SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ATA DA SEXAGÉSIMA QUINTA REUNIÃO DO FÓRUM DOS COORDENADORES
DO CEFET-MG. No dia 6
de outubro de dois mil e dez, às quatorze horas e trinta minutos, na sala dos
Conselhos Superiores do Campus I do CEFET-MG, realizou-se a Sexagésima Quinta Reunião
do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª Ivete Peixoto
Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes
os seguintes membros: profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora
do Curso de Letras; prof. Felipe Dias Paiva, Coordenador do Curso
de Administração; prof. Carlos Alberto Domingos Ramos, Coordenador
do Curso de Engenharia de Automação Industrial; prof. Claudinei Rezende
Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; prof.
José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de
Minas prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia
de Computação – Timóteo; prof. Flávio Macedo Cunha, Sub-coordenador do
Curso de Engenharia Elétrica; prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador
do Curso de Tecnologia em Radiologia; srª. Marina Conceição M. da
Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do
Campus II; srª. Valéria Teixeira Rezende, Representante do NAE da
Graduação - Campus II; srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral
de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação, convidada. Justificaram a ausência: profª.
Cristina Guimarães César, Coordenadora de Engenharia de Produção Civil;
profª. Cristina Duarte Murta, Coordenadora de Engenharia de
Computação-Belo Horizonte; o prof. Nilton da Silva Maia, Coordenador de
Engenharia de Materiais. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez)
membros. Foi realizada às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da
Sexagésima Quinta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente
declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a
reunião: 1) Aprovação das atas da 63ª e 64ª reuniões do Fórum dos
Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores; 3) VI Semana de
Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 4) Previsão de
turmas extras e disciplinas optativas; 5) Proposta de alterações na CEPE
024/08; 6) Mobilidade Acadêmica; 7) Proposta do Regulamento da Atividade de
Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. Com 10 (dez)
votos favoráveis (unanimidade) a proposta de pauta foi reformulada, adquirindo
a seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 64ª reunião do Fórum dos Coordenadores;
2) Informes da Presidente e dos
Coordenadores; 3) Avaliação Institucional; 4) VI Semana de Ciência &
Tecnologia e II Encontro dos Alunos da Graduação; 5) Previsão de turmas extras
e disciplinas optativas; 6) Proposta de alterações na CEPE 024/08; 7)
Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática
Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. 1) Aprovação da ata da
64ª Reunião do Fórum dos Coordenadores – Após ser analisada pelo plenário,
a ata da 64ª Reunião do Fórum dos Coordenadores foi aprovada com 10 (dez) votos
favoráveis (unanimidade). 2) Informes da Presidente e dos Coordenadores – A
profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou sobre a avaliação in loco do
curso de Administração ocorrida nos dias 3 e 4 de outubro, destacando
alguns aspectos do processo de avaliação: a) foi disponibilizada uma
sala de trabalho para os avaliadores; b) a entrevista com professores,
alunos e funcionários foi tranqüila; c) constataram-se falhas nas pastas
dos professores como, por exemplo, a ausência de títulos, pois na maioria das
vezes os professores não substituem declaração provisória de conclusão de curso
pelo diploma; d) verificou-se muito rigor dos avaliadores que conferiram
pasta por pasta, as quais devem conter dados como a carga horária, o regime de
trabalho, a produção científica dos professores; e) os avaliadores se mostraram
compreensíveis, permitindo completar os documentos que comprovam titulação de
algumas pastas. O prof. Felipe Dias Paiva complementou que foi muito importante
a reunião preparatória para a avaliação, realizada com alunos e professores,
destacando também o apoio dos diversos setores e empenho dos professores e
funcionários na preparação do processo de avaliação. A TAE Marina
Conceição M. da Silveira informou que: a) foi tranqüila a
visita dos avaliadores do curso de Administração à Seção de Registros
Escolares; b) a solicitação da matrícula será realizada em fevereiro,
depois das férias dos docentes, sendo necessário que os coordenadores fechem os
dados com a SRE até o dia 30 de dezembro; c) A TAE Valéria
Teixeira Rezende informou que: a) a Assistente Social Marlúcia
participou de um curso na Universidade do Porto e que obteve muito boa
impressão da estrutura e organização da referida Universidade; b) será
importante realizar mais de uma aula inaugural da Graduação, pois, na última
aula, o auditório do Campus I não comportou adequadamente o número de alunos. 3)
Avaliação Institucional – A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou
que, como já havia sido divulgado no sítio eletrônico do CEFET-MG, a avaliação
externa ocorrerá no período de 18 a 21 de outubro de 2010 e que já havia
recebido uma mensagem do Presidente da Comissão de Avaliação informando os nomes
dos membros da Comissão: Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti (Presidente
da Comissão, professor do UNIFAE-São João da Boa Vista (SP), graduado em
Comunicação Social – Jornalismo); Prof. Dr. Elve Miguel Cenci (professor
da Universidade Estadual de Londrina; graduado em Filosofia) e Prof. Dr.
Arnaldo Nogaro (professor da Universidade Regional Integrada do Alto
Uruguai e das Missões – Erechim (RS); graduado em Filosofia). Ressaltou que a
Comissão é composta por dois professores da rede privada e um da rede pública
estadual e que, lamentavelmente, nenhum dos membros é oriundo da rede pública
federal e/ou tem formação e atuação na área das engenharias, lembrando que na
primeira comissão um dos membros era oriundo da UTFPR, portanto, tinha
conhecimento da realidade dos CEFET. Informou ainda, que de acordo com
a agenda proposta pela referida Comissão está prevista uma reunião com os
coordenadores de curso no dia 18 de outubro às 17h30min e com os docentes às
19h. Concluindo, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou o
empenho de todos na preparação para avaliação institucional, chamando a atenção
para uma revisão cuidadosa dos itens das pastas dos professores. Não havendo
dúvidas a respeito da avaliação institucional, passou-se para o próximo item da
pauta. 4) VI Semana de Ciência & Tecnologia e II Encontro dos Alunos da
Graduação – a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que a
sugestão da profª. Cristina Duarte Murta na última reunião do Fórum de
que a apresentação dos Seminários dos Programas de Bolsas Institucionais (PIBIC
e PIBITI) na Semana de Ciência e Tecnologia, fossem realizadas por meio de
pôsteres não será possível, terá que ser através de exposição oral, devido à
exigência da Comissão Externa de Avaliadores da CAPES. O prof. Moacir irá
disponibilizar 4 (quatro) salas para apresentação oral do Seminário de
Iniciação Científica (PIBIC) e o auditório do prédio 12 estará disponível para
os seminários dos cursos de graduação. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva
esclareceu também que: a) a DPPG não assumirá os seminários dos cursos; ligado
a essa questão, o prof. Felipe Dias Paiva ressaltou a necessidade de
apoio financeiro às coordenações para a realização das atividades. b) o
presidente da comissão do seminário e o coordenador do curso são os
responsáveis pelo controle de presença e pela emissão dos certificados aos
participantes do seminário; c) a DIRGRAD providenciará junto a
Comunicação Social a impressão do formulário padrão dos certificados, que em
caso de sobras, podem ser aproveitadas para certificar outros eventos. Após a
discussão de como deveria ser feita o controle e a certificação chegou-se ao
consenso de que a lista de presença deverá exigir os seguintes dados: nome
legível, matrícula, curso e assinatura. Quanto ao certificado, o prof.
Felipe Dias Paiva disse que a Coordenação de Administração irá emitir
um certificado único, contendo no verso o nome e a carga horária das atividades
em que o participante esteve presente durante a Semana de Ciência &
Tecnologia. Com o folder do seminário do Curso de Química Tecnológica em
mãos, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou que a programação
das coordenações seja divulgada através de folder e do sítio eletrônico do
curso e que seja também encaminhada à DIRGRAD. A profª. Ivete Peixoto
Pinheiro Silva enfatizou a importância do evento para a Graduação,
solicitando o apoio de todos os professores. O prof. Leonardo Lacerda Alves solicitou
que fosse avaliada a possibilidade de realização da Mostra da Graduação de 2011
próxima a Semana de Ciência & Tecnologia, facilitando a participação dos
alunos e professores do interior; solicitou também que a Mostra fosse
descentralizada, de modo que a Mostra realizada no interior desse visibilidade
aos cursos ofertados em Belo Horizonte, pois a probabilidade do público do
interior se interessar pelos cursos de Belo Horizonte é maior que a do público
de Belo Horizonte se interessar pelo(s) curso(s) ofertado no interior. 5)
Previsão de turmas extras e disciplinas optativas – a profª. Ivete
Peixoto Pinheiro Silva informou que a profª Tatiana Leal de Barros, do DFM,
precisa, com urgência, que os coordenadores dos cursos se reúnam para definir a
previsão de turmas extras e disciplinas optativas. Essa definição é necessária
para que o DFM possa fazer o levantamento de professores substitutos, tendo em
vista o Edital de processo seletivo para contratação de professores substitutos
para o ano letivo de 2011 que será publicado até o final de outubro. 6)
Proposta de alterações na CEPE 024/08 – Dando continuidade à discussão
iniciada na 64ª reunião, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva abriu o
arquivo eletrônico da proposta de alteração ao Art. 10 da CEPE 024/08 apresentada
pelo prof. Flávio Macedo Cunha e encaminhada, via correio eletrônico, aos
membros do Fórum. Tal proposta foi amplamente debatida pelo plenário e a
redação final dos itens que compõem o Art. 10 da CEPE 024/08 ficou da
seguinte forma: I. Iniciação Científica e Tecnológica: cada
semestre de iniciação científica e tecnológica comprovada corresponde a 120
horas-aula ou 8 créditos, se for realizada de acordo com as normas
estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela
instância competente. A carga-horária máxima em atividades de iniciação
científica que poderá ser integralizada para fins de obtenção do diploma é no máximo,
80% da carga-horária de Atividade Complementar exigida no Projeto Pedagógico do
Curso. II. Monitoria: cada semestre de monitoria comprovada, em
disciplinas dos cursos superiores do CEFET-MG, corresponde a 45 horas-aula ou 3
créditos, se a monitoria for realizada de acordo com as normas estabelecidas
pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela instância
competente. A carga-horária máxima em atividades de monitoria que poderá ser
integralizada para fins de obtenção do diploma é de, no máximo, 80% da
carga-horária de atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso.
III. Atividade de Extensão Comunitária: a carga-horária máxima em
atividades de extensão comunitária que poderá ser integralizada para fins de
obtenção do diploma é até 50% da carga-horária de atividade complementar
exigida no Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade for realizada de acordo
com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for
aprovado pela instância competente. IV. Atividade Curricular Complementar:
a carga-horária máxima de outras atividades curriculares que poderá ser
integralizada para fins de obtenção do diploma é até 100% da carga-horária de
atividade complementar exigida no Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade
for realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório
Técnico Final for aprovado pela instância competente. V. Atividade
Complementar de Prática Profissional: a carga-horária máxima em atividades
de prática profissional que poderá ser integralizada para fins de obtenção do
diploma é no máximo, 50% da carga-horária de atividade complementar exigida no
Projeto Pedagógico do Curso, se a atividade for realizada de acordo com as
normas estabelecidas pelo CEPE e se o Relatório Técnico Final for aprovado pela
instância competente. Durante o debate houve duas propostas de percentual para
integralização da carga horária de Atividade de Extensão Comunitária: 50%
e 60%; colocado em votação, obteve-se o seguinte resultado: 50% (5 votos), 60%
(4 votos) e nenhuma abstenção. Também houve duas propostas de percentual para
integralização da carga horária de Atividade Complementar de Prática
Profissional; colocado em votação, obteve-se o seguinte resultado: 50% (5
votos), 60% (4 votos) e nenhuma abstenção. Concluindo o debate colocou-se em
votação a redação final da proposta de alteração do Art. 10 da CEPE 024, a ser
encaminhada ao Conselho de Graduação, obteve-se 9 votos favoráveis, nenhum voto
contra e nenhuma abstenção. Os itens a seguir serão discutidos em uma próxima
reunião: 7) Mobilidade Acadêmica; 8) Proposta do Regulamento da Atividade de
Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A Presidente
encerrou a reunião às 17 (dezessete) horas e 50 (cinqüenta) minutos, lavrando a
presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pela Presidente e pelos
demais Conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, 6 de setembro de 2010.
Profª Ivete Peixoto Pinheiro Silva
Presidente do Fórum dos Coordenadores
Profª. Ana Maria Nápoles Villela
Letras
Prof. Felipe Dias Paiva
Administração
Prof. Carlos Alberto Domingos Ramos
Engenharia de Automação Industrial
Prof. Claudinei Rezende Calado
Química Tecnológica
Prof. Flávio Macedo Cunha
Engenharia Elétrica
Prof. José Fernando Ganime
Engenharia de Minas
Prof. Leonardo Lacerda Alves
Engenharia de Computação – Timóteo
Prof. Wanderley dos Santos Roberto
Tecnologia em Radiologia
Srª. Marina Conceição M. da Silveira
Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II
Srª. Valéria Teixeira Rezende
Representante do NAE da Graduação - Campus II
Srª. Nilza Helena de Oliveira
Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação - convidada.