SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ATA DA SEXAGÉSIMA SEXTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO DO CEFET-MG.
No dia 06 de dezembro
de dois mil e dez, às nove horas e quinze minutos, na sala de reunião da
Diretoria do Campus II, realizou-se a Sexagésima Sexta Reunião do Fórum dos
Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva,
Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes
membros: profª. Laíse Ferraz Correia, Coordenadora do Curso de
Administração; prof. Marcos Gonçalves Rios, Coordenador do Curso de
Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus II; prof.
Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; profª.
Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação; prof.
Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação; prof.
Márcio Matias Afonso, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof.
Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof.
Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Coordenador do Curso de Engenharia de
Controle e Automação; profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora do
Curso de Engenharia Ambiental; prof. José Fernando Ganime,
Coordenador do Curso de Engenharia de Minas; prof. Ivan José de Santana,
Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Wagner Moreira,
Sub-coordenador do Curso de Letras; srª. Marina Conceição Moreira da
Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II; srª.
Valéria Teixeira Rezende, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino da
Graduação do Campus II; e, como convidada, srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora
Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação. Justificou a ausência: profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora
do Curso de Engenharia de Produção Civil. Foi registrada inicialmente a
presença de 10 (dez) membros. Foi realizada às nove horas e quinze minutos a Abertura
da Sexagésima Sexta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente
declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a
reunião: 1) Aprovação das atas da 63ª e 65ª Reuniões do Fórum dos
Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos
Coordenadores; 3) Calendário detalhado do ano letivo de 2011 de cursos
de graduação de Belo Horizonte e calendário de matrícula; 4) VIII
WORKSHOP da Graduação – 15 e 16 de fevereiro de 2011; 5) Proposta do
Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do
CEFET-MG; 6) Resolução de outras Atividades Complementares (Resolução
011/2010, de 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular
Complementar); 7) Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica. No item 1 a profª. Ivete Peixoto
Pinheiro Silva retirou a ata da 63ª reunião que ainda não havia sido
revisada para apreciação e aprovação do Fórum. Com 11 (onze) votos favoráveis
(unanimidade) a proposta de pauta foi aprovada na ordem apresentada pela
Presidente. 1) Aprovação da ata da 65ª Reunião do Fórum dos
Coordenadores: após análise, discussão e as devidas correções a ata da 65ª
Reunião do Fórum dos Coordenadores foi aprovada com 6 (seis) votos favoráveis,
7 (sete) abstenções e nenhum contra. 2) Informes da Presidente e dos
membros do Fórum dos Coordenadores: A) Avaliação Institucional: a profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou sobre o resultado da Avaliação
Institucional Externa realizada entre os dias 18 a 20 de outubro, em que o
CEFET-MG obteve o conceito 4. A Instituição foi bem avaliada em todos os
aspectos, porém no relatório da Comissão de Avaliação Externa, foi salientada a
necessidade de melhoria no item “comunicação”, pois o CEFET-MG não tem a Intranet
e o serviço de ouvidoria. O serviço de Intranet já estava sendo providenciado
antes da avaliação in loco e será implantado brevemente. Quanto ao
serviço de ouvidoria, o CEFET-MG conta com um eficiente canal de comunicação, o
“fale conosco”, que segundo levantamento da ASCOM recebe de vinte e cinco a
cinqüenta mensagens por dia, porém o “fale conosco” não tem o sigilo e o
atendimento personalizado que caracteriza o serviço de ouvidoria. A Comissão de
Avaliação ressaltou também que a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), no
processo de avaliação interna, aplica regularmente o instrumento de avaliação
discente e o mesmo não ocorre na avaliação dos tecnico-administrativos e dos
docentes, cujo instrumento não é aplicado com a mesma regularidade. Na próxima
gestão da CPA o formulário eletrônico utilizado na avaliação discente, será também
implantado para avaliação docente. Outro aspecto ressaltado pela Comissão de
Avaliação diz respeito à política de extensão que não tem recebido a mesma
atenção dada ao ensino e à pesquisa. Quanto a isso, a profª. Ivete Peixoto
Pinheiro Silva disse que na semana passada, o Prof. Flávio Antônio dos
Santos fez uma reunião com os chefes de departamentos para discutir uma
proposta de regulamentação do processo de tramitação dos projetos de extensão.
Tal proposta será aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e
irá agilizar o desenvolvimento de projetos de extensão na Instituição. A
Comissão de Avaliação Externa questionou também o fato de o CEFET-MG, no
primeiro semestre de 2010, contar com 39 (trinta e nove) professores com título
acadêmico de graduação dando aulas nos cursos de graduação. De acordo com as
retificações feitas no instrumento de avaliação através do Ofício Circular
MEC/INEP/DAES/CONAES 000074 de 31 de agosto de 2010, que foi encaminhado pela Diretoria de Graduação (DIRGRAD) às Coordenações
de Curso, a formação do corpo docente das universidades e centros
universitários precisa ser no mínimo em nível
pós-graduação lato sensu
(especialização). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ponderou com a
Comissão de Avaliação que o Ofício Circular MEC/INEP/DAES/CONAES 000074 era
de 31 de agosto de 2010, portanto ainda não houve prazo suficiente para que o
CEFET-MG se adaptasse às novas exigências e que nos novos editais para
contratação de professores substitutos, passou-se a exigir o título de mestrado
para lecionar nos cursos de Belo Horizonte e título de especialização para
lecionar nos cursos das unidades do interior. A Instituição tem prazo até o dia
22 de dezembro de 2010 para apresentar recurso em relação à avaliação feita
pela Comissão Externa. A
profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos coordenadores dos
cursos do interior que verificassem a possibilidade de, internamente, os professores
com pós-graduação assumirem as aulas dos professores com graduação,
principalmente nos cursos que estarão em processo de avaliação no próximo semestre. B) Núcleo Docente Estruturante (NDE): a profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse que o Ofício Circular MEC/INEP/ DAES/CONAES
000074 também fez referências ao NDE e que cada vez mais se pode perceber a
importância desse NDE. Dessa forma, os cursos que ainda não possuem o NDE,
devem fazer a indicação do NDE para que o mesmo seja nomeado por meio de portaria da
DIRGRAD. Além disso, deve-se colocar o NDE para funcionar, registrando as
reuniões em atas, uma vez que isso está
sendo item de verificação por parte das Comissões de Avaliação de Curso. A profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que, de acordo com o Ofício Circular
MEC/INEP/DAES/ CONAES 000074, o NDE constitui de um grupo de docentes, com
atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção,
consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. O NDE deve
ser constituído por um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo
docente do curso; ter, pelo menos, 60% de seus membros com formação em pós-graduação
stricto sensu; ter todos os membros com regime de trabalho de tempo
parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral. Concluindo, a
referida professora disse que o NDE tem que ter aprovação do Colegiado do Curso
e deve ser encaminhado pelo coordenador à DIRGRAD para nomeação através de
portaria. C) Semana C&T: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou
que os impressos para certificar a participação dos alunos nas atividades
desenvolvidas pelos cursos na Semana de C&T estão disponíveis na DIRGRAD e
que, até a presente data, poucos coordenadores buscaram tais impressos que
poderão ser utilizados também em outros eventos já promovidos ou a serem
promovidos pelas coordenações de curso. No caso da Semana de C&T, os
certificados deverão ser assinados pelo coordenador do curso e o responsável
pelo evento. A Coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação,
pedagoga Nilza Helena de Oliveira informou que os modelos de texto para
preenchimento dos certificados (participantes, palestrantes e organizadores) foram encaminhados para o endereço eletrônico do Fórum de Coordenadores no
final do mês de outubro. D)
Artigo 10 da Resolução CEPE-024/08: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o CEPE aprovou na íntegra as sugestões de modificações
ao artigo 10 da CEPE-024/08 discutidas inicialmente na 64ª reunião do Fórum. O
CEPE também propôs e aprovou outras alterações ao artigo 10, são elas: (a) “Atividade
Curricular Complementar” passa a ser denominada de “Outras Atividades Complementares”;
(b) “Atividade de Extensão Comunitária” passa a ser denominada “Atividade de
Extensão”. Já foi feita uma minuta de resolução, que após assinatura do Prof.
Flávio Antônio dos Santos, será encaminhada aos coordenadores de curso. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro
Silva explicou que não foi realizada
uma alteração mais abrangente da CEPE 024, porque não era possível, em curto
prazo de tempo, fazer os ajustes nos anexos que tratam da equalização das
disciplinas. Disse, ainda, que não se tem uma equalização de disciplinas bem
consolidada, pois vários cursos (Administração, Engenharia Ambiental,
Engenharia de Automação Industrial) apresentam problemas de equalização de
disciplinas. Dessa forma no início do próximo ano o processo de equalização das
disciplinas será agilizado para que outra resolução seja aprovada e substitua a
CEPE 024/08. E) Estágio não obrigatório – o prof. Claudinei Rezende Calado perguntou se a
questão do “estágio não obrigatório” como atividade complementar já foi analisada
pelo CEPE. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que a
questão ainda não foi aprovada no CEPE. De acordo com “Proposta do Regulamento da Atividade de Prática
Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG”, item 5 da pauta da
presente reunião, o
“estágio não obrigatório” será contado para integralização como Atividade de
Prática Profissional. Esta proposta deve ser aprovada na próxima reunião do
CEPE, dia 09 de dezembro. A questão do “estágio não obrigatório” como atividade
complementar foi um item polêmico no CEPE. Questionada sobre como a questão
está sendo considerada no cenário nacional, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro
Silva esclareceu que a questão está também em discussão e informou que
participará de uma oficina do Fórum de Pro-reitores de Graduação das
Universidades Brasileiras (ForGRAD), dia 08 de dezembro, em Brasília, que
discutirá a questão do estágio obrigatório e não obrigatório. Provavelmente,
nesta oficina poderá se obter uma visão mais geral de como a questão está sendo
tratada nacionalmente. A referida professora informou ainda que há uma comissão
dedicando-se ao tema desde o mês de maio. Esta comissão é coordenada pelo Prof.
Francisco Cordão e, possivelmente, o relatório do trabalho da comissão será
apresentado no referido evento. 3) Calendário detalhado do ano letivo de 2011 de cursos de
graduação de Belo Horizonte e calendário de matrícula: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro
Silva lembrou que o referido calendário será aprovado apenas no
Conselho de Graduação, não será encaminhado ao CEPE. Questionada sobre o início
do semestre letivo, a referida professora explicou que a data de início não
está em discussão, pois o calendário já foi aprovado pelo CEPE. Em seguida, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra para a srª. Marina Conceição Moreira da Silveira que apresentou o quadro síntese das
datas de matrícula via web para o 1º e para o 2º semestre de 2011 e, também, o
Calendário Letivo do 1º Semestre de 2011, para apreciação, discussão e
sugestões dos membros do Fórum dos Coordenadores. Após ampla discussão o
“Calendário Letivo do 1º Semestre de 2011”
foi aprovado com 13 (treze) votos favoráveis, 1 (uma) abstenção e nenhum
contra. O “Calendário de Matrícula” via web para o 1º e o 2º semestre de 2011
foi aprovado com 12 (doze) votos favoráveis, 1 (uma) abstenção e nenhum contra. Na discussão do calendário letivo foi definido o
cronograma de reunião da DIRGRAD com os professores dos seguintes cursos:
Administração (21/02 – tarde); Engenharia Ambiental (18/02 – manhã); Engenharia
Controle e Automação (08/02 – tarde); Engenharia de Automação Industrial (25/02
– manhã); Engenharia de Computação – Belo Horizonte (22/02 – tarde); Engenharia
de Computação – Timóteo (02/03 – tarde); Engenharia de Materiais (18/02 –
tarde); Engenharia de Minas (24/02 – tarde); Engenharia Elétrica (17/02 –
tarde); Engenharia Mecatrônica (14/02 – tarde); Letras (23/02 – manhã); Química
Tecnológica (17/02 – manhã). A
profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que a pauta da referida reunião, além de
incluir informações e orientações gerais por parte da DIRGRAD, deve contemplar
as especificidades dos cursos. Dessa forma a professora solicitou que a pauta
específica dos cursos fosse encaminhada para a pedagoga Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora
Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação. Durante a análise do
calendário de matrícula pelo plenário, discutiu-se sobre a possibilidade de as
atividades complementares serem computadas na carga horária requerida como
pré-requisito de disciplinas. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ponderou
que, como o assunto não estava em pauta, o mesmo não poderia ser votado na
presente reunião. Mas, dada a urgência de sua regulamentação antes do próximo
período de matrícula, e considerando que o Fórum de Coordenadores não teria
tempo hábil para discuti-lo antes da próxima reunião do CGRAD, a profª.
Ivete Peixoto Pinheiro Silva, considerou importante ter um posicionamento
do Fórum de Coordenadores para subsidiar a discussão do assunto que será
incluído na pauta da reunião do CGRAD no dia 15 de dezembro. Isso posto, a
maioria dos membros (84,61%) se manifestou favorável às atividades
complementares serem computadas na carga horária requerida como pré-requisito
de disciplinas. 4) VIII Workshop da Graduação – 15 e 16 de fevereiro
de 2011: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o tema do
VIII Workshop será “A avaliação da aprendizagem no ensino superior” já aprovado
no CGRAD. Esse tema surgiu do levantamento de sugestões dadas nas fichas de
avaliação dos eventos anteriores. O Workshop contará com uma palestra
proferida por um estudioso da área de avaliação e com oficinas que irão
focalizar as práticas de avaliação nos cursos de graduação do CEFET-MG, sendo
um momento oportuno para os professores que gostariam de relatar e compartilhar
suas experiências de avaliação. Como a discussão do item 4 demandou muito tempo
da presente reunião, não foi possível discutir os demais itens (6, 5 e 7) da
pauta. Dessa forma a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propôs que, em
2011, a primeira reunião do Fórum de Coordenadores fosse realizada na tarde do dia 10 de fevereiro de 2011
(quinta feira) e fez os seguintes encaminhamentos para os itens 5, 6 e 7 da
pauta: (a) Item 5 - Proposta do
Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do
CEFET-MG – A regulamentação
da Atividade de Prática Profissional é necessária para validar os créditos dos
alunos que já fizeram prática profissional. É importante que os todos façam uma
análise criteriosa do documento para facilitar a sua discussão e aprovação na
próxima reunião. (b) Item 6 - Resolução
de Outras Atividades Complementares (Resolução 011/2010, de 27 de maio de 2010
– Regulamento de Atividade Curricular Complementar) – Essa proposta foi
encaminhada pelo Prof. Felipe e foi elaborada antes das alterações no artigo 10 da
CEPE-024, sendo importante que todos façam uma análise do documento e encaminhem sugestões que deverão ser consolidadas para análise na próxima reunião.
(c) Item 7 – Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica – Esse
documento foi elaborado por uma comissão e visa regulamentar o Programa de
Mobilidade Acadêmica no âmbito dos cursos de graduação do CEFET-MG. Na
oportunidade, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que foi
publicado o Edital para seleção de alunos para Programa CEFET-MG/ANDIFES de
Mobilidade Acadêmica. As inscrições estarão abertas no período de 24/11/2010 a
17/12/2010. Serão disponibilizadas 5 (cinco) bolsas para os alunos dos cursos
de graduação, que terão duração de 1 (um) semestre letivo com valor total
correspondente a
R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). As bolsas serão concedidas somente
para os candidatos interessados na mobilidade acadêmica em IFES localizada fora
do Estado de Minas Gerais. A professora destacou que está sendo discutida, no
âmbito da ANDIFES, a possibilidade de concessão de bolsa para a mobilidade dos
estudantes em IFES localizados no interior das unidades federativas. A Presidente encerrou a reunião às
12(doze) horas e 50 (cinqüenta) minutos, lavrando a presente ata, que, após
lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte 06 de dezembro
de 2010.
Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva
Diretora de Graduação
Profª. Laíse Ferraz Correia
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração
Profª. Elizabeth Regina da Costa
Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental
Profª. Cristina Duarte Murta
Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação – BH
Prof. Leonardo Lacerda Alves
Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo
Prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Jr.
Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação
Prof. Márcio Matias Afonso
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica
Prof. Ivan José de Santana
Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental
Prof. Renato de Souza Dâmaso
Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica
Prof. Marcos Gonçalves Rios
Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial
Prof. José Fernando Ganime
Coordenador do Curso de Engenharia de Minas
Prof. Claudinei Rezende Calado
Coordenador do Curso de Química Tecnológica
Prof. Wagner Moreira
Sub-Coordenador do Curso de Letras
Srª. Valéria Teixeira Rezende
Representante do NAE da Graduação
Srª. Marina Conceição Moreira da Silveira
Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação
Srª. Nilza Helena de Oliveira
Coordenadora de Desenvolvimento da Graduação