SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ATA
DA SEXAGÉSIMA QUARTA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES DO CEFET-MG. No dia 1º de setembro de dois mil e dez, às quatorze
horas, na sala de reunião da Congregação do Campus II do CEFET-MG, realizou-se a
Sexagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª
Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; prof. Felipe Dias Paiva, Sub-coordenador do Curso de Administração; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador do Curso Engenharia de Automação Industrial; prof. Claudinei Rezende Calado,
Coordenador do Curso de Química Tecnológica; profª. Cristina Duarte Murta,
Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof.
Leonardo Lacerda Alves, Coordenador
do Curso de Engenharia de Computação –
Timóteo; prof. Lindolpho Oliveira de Araujo Jr., Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; prof. Flávio Macedo Cunha, Representante
da Coordenação de Engenharia Elétrica; prof. Sidney Nicodemos da Silva, Sub-coordenador
do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri,
Coordenador do Curso de Engenharia
Mecânica; srª. Marina Conceição M. da Silveira, Chefe da Divisão
de Registro Escolar da Graduação do Campus II; srª. Valéria Teixeira Rezende, Representante do NAE da Graduação - Campus II;
Nilza Helena de Oliveira, convidada. Justificaram a ausência: prof.
José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas;
prof. Marcos Gonçalves Rios, Coordenador do Curso de Tecnologia em
Normalização e Qualidade Industrial; profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora
do Curso de Engenharia Ambiental; profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora
do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. José Geraldo Pedrosa, Coordenador
do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; prof. Renato de
Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof.
Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em
Radiologia. Foi registrada, inicialmente, a presença de 9 (nove)
membros. Foi realizada às quatorze horas a
Abertura da Sexagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores.
A Presidente declarou aberta a sessão,
colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 62ª e 63ª reuniões do Fórum dos
Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI Semana de
Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4) Plano de
Ensino; 5) Atividades Complementares; 6) Avaliação Institucional e de Cursos;
7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática
Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. Com 8 (oito)
votos favoráveis e 1 (uma) abstenção a
proposta de pauta foi reformulada,
apresentando a seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 62ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI
Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4)
Atividades Complementares; 5) Avaliação Institucional e de Cursos; 6) Plano de
Ensino; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de
Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a pedagoga Nilza Helena de
Oliveira, que assumiu, recentemente, a Coordenação Geral de Desenvolvimento
da Graduação e pediu aos coordenadores que ela participasse da reunião para se
inteirar dos assuntos em andamento. 1)
Aprovação da ata da 62ª Reuniões
do Fórum dos Coordenadores: após ser
analisada pelo plenário, a ata da 62ª Reunião do Fórum dos Coordenadores foi
aprovada com 8 (oito) votos favoráveis, nenhum contra e 1 (uma) abstenção. 2)
Informes da Presidente e dos Coordenadores. A profª. Ivete Peixoto
Pinheiro Silva informou: a) A compra de livros para o acervo da
graduação estava sendo finalizada e que brevemente seria iniciado novo processo de compra. Pediu aos
coordenadores que verifiquem os livros que chegaram antes de fazer a nova
solicitação. b) Recebeu, hoje, o OF. CIRC.MEC/INEP/ DAES/CONAES 000074,
com a comunicação da definição do Núcleo Docente Estruturante (NDE),
atualização do PDI e PPC e retificação dos Instrumentos de Avaliação. O ofício
estabelece que o NDE deva ser constituído por membros do corpo docente do
curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo e que atuem sobre o
desenvolvimento do curso; define, também, as atribuições do NDE. A profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou, aos cursos que ainda não possuem o
NDE, providências para sua nomeação. c) foi publicado o Edital n. 93/2010,
de 31 de agosto de 2010, para seleção interna de projetos a serem enviados ao MEC para criação de novos grupos
no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). A Presidente solicitou
ampla divulgação aos professores e enfatizou que o prazo para envio da
proposta, dia 3 de setembro, é muito exíguo em função dos prazos estabelecidos
pelo Edital n. 09/2010 MEC/SESu/SECAD - PET 2010. 3) VI Semana de Ciência
& Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação – A profª. Ivete
Peixoto Pinheiro Silva apresentou uma tabela com o resumo dos espaços
físicos para a realização dos eventos durante a VI Semana de Ciência &
Tecnologia. Informou que, até o momento,
apenas os cursos de Administração e o de Engenharia da Computação solicitaram reservas
dos auditórios. O curso de Administração realizará a Semana da Administração,
do dia 18 até 21 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório do Campus II.
A Engenharia de Computação pretende realizar o Seminário do curso, nos dias 19
a 21 de outubro, no período da tarde, nos auditórios do prédio de Engenharia de
Computação e nos dias 20 e 21, pela manhã, no auditório do Campus II. Após
ampla discussão, os coordenadores apresentaram a proposta de encaminhar ao
Conselho de Graduação a solicitação de cancelamento das aulas nos dias 20, 21 e
22 de outubro, de tal forma que os alunos possam participar ativamente das
atividades programadas, além de dar a possibilidade de um aluno participar dos
eventos organizados por outro curso, aumentando a multidisciplinaridade do
evento. A profª. Cristina Duarte Murta solicitou que a apresentação dos
Seminários dos Programas de Bolsas Institucionais, PIBIC e PIBITI, fosse realizada
por meio de pôsteres e não na forma oral, como previsto pela organização. Considera que os pôsteres dão maior
visibilidade ao evento e permitem que os alunos da graduação conheçam os trabalhos
de pesquisa desenvolvidos pelos colegas, uma vez que seu tempo de exposição é maior que o da apresentação oral. A profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva
ficou de encaminhar
a solicitação à equipe organizadora da Semana, vinculada à DPPG. Outra
discussão foi sobre a certificação das atividades desenvolvidas no II Encontro
dos Alunos da Graduação. Ocorreu um grande debate sobre a forma certificação e o percentual de frequência dos
alunos no mesmo. Ficou
acordado entre os participantes que a certificação deveria ser realizada por
palestra e que os Coordenadores dos Cursos ficariam responsáveis pela emissão do cerificado. 4)
Atividades Complementares – a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva
informou que os coordenadores dos cursos de Engenharia de Computação e
Administração tinham manifestado para a Diretoria de Graduação a preocupação com
o número de horas de atividades complementares previstas nos Projetos
Pedagógicos de Cursos e os valores estabelecidos pela Resolução CEPE-024/08.
Por se tratar de um assunto de interesse comum, seria interessante que o Fórum
debatesse a questão das atividades complementares para integralização
curricular dos cursos de graduação. O plenário discutiu o artigo 10 da
CEPE-024/08 e apresentou algumas sugestões de modificação, dentre elas: a)
que cada semestre de Iniciação Científica e Tecnológica comprovada mudasse
de 60 horas-aula ou 4 créditos para 120 horas-aula ou 8 créditos, e que a
carga-horária máxima em atividades de iniciação científica que pudesse ser
integralizada para fins de obtenção do diploma fosse de 360 horas-aula ou 24
créditos; b) que cada semestre de Monitoria comprovada mudasse de
30 horas-aula ou 2 créditos para 45 horas-aula ou 3 créditos, e que a
carga-horária máxima em atividades de monitoria que pudesse ser integralizada
para fins de obtenção do diploma fosse de 180 horas-aula ou 12 créditos; c) que
cada semestre de Atividade de Extensão Comunitária comprovada mudasse de
30 horas-aula ou 2 créditos para 45 horas-aula ou 3 créditos, e que a
carga-horária máxima em atividades de monitoria que pudesse ser integralizada
para fins de obtenção do diploma mudasse de 120 horas-aula ou 8 créditos, para 180
horas-aula ou 12 créditos; d) que a Atividade Curricular Complementar
comprovada não tivesse carga-horária estabelecida por semestre e que a
carga-horária máxima em atividades curriculares complementares para fins de
obtenção do diploma mudasse de 120 horas-aula ou 8 créditos, para 240
horas-aula ou 16 créditos;
e) que a Atividade de Prática Profissional comprovada não tivesse
carga-horária estabelecida por semestre e que a carga-horária máxima em
atividades curriculares complementares para fins de obtenção do diploma mudasse
de 90 horas-aula ou 6 créditos, para 240 horas-aula ou 16 créditos. A profª. Cristina Duarte Murta argumentou que
nenhuma atividade deveria ter carga-horária máxima para fins de obtenção do diploma,
que o aluno deveria ter o direito de escolher a atividade complementar
desejada, sem nenhuma restrição ao tipo da atividade. Além desta proposta, e como
conclusão do tema, o Fórum considerou prematuro decidir acerca de alterações na
CEPE 24 antes de uma análise mais profunda do impacto das mudanças nos projetos
pedagógicos, bem como da análise de outras alterações que poderiam ser
desejáveis na CEPE 24, o item em questão será, portanto, discutido na próxima
reunião. Após discussão no Fórum dos Coordenadores a proposta será encaminha ao
Conselho de Graduação, para apreciação e providências. Os itens a seguir serão
discutidos em uma próxima reunião: 5) Avaliação Institucional e de Cursos;
6) Plano de Ensino; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da
Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A
Presidente encerrou a reunião às 17 (dezessete) horas e 50 (cinquenta) minutos,
lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pela
Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte 1º
de setembro de 2010.
Profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva
Presidente do Fórum dos Coordenadores
Profª. Ana Maria Nápoles Villela
Coordenadora do Curso de Letras
Prof. Felipe Dias Paiva
Sub-coordenador do Curso de Administração
Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos
Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial
Prof. Claudinei Rezende Calado
Coordenador do Curso de Química Tecnológica
Profª. Cristina Duarte Murta
Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte
Prof. Leonardo Lacerda Alves
Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo
Prof. Lindolpho Oliveira de Araujo Jr.
Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação
Prof. Flávio Macedo Cunha
Sub-coordenador do Curso de Engenharia Elétrica
Prof. Sidney Nicodemos da Silva
Sub-coordenador do Curso de Engenharia de Materiais
Prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica
Srª. Marina Conceição M. da Silveira
Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II
Srª. Valéria Teixeira Rezende
Representante do NAE da Graduação - Campus II
Nilza Helena de Oliveira
Convidada - Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Graduação