SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

                                                                                                             

ATA DA SEXAGÉSIMA QUARTA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES DO CEFET-MG. No dia 1º de setembro de dois mil e dez, às quatorze horas, na sala de reunião da Congregação do Campus II do CEFET-MG, realizou-se a Sexagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; prof. Felipe Dias Paiva, Sub-coordenador do Curso de Administração; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador do Curso Engenharia de Automação Industrial; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; profª. Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo; prof. Lindolpho Oliveira de Araujo Jr., Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; prof. Flávio Macedo Cunha, Representante da Coordenação de Engenharia Elétrica; prof. Sidney Nicodemos da Silva, Sub-coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; srª. Marina Conceição M. da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II; srª. Valéria Teixeira Rezende, Representante do NAE da Graduação - Campus II; Nilza Helena de Oliveira, convidada. Justificaram a ausência: prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas; prof. Marcos Gonçalves Rios, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial; profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental; profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. José Geraldo Pedrosa, Coordenador do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; prof. Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia. Foi registrada, inicialmente, a presença de 9 (nove) membros. Foi realizada às quatorze horas a Abertura da Sexagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 62ª e 63ª reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4) Plano de Ensino; 5) Atividades Complementares; 6) Avaliação Institucional e de Cursos; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. Com 8 (oito) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção a proposta de pauta foi reformulada, apresentando a seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 62ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4) Atividades Complementares; 5) Avaliação Institucional e de Cursos; 6) Plano de Ensino; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a pedagoga Nilza Helena de Oliveira, que assumiu, recentemente, a Coordenação Geral de Desenvolvimento da Graduação e pediu aos coordenadores que ela participasse da reunião para se inteirar dos assuntos em andamento. 1) Aprovação da ata da 62ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores: após ser analisada pelo plenário, a ata da 62ª Reunião do Fórum dos Coordenadores foi aprovada com 8 (oito) votos favoráveis, nenhum contra e 1 (uma) abstenção. 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou: a) A compra de livros para o acervo da graduação estava sendo finalizada e que brevemente seria iniciado novo processo de compra. Pediu aos coordenadores que verifiquem os livros que chegaram antes de fazer a nova solicitação. b) Recebeu, hoje, o OF. CIRC.MEC/INEP/ DAES/CONAES 000074, com a comunicação da definição do Núcleo Docente Estruturante (NDE), atualização do PDI e PPC e retificação dos Instrumentos de Avaliação. O ofício estabelece que o NDE deva ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo e que atuem sobre o desenvolvimento do curso; define, também, as atribuições do NDE. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou, aos cursos que ainda não possuem o NDE, providências para sua nomeação. c) foi publicado o Edital n. 93/2010, de 31 de agosto de 2010, para seleção interna de projetos a serem enviados ao MEC para criação de novos grupos no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). A Presidente solicitou ampla divulgação aos professores e enfatizou que o prazo para envio da proposta, dia 3 de setembro, é muito exíguo em função dos prazos estabelecidos pelo Edital n. 09/2010 MEC/SESu/SECAD - PET 2010. 3) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação – A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou uma tabela com o resumo dos espaços físicos para a realização dos eventos durante a VI Semana de Ciência & Tecnologia. Informou que, até o momento, apenas os cursos de Administração e o de Engenharia da Computação solicitaram reservas dos auditórios. O curso de Administração realizará a Semana da Administração, do dia 18 até 21 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório do Campus II. A Engenharia de Computação pretende realizar o Seminário do curso, nos dias 19 a 21 de outubro, no período da tarde, nos auditórios do prédio de Engenharia de Computação e nos dias 20 e 21, pela manhã, no auditório do Campus II. Após ampla discussão, os coordenadores apresentaram a proposta de encaminhar ao Conselho de Graduação a solicitação de cancelamento das aulas nos dias 20, 21 e 22 de outubro, de tal forma que os alunos possam participar ativamente das atividades programadas, além de dar a possibilidade de um aluno participar dos eventos organizados por outro curso, aumentando a multidisciplinaridade do evento. A profª. Cristina Duarte Murta solicitou que a apresentação dos Seminários dos Programas de Bolsas Institucionais, PIBIC e PIBITI, fosse realizada por meio de pôsteres e não na forma oral, como previsto pela organização. Considera que os pôsteres dão maior visibilidade ao evento e permitem que os alunos da graduação conheçam os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos colegas, uma vez que seu tempo de exposição é maior que o da apresentação oral. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ficou de encaminhar a solicitação à equipe organizadora da Semana, vinculada à DPPG. Outra discussão foi sobre a certificação das atividades desenvolvidas no II Encontro dos Alunos da Graduação. Ocorreu um grande debate sobre a forma certificação e o percentual de frequência dos alunos no mesmo. Ficou acordado entre os participantes que a certificação deveria ser realizada por palestra e que os Coordenadores dos Cursos ficariam responsáveis pela emissão do cerificado. 4) Atividades Complementares – a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que os coordenadores dos cursos de Engenharia de Computação e Administração tinham manifestado para a Diretoria de Graduação a preocupação com o número de horas de atividades complementares previstas nos Projetos Pedagógicos de Cursos e os valores estabelecidos pela Resolução CEPE-024/08. Por se tratar de um assunto de interesse comum, seria interessante que o Fórum debatesse a questão das atividades complementares para integralização curricular dos cursos de graduação. O plenário discutiu o artigo 10 da CEPE-024/08 e apresentou algumas sugestões de modificação, dentre elas: a) que cada semestre de Iniciação Científica e Tecnológica comprovada mudasse de 60 horas-aula ou 4 créditos para 120 horas-aula ou 8 créditos, e que a carga-horária máxima em atividades de iniciação científica que pudesse ser integralizada para fins de obtenção do diploma fosse de 360 horas-aula ou 24 créditos; b) que cada semestre de Monitoria comprovada mudasse de 30 horas-aula ou 2 créditos para 45 horas-aula ou 3 créditos, e que a carga-horária máxima em atividades de monitoria que pudesse ser integralizada para fins de obtenção do diploma fosse de 180 horas-aula ou 12 créditos; c) que cada semestre de Atividade de Extensão Comunitária comprovada mudasse de 30 horas-aula ou 2 créditos para 45 horas-aula ou 3 créditos, e que a carga-horária máxima em atividades de monitoria que pudesse ser integralizada para fins de obtenção do diploma mudasse de 120 horas-aula ou 8 créditos, para 180 horas-aula ou 12 créditos; d) que a Atividade Curricular Complementar comprovada não tivesse carga-horária estabelecida por semestre e que a carga-horária máxima em atividades curriculares complementares para fins de obtenção do diploma mudasse de 120 horas-aula ou 8 créditos, para 240 horas-aula ou 16 créditos;
e) que a Atividade de Prática Profissional comprovada não tivesse carga-horária estabelecida por semestre e que a carga-horária máxima em atividades curriculares complementares para fins de obtenção do diploma mudasse de 90 horas-aula ou 6 créditos, para 240 horas-aula ou 16 créditos
. A profª. Cristina Duarte Murta argumentou que nenhuma atividade deveria ter carga-horária máxima para fins de obtenção do diploma, que o aluno deveria ter o direito de escolher a atividade complementar desejada, sem nenhuma restrição ao tipo da atividade. Além desta proposta, e como conclusão do tema, o Fórum considerou prematuro decidir acerca de alterações na CEPE 24 antes de uma análise mais profunda do impacto das mudanças nos projetos pedagógicos, bem como da análise de outras alterações que poderiam ser desejáveis na CEPE 24, o item em questão será, portanto, discutido na próxima reunião. Após discussão no Fórum dos Coordenadores a proposta será encaminha ao Conselho de Graduação, para apreciação e providências. Os itens a seguir serão discutidos em uma próxima reunião: 5) Avaliação Institucional e de Cursos; 6) Plano de Ensino; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A Presidente encerrou a reunião às 17 (dezessete) horas e 50 (cinquenta) minutos, lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte 1º de setembro de 2010.

 

 

Profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Fórum dos Coordenadores

 

Profª. Ana Maria Nápoles Villela

Coordenadora do Curso de Letras

 

Prof. Felipe Dias Paiva

Sub-coordenador do Curso de Administração

 

Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Profª. Cristina Duarte Murta

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo

 

Prof. Lindolpho Oliveira de Araujo Jr.

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

Prof. Flávio Macedo Cunha

Sub-coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Sidney Nicodemos da Silva

Sub-coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Srª. Marina Conceição M. da Silveira

Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II

 

Srª. Valéria Teixeira Rezende

Representante do NAE da Graduação - Campus II

 

Nilza Helena de Oliveira

Convidada - Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Graduação