SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

 

ATA DA SEXAGÉSIMA QUINTA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES DO CEFET-MG. No dia 6 de outubro de dois mil e dez, às quatorze horas e trinta minutos, na sala dos Conselhos Superiores do Campus I do CEFET-MG, realizou-se a Sexagésima Quinta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; prof. Felipe Dias Paiva, Coordenador do Curso de Administração; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo; prof. Flávio Macedo Cunha, Sub-coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; srª. Marina Conceição M. da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II; srª. Valéria Teixeira Rezende, Representante do NAE da Graduação - Campus II; srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação, convidada. Justificaram a ausência: profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora de Engenharia de Produção Civil; profª. Cristina Duarte Murta, Coordenadora de Engenharia de Computação-Belo Horizonte; o prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador de Engenharia de Materiais. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros. Foi realizada às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da Sexagésima Quinta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 63ª e 64ª reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4) Previsão de turmas extras e disciplinas optativas; 5) Proposta de alterações na CEPE 024/08; 6) Mobilidade Acadêmica; 7) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. Com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade) a proposta de pauta foi reformulada, adquirindo a seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 64ª reunião do Fórum dos Coordenadores;  2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) Avaliação Institucional; 4) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 5) Previsão de turmas extras e disciplinas optativas; 6) Proposta de alterações na CEPE 024/08; 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. 1) Aprovação da ata da 64ª Reunião do Fórum dos Coordenadores – Após ser analisada pelo plenário, a ata da 64ª Reunião do Fórum dos Coordenadores foi aprovada com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade). 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores – A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou sobre a avaliação in loco do curso de Administração ocorrida nos dias 3 e 4 de outubro, destacando alguns aspectos do processo de avaliação: a) foi disponibilizada uma sala de trabalho para os avaliadores; b) a entrevista com professores, alunos e funcionários foi tranqüila; c) constataram-se falhas nas pastas dos professores como, por exemplo, a ausência de títulos, pois na maioria das vezes os professores não substituem declaração provisória de conclusão de curso pelo diploma; d) verificou-se muito rigor dos avaliadores que conferiram pasta por pasta, as quais devem conter dados como a carga horária, o regime de trabalho, a produção científica dos professores; e) os avaliadores se mostraram compreensíveis, permitindo completar os documentos que comprovam titulação de algumas pastas. O prof. Felipe Dias Paiva complementou que foi muito importante a reunião preparatória para a avaliação, realizada com alunos e professores, destacando também o apoio dos diversos setores e empenho dos professores e funcionários na preparação do processo de avaliação. A TAE Marina Conceição M. da Silveira informou que: a) foi tranqüila a visita dos avaliadores do curso de Administração à Seção de Registros Escolares; b) a solicitação da matrícula será realizada em fevereiro, depois das férias dos docentes, sendo necessário que os coordenadores fechem os dados com a SRE até o dia 30 de dezembro; c) A TAE Valéria Teixeira Rezende informou que: a) a Assistente Social Marlúcia participou de um curso na Universidade do Porto e que obteve muito boa impressão da estrutura e organização da referida Universidade; b) será importante realizar mais de uma aula inaugural da Graduação, pois, na última aula, o auditório do Campus I não comportou adequadamente o número de alunos. 3) Avaliação Institucional – A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que, como já havia sido divulgado no sítio eletrônico do CEFET-MG, a avaliação externa ocorrerá no período de 18 a 21 de outubro de 2010 e que já havia recebido uma mensagem do Presidente da Comissão de Avaliação informando os nomes dos membros da Comissão: Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti (Presidente da Comissão, professor do UNIFAE-São João da Boa Vista (SP), graduado em Comunicação Social – Jornalismo); Prof. Dr. Elve Miguel Cenci (professor da Universidade Estadual de Londrina; graduado em Filosofia) e Prof. Dr. Arnaldo Nogaro (professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim (RS); graduado em Filosofia).  Ressaltou que a Comissão é composta por dois professores da rede privada e um da rede pública estadual e que, lamentavelmente, nenhum dos membros é oriundo da rede pública federal e/ou tem formação e atuação na área das engenharias, lembrando que na primeira comissão um dos membros era oriundo da UTFPR, portanto, tinha conhecimento da realidade dos CEFET.  Informou ainda, que de acordo com a agenda proposta pela referida Comissão está prevista uma reunião com os coordenadores de curso no dia 18 de outubro às 17h30min e com os docentes às 19h. Concluindo, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou o empenho de todos na preparação para avaliação institucional, chamando a atenção para uma revisão cuidadosa dos itens das pastas dos professores. Não havendo dúvidas a respeito da avaliação institucional, passou-se para o próximo item da pauta. 4) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação – a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que a sugestão da profª. Cristina Duarte Murta na última reunião do Fórum de que a apresentação dos Seminários dos Programas de Bolsas Institucionais (PIBIC e PIBITI) na Semana de Ciência e Tecnologia, fossem realizadas por meio de pôsteres não será possível, terá que ser através de exposição oral, devido à exigência da Comissão Externa de Avaliadores da CAPES. O prof. Moacir irá disponibilizar 4 (quatro) salas para apresentação oral do Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) e o auditório do prédio 12 estará disponível para os seminários dos cursos de graduação. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu também que: a) a DPPG não assumirá os seminários dos cursos; ligado a essa questão, o prof. Felipe Dias Paiva ressaltou a necessidade de apoio financeiro às coordenações para a realização das atividades. b) o presidente da comissão do seminário e o coordenador do curso são os responsáveis pelo controle de presença e pela emissão dos certificados aos participantes do seminário; c) a DIRGRAD providenciará junto a Comunicação Social a impressão do formulário padrão dos certificados, que em caso de sobras, podem ser aproveitadas para certificar outros eventos. Após a discussão de como deveria ser feita o controle e a certificação chegou-se ao consenso de que a lista de presença deverá exigir os seguintes dados: nome legível, matrícula, curso e assinatura. Quanto ao certificado, o prof. Felipe Dias Paiva disse que a Coordenação de Administração irá emitir um certificado único, contendo no verso o nome e a carga horária das atividades em que o participante esteve presente durante a Semana de Ciência & Tecnologia. Com o folder do seminário do Curso de Química Tecnológica em mãos, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou que a programação das coordenações seja divulgada através de folder e do sítio eletrônico do curso e que seja também encaminhada à DIRGRAD. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva enfatizou a importância do evento para a Graduação, solicitando o apoio de todos os professores. O prof. Leonardo Lacerda Alves solicitou que fosse avaliada a possibilidade de realização da Mostra da Graduação de 2011 próxima a Semana de Ciência & Tecnologia, facilitando a participação dos alunos e professores do interior; solicitou também que a Mostra fosse descentralizada, de modo que a Mostra realizada no interior desse visibilidade aos cursos ofertados em Belo Horizonte, pois a probabilidade do público do interior se interessar pelos cursos de Belo Horizonte é maior que a do público de Belo Horizonte se interessar pelo(s) curso(s) ofertado no interior. 5) Previsão de turmas extras e disciplinas optativas – a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que a profª Tatiana Leal de Barros, do DFM, precisa, com urgência, que os coordenadores dos cursos se reúnam para definir a previsão de turmas extras e disciplinas optativas. Essa definição é necessária para que o DFM possa fazer o levantamento de professores substitutos, tendo em vista o Edital de processo seletivo para contratação de professores substitutos para o ano letivo de 2011 que será publicado até o final de outubro. 6) Proposta de alterações na CEPE 024/08 – Dando continuidade à discussão iniciada na 64ª reunião, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva abriu o arquivo eletrônico da proposta de alteração ao Art. 10 da CEPE 024/08 apresentada pelo prof. Flávio Macedo Cunha e encaminhada, via correio eletrônico, aos membros do Fórum. Tal proposta foi amplamente debatida pelo plenário e a redação final dos itens que compõem o Art. 10 da CEPE 024/08 ficou da seguinte forma: I. Iniciação Científica e Tecnológica: cada semestre de iniciação científica e tecnológica comprovada corresponde a 120 horas-aula ou 8 créditos, se for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância competente. A carga-horária máxima em atividades de iniciação científica que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é no máximo, 80% da carga-horária de Atividade Complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso. II. Monitoria: cada semestre de monitoria comprovada, em disciplinas dos cursos superiores do CEFET-MG, corresponde a 45 horas-aula ou 3 créditos, se a monitoria for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância competente. A carga-horária máxima em atividades de monitoria que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é de, no máximo, 80% da carga-horária de atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso. III. Atividade de Extensão Comunitária: a carga-horária máxima em atividades de extensão comunitária que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é até 50% da carga-horária de atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância competente.  IV. Atividade Curricular Complementar: a carga-horária máxima de outras atividades curriculares que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é até 100% da carga-horária de atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância competente. V. Atividade Complementar de Prática Profissional: a carga-horária máxima em atividades de prática profissional que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é no máximo, 50% da carga-horária de atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância competente. Durante o debate houve duas propostas de percentual para integralização da carga horária de Atividade de Extensão Comunitária: 50% e 60%; colocado em votação, obteve-se o seguinte resultado: 50% (5 votos), 60% (4 votos) e nenhuma abstenção. Também houve duas propostas de percentual para integralização da carga horária de Atividade Complementar de Prática Profissional; colocado em votação, obteve-se o seguinte resultado: 50% (5 votos), 60% (4 votos) e nenhuma abstenção. Concluindo o debate colocou-se em votação a redação final da proposta de alteração do Art. 10 da CEPE 024, a ser encaminhada ao Conselho de Graduação, obteve-se 9 votos favoráveis, nenhum voto contra e nenhuma abstenção. Os itens a seguir serão discutidos em uma próxima reunião: 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A Presidente encerrou a reunião às 17 (dezessete) horas e 50 (cinqüenta) minutos, lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 6 de setembro de 2010.

 

 

Profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Fórum dos Coordenadores

 

Profª. Ana Maria Nápoles Villela

Letras

 

Prof. Felipe Dias Paiva

Administração

 

Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos

Engenharia de Automação Industrial

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Química Tecnológica

 

Prof. Flávio Macedo Cunha

Engenharia Elétrica

 

Prof. José Fernando Ganime

Engenharia de Minas

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Engenharia de Computação – Timóteo

 

Prof. Wanderley dos Santos Roberto

Tecnologia em Radiologia

 

Srª. Marina Conceição M. da Silveira

Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II

 

Srª. Valéria Teixeira Rezende

Representante do NAE da Graduação - Campus II

 

Srª. Nilza Helena de Oliveira

Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação - convidada.