SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

 

ATA DA SEXAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 16 de março de dois mil e onze, às quatorze horas e trinta minutos, na sala de professores, no 2º andar do Prédio Escolar, Campus I, realizou-se a Sexagésima Oitava Reunião do Fórum de Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum de Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Felipe Dias Paiva, Representante do Curso de Administração; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação; prof. Alex-Sander Amável Luiz, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; srª. Valéria Teixeira Rezende, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino da Graduação do Campus II; prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas; prof. Ivan José de Santana, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; e, como convidada, srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação. Justificaram a ausência: profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental; prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; prof. Wanderley dos Santos Roberto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Radiologia; srª. Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Divisão de Registro Escolar da Graduação do Campus II, profª. Cristina Duarte Murta, Coordenadora do Curso de engenharia de Computação e profª. Cristina Guimarães César. Foi registrada, inicialmente, a presença de 08 (oito) membros. Foi realizada às quatorze horas e quarenta e três minutos a Abertura da Sexagésima Oitava Reunião do Fórum de Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 66ª e 67ª Reuniões do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum de Coordenadores. 3) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. 4) Resolução para outras atividades complementares (Resolução 011/2009, 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar). 5) Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica. Com 09 (nove) votos favoráveis (unanimidade) a proposta de pauta foi reformulada, apresentando a seguinte ordem: 1) Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Resolução para outras atividades complementares (Resolução 011/2009, 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar). 3) Aprovação das atas da 66ª e 67ª Reuniões do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 4) Informes da Presidente e dos membros do Fórum de Coordenadores. 5) Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica. 1. Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG. A Presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, apresentou, para a apreciação dos presentes, a proposta modificada do Regulamento, de acordo com as contribuições do prof. Felipe Dias Paiva. Na oportunidade, foi demonstrada pelos presentes a preocupação com a obrigatoriedade de se acompanhar, in loco, tanto o estágio curricular, quanto as práticas profissionais (atividades complementares). Contudo, o prof. Ivan José de Santana ponderou sobre a necessidade do controle das atividades de prática profissional por parte da Instituição e a possibilidade de avaliar se a atividade realizada está de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. Assim, foi sugerido que, no documento definitivo, os Coordenadores, os Colegiados de Cursos e o Conselho de Graduação sejam listados como instâncias competentes para o julgamento de recursos, nos casos de indeferimento da atividade de prática profissional realizada pelo aluno. Outro ponto amplamente debatido entre os presentes versou sobre o acompanhamento da freqüência dos alunos na realização de atividades de prática profissional em laboratório da Instituição. Colocou-se em evidência, pois, a necessidade de se esclarecer se caberá ao Departamento responsável pelos laboratórios, ou aos coordenadores de cursos, ou ao professor orientador essa responsabilidade. Ficou acordado que, para legitimar essa atividade de prática profissional nos laboratórios da Instituição, o professor orientador deverá apresentar ao Departamento uma proposta de trabalho, que será apreciada pelo mesmo e que o controle de presença será de responsabilidade do professor orientador. Após ampla discussão e considerando as recomendações realizadas, por esse plenário, ao documento apresentado, a Proposta do Regulamento da Atividade de Prática Profissional para os Cursos de Graduação do CEFET-MG foi aprovada com 09 (nove) votos favoráveis (unanimidade). Na oportunidade, também foi acatada pelos presentes a sugestão de se discutirem os demais itens da pauta (itens 2, 3 e 5) na próxima reunião do Fórum de Coordenadores, marcada para o dia 06 (seis) de abril do corrente ano, passando-se, em seguida, para os Informes da Presidente e dos membros do Fórum de Coordenadores (item 4 da pauta aprovada). A presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra ao prof. Claudinei Rezende Calado, que informou sobre a dificuldade de acesso à internet pelos microcomputadores da biblioteca do campus I do CEFET-MG e esclareceu que, segundo o Departamento de Recursos em Informática – DRI, apenas os alunos de Iniciação Científica têm acesso diferenciado aos equipamentos da Instituição. Na oportunidade, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva disse que, muitas vezes, a dificuldade se deve ao fato de o navegador de acesso à internet não ser o Firefox. Dessa forma, o prof. Claudinei Rezende Calado sugeriu a criação de um ambiente para uso dos alunos da graduação. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, de fato, pensa-se montar um Laboratório de Informática no novo prédio da química, devido à indisponibilidade de espaço físico no Campus I. Outra possibilidade que se encontra em estudo é disponibilizar a internet wireless aos alunos, contudo, ainda não há definição acerca do assunto, uma vez que a discussão depende de fatores técnicos como a área de cobertura das redes e o aumento da capacidade da internet do CEFET-MG. A profª. Ana Maria Nápoles Villela informou sobre a Aula Magna do Curso de Letras, marcada para o dia 21 (vinte e um) de março do corrente ano, às 19 (dezenove) horas, no Auditório do Prédio Administrativo/ campus I do CEFET-MG. Relatou, ainda, que o título da supracitada aula será “Fazer Livro: histórias e transformações de uma profissão” e será proferida pelo prof. Dr. Aníbal Bragança, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Acerca da situação dos professores substitutos, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que os novos contratados, que ainda não estão cadastrados no sistema, não deverão lecionar até a regularização de todos os dados, uma vez que, atualmente, há um número de medidas provisórias que limitam as contratações, estando fechado o sistema. Contudo, os concursos em andamento continuam normalmente o seu percurso, pois o problema pode ser solucionado a qualquer momento. A presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos presentes, então, a realização de levantamento dos encargos acadêmicos e didáticos dos futuros contratados. A Presidente encerrou a reunião às 17(dezessete) horas e 30 (trinta) minutos, lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte 16 de março de 2011.

 

Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Profª. Laíse Ferraz Correia

Coordenadora do Curso de Administração

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Prof. Alex-Sander Amável Luiz

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Ivan José de Santana

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental

 

Profª. Ana Maria Nápolles Vilella

Coordenadora do Curso de Engenharia de Letras;

 

Prof. José Fernando Ganime

Coordenador do Curso de Engenharia de Minas

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Srª. Valéria Teixeira Rezende

Representante do NAE da Graduação

 

Srª. Nilza Helena de Oliveira

Coordenadora de Desenvolvimento da Graduação