SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

 

ATA DA SEXAGÉSIMA SEXTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG.  No dia 06 de dezembro de dois mil e dez, às nove horas e quinze minutos, na sala de reunião da Diretoria do Campus II, realizou-se a Sexagésima Sexta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Laíse Ferraz Correia, Coordenadora do Curso de Administração; prof. Marcos Gonçalves Rios, Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do Campus II; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; profª. Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação; prof. Márcio Matias Afonso, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Renato de Sousa Dâmaso, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica; prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação; profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental; prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas; prof. Ivan José de Santana, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Wagner Moreira, Sub-coordenador do Curso de Letras; srª. Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II; srª. Valéria Teixeira Rezende, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino da Graduação do Campus II; e, como convidada, srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação. Justificou a ausência: profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros. Foi realizada às nove horas e quinze minutos a Abertura da Sexagésima Sexta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 63ª e 65ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores; 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores; 3) Calendário detalhado do ano letivo de 2011 de cursos de graduação de Belo Horizonte e calendário de matrícula; 4) VIII WORKSHOP da Graduação – 15 e 16 de fevereiro de 2011; 5) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG; 6) Resolução de outras Atividades Complementares (Resolução 011/2010, de 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar); 7) Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica. No item 1 a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva retirou a ata da 63ª reunião que ainda não havia sido revisada para apreciação e aprovação do Fórum. Com 11 (onze) votos favoráveis (unanimidade) a proposta de pauta foi aprovada na ordem apresentada pela Presidente. 1) Aprovação da ata da 65ª Reunião do Fórum dos Coordenadores: após análise, discussão e as devidas correções a ata da 65ª Reunião do Fórum dos Coordenadores foi aprovada com 6 (seis) votos favoráveis, 7 (sete) abstenções e nenhum contra. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores: A) Avaliação Institucional: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou sobre o resultado da Avaliação Institucional Externa realizada entre os dias 18 a 20 de outubro, em que o CEFET-MG obteve o conceito 4. A Instituição foi bem avaliada em todos os aspectos, porém no relatório da Comissão de Avaliação Externa, foi salientada a necessidade de melhoria no item “comunicação”, pois o CEFET-MG não tem a Intranet e o serviço de ouvidoria. O serviço de Intranet já estava sendo providenciado antes da avaliação in loco e será implantado brevemente. Quanto ao serviço de ouvidoria, o CEFET-MG conta com um eficiente canal de comunicação, o “fale conosco”, que segundo levantamento da ASCOM recebe de vinte e cinco a cinqüenta mensagens por dia, porém o “fale conosco” não tem o sigilo e o atendimento personalizado que caracteriza o serviço de ouvidoria. A Comissão de Avaliação ressaltou também que a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), no processo de avaliação interna, aplica regularmente o instrumento de avaliação discente e o mesmo não ocorre na avaliação dos tecnico-administrativos e dos docentes, cujo instrumento não é aplicado com a mesma regularidade. Na próxima gestão da CPA o formulário eletrônico utilizado na avaliação discente, será também implantado para avaliação docente. Outro aspecto ressaltado pela Comissão de Avaliação diz respeito à política de extensão que não tem recebido a mesma atenção dada ao ensino e à pesquisa. Quanto a isso, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse que na semana passada, o Prof. Flávio Antônio dos Santos fez uma reunião com os chefes de departamentos para discutir uma proposta de regulamentação do processo de tramitação dos projetos de extensão. Tal proposta será aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e irá agilizar o desenvolvimento de projetos de extensão na Instituição.  A Comissão de Avaliação Externa questionou também o fato de o CEFET-MG, no primeiro semestre de 2010, contar com 39 (trinta e nove) professores com título acadêmico de graduação dando aulas nos cursos de graduação. De acordo com as retificações feitas no instrumento de avaliação através do Ofício Circular MEC/INEP/DAES/CONAES 000074 de 31 de agosto de 2010, que foi encaminhado pela Diretoria de Graduação (DIRGRAD) às Coordenações de Curso, a formação do corpo docente das universidades e centros universitários precisa ser no mínimo em nível pós-graduação lato sensu (especialização). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ponderou com a Comissão de Avaliação que o Ofício Circular MEC/INEP/DAES/CONAES 000074 era de 31 de agosto de 2010, portanto ainda não houve prazo suficiente para que o CEFET-MG se adaptasse às novas exigências e que nos novos editais para contratação de professores substitutos, passou-se a exigir o título de mestrado para lecionar nos cursos de Belo Horizonte e título de especialização para lecionar nos cursos das unidades do interior. A Instituição tem prazo até o dia 22 de dezembro de 2010 para apresentar recurso em relação à avaliação feita pela Comissão Externa.  A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos coordenadores dos cursos do interior que verificassem a possibilidade de, internamente, os professores com pós-graduação assumirem as aulas dos professores com graduação, principalmente nos cursos que estarão em processo de avaliação no próximo semestre. B) Núcleo Docente Estruturante (NDE): a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse que o Ofício Circular MEC/INEP/ DAES/CONAES 000074 também fez referências ao NDE e que cada vez mais se pode perceber a importância desse NDE. Dessa forma, os cursos que ainda não possuem o NDE, devem fazer a indicação do NDE para que o mesmo seja nomeado por meio de portaria da DIRGRAD. Além disso, deve-se colocar o NDE para funcionar, registrando as reuniões em atas, uma vez que isso está sendo item de verificação por parte das Comissões de Avaliação de Curso. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que, de acordo com o Ofício Circular MEC/INEP/DAES/ CONAES 000074, o NDE constitui de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. O NDE deve ser constituído por um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso; ter, pelo menos, 60% de seus membros com formação em pós-graduação stricto sensu; ter todos os membros com regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral. Concluindo, a referida professora disse que o NDE tem que ter aprovação do Colegiado do Curso e deve ser encaminhado pelo coordenador à DIRGRAD para nomeação através de portaria. C) Semana C&T: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que os impressos para certificar a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas pelos cursos na Semana de C&T estão disponíveis na DIRGRAD e que, até a presente data, poucos coordenadores buscaram tais impressos que poderão ser utilizados também em outros eventos já promovidos ou a serem promovidos pelas coordenações de curso.  No caso da Semana de C&T, os certificados deverão ser assinados pelo coordenador do curso e o responsável pelo evento. A Coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação, pedagoga Nilza Helena de Oliveira informou que os modelos de texto para preenchimento dos certificados (participantes, palestrantes e organizadores) foram encaminhados para o endereço eletrônico do Fórum de Coordenadores no final do mês de outubro. D) Artigo 10 da Resolução CEPE-024/08: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o CEPE aprovou na íntegra as sugestões de modificações ao artigo 10 da CEPE-024/08 discutidas inicialmente na 64ª reunião do Fórum. O CEPE também propôs e aprovou outras alterações ao artigo 10, são elas: (a) “Atividade Curricular Complementar” passa a ser denominada de “Outras Atividades Complementares”; (b) “Atividade de Extensão Comunitária” passa a ser denominada “Atividade de Extensão”. Já foi feita uma minuta de resolução, que após assinatura do Prof. Flávio Antônio dos Santos, será encaminhada aos coordenadores de curso. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que não foi realizada uma alteração mais abrangente da CEPE 024, porque não era possível, em curto prazo de tempo, fazer os ajustes nos anexos que tratam da equalização das disciplinas. Disse, ainda, que não se tem uma equalização de disciplinas bem consolidada, pois vários cursos (Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automação Industrial) apresentam problemas de equalização de disciplinas. Dessa forma no início do próximo ano o processo de equalização das disciplinas será agilizado para que outra resolução seja aprovada e substitua a CEPE 024/08. E) Estágio não obrigatório – o prof. Claudinei Rezende Calado perguntou se a questão do “estágio não obrigatório” como atividade complementar já foi analisada pelo CEPE. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que a questão ainda não foi aprovada no CEPE. De acordo com “Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG”, item 5 da pauta da presente reunião, o “estágio não obrigatório” será contado para integralização como Atividade de Prática Profissional. Esta proposta deve ser aprovada na próxima reunião do CEPE, dia 09 de dezembro. A questão do “estágio não obrigatório” como atividade complementar foi um item polêmico no CEPE. Questionada sobre como a questão está sendo considerada no cenário nacional, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que a questão está também em discussão e informou que participará de uma oficina do Fórum de Pro-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGRAD), dia 08 de dezembro, em Brasília, que discutirá a questão do estágio obrigatório e não obrigatório. Provavelmente, nesta oficina poderá se obter uma visão mais geral de como a questão está sendo tratada nacionalmente. A referida professora informou ainda que há uma comissão dedicando-se ao tema desde o mês de maio. Esta comissão é coordenada pelo Prof. Francisco Cordão e, possivelmente, o relatório do trabalho da comissão será apresentado no referido evento. 3) Calendário detalhado do ano letivo de 2011 de cursos de graduação de Belo Horizonte e calendário de matrícula: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva lembrou que o referido calendário será aprovado apenas no Conselho de Graduação, não será encaminhado ao CEPE. Questionada sobre o início do semestre letivo, a referida professora explicou que a data de início não está em discussão, pois o calendário já foi aprovado pelo CEPE.  Em seguida, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra para a srª. Marina Conceição Moreira da Silveira que apresentou o quadro síntese das datas de matrícula via web para o 1º e para o 2º semestre de 2011 e, também, o Calendário Letivo do 1º Semestre de 2011, para apreciação, discussão e sugestões dos membros do Fórum dos Coordenadores. Após ampla discussão o “Calendário Letivo do 1º Semestre de 2011” foi aprovado com 13 (treze) votos favoráveis, 1 (uma) abstenção e nenhum contra. O “Calendário de Matrícula” via web para o 1º e o 2º semestre de 2011 foi aprovado com 12 (doze) votos favoráveis, 1 (uma) abstenção e nenhum contra. Na discussão do calendário letivo foi definido o cronograma de reunião da DIRGRAD com os professores dos seguintes cursos: Administração (21/02 – tarde); Engenharia Ambiental (18/02 – manhã); Engenharia Controle e Automação (08/02 – tarde); Engenharia de Automação Industrial (25/02 – manhã); Engenharia de Computação – Belo Horizonte (22/02 – tarde); Engenharia de Computação – Timóteo (02/03 – tarde); Engenharia de Materiais (18/02 – tarde); Engenharia de Minas (24/02 – tarde); Engenharia Elétrica (17/02 – tarde); Engenharia Mecatrônica (14/02 – tarde); Letras (23/02 – manhã); Química Tecnológica (17/02 – manhã). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que a pauta da referida reunião, além de incluir informações e orientações gerais por parte da DIRGRAD, deve contemplar as especificidades dos cursos. Dessa forma a professora solicitou que a pauta específica dos cursos fosse encaminhada para a pedagoga Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação. Durante a análise do calendário de matrícula pelo plenário, discutiu-se sobre a possibilidade de as atividades complementares serem computadas na carga horária requerida como pré-requisito de disciplinas. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva ponderou que, como o assunto não estava em pauta, o mesmo não poderia ser votado na presente reunião. Mas, dada a urgência de sua regulamentação antes do próximo período de matrícula, e considerando que o Fórum de Coordenadores não teria tempo hábil para discuti-lo antes da próxima reunião do CGRAD, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, considerou importante ter um posicionamento do Fórum de Coordenadores para subsidiar a discussão do assunto que será incluído na pauta da reunião do CGRAD no dia 15 de dezembro. Isso posto, a maioria dos membros (84,61%) se manifestou favorável às atividades complementares serem computadas na carga horária requerida como pré-requisito de disciplinas. 4) VIII Workshop da Graduação – 15 e 16 de fevereiro de 2011: a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o tema do VIII Workshop será “A avaliação da aprendizagem no ensino superior” já aprovado no CGRAD. Esse tema surgiu do levantamento de sugestões dadas nas fichas de avaliação dos eventos anteriores.  O Workshop contará com uma palestra proferida por um estudioso da área de avaliação e com oficinas que irão focalizar as práticas de avaliação nos cursos de graduação do CEFET-MG, sendo um momento oportuno para os professores que gostariam de relatar e compartilhar suas experiências de avaliação. Como a discussão do item 4 demandou muito tempo da presente reunião, não foi possível discutir os demais itens (6, 5 e 7) da pauta. Dessa forma a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propôs que, em 2011, a primeira reunião do Fórum de Coordenadores fosse realizada na tarde do dia 10 de fevereiro de 2011 (quinta feira) e fez os seguintes encaminhamentos para os itens 5, 6 e 7 da pauta: (a) Item 5 - Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG – A regulamentação da Atividade de Prática Profissional é necessária para validar os créditos dos alunos que já fizeram prática profissional. É importante que os todos façam uma análise criteriosa do documento para facilitar a sua discussão e aprovação na próxima reunião. (b) Item 6 - Resolução de Outras Atividades Complementares (Resolução 011/2010, de 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar) – Essa proposta foi encaminhada pelo Prof. Felipe e foi elaborada antes das alterações no artigo 10 da CEPE-024, sendo importante que todos façam uma análise do documento e encaminhem sugestões que deverão ser consolidadas para análise na próxima reunião. (c) Item 7 – Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica – Esse documento foi elaborado por uma comissão e visa regulamentar o Programa de Mobilidade Acadêmica no âmbito dos cursos de graduação do CEFET-MG. Na oportunidade, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que foi publicado o Edital para seleção de alunos para Programa CEFET-MG/ANDIFES de Mobilidade Acadêmica. As inscrições estarão abertas no período de 24/11/2010 a 17/12/2010.  Serão disponibilizadas 5 (cinco) bolsas para os alunos dos cursos de graduação, que terão duração de 1 (um) semestre letivo com valor total correspondente a
R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). As bolsas serão concedidas somente para os candidatos interessados na mobilidade acadêmica em IFES localizada fora do Estado de Minas Gerais. A professora destacou que está sendo discutida, no âmbito da ANDIFES, a possibilidade de concessão de bolsa para a mobilidade dos estudantes em IFES localizados no interior das unidades federativas.  
A Presidente encerrou a reunião às 12(doze) horas e 50 (cinqüenta) minutos, lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte 06 de dezembro de 2010.

 

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Profª. Laíse Ferraz Correia

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração

 

Profª. Elizabeth Regina da Costa

Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental

 

Profª. Cristina Duarte Murta

Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação – BH

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Jr.

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação

 

Prof. Márcio Matias Afonso

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Ivan José de Santana

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental

 

Prof. Renato de Souza Dâmaso

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica

 

Prof. Marcos Gonçalves Rios

Coordenador do Curso de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial

 

Prof. José Fernando Ganime

Coordenador do Curso de Engenharia de Minas

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. Wagner Moreira

Sub-Coordenador do Curso de Letras

 

Srª. Valéria Teixeira Rezende

Representante do NAE da Graduação

 

Srª. Marina Conceição Moreira da Silveira

Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação

 

Srª. Nilza Helena de Oliveira

Coordenadora de Desenvolvimento da Graduação