Prof. Sandro Cardoso Santos

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação - Timóteo

 

 

Prof. Rondinelle Alexandre Chaves dos Santos

Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial – Timóteo

 

 

Srª Marina Conceição Moreira da Silveira

Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II