SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

 

ATA DA SEXAGÉSIMA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 13 de abril de dois mil e onze, às quatorze horas e trinta minutos, na sala de videoconferência do Campus II, realizou-se a Sexagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, Presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Laíse Ferraz Correia, Coordenadora do Curso de Administração; prof. Adriano César Machado Pereira, Representante do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof. Leonardo Lacerda Alves, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação - Timóteo; prof. Alex-Sander Amável Luiz, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; profª. Cristina Guimarães César, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; srª. Valéria Teixeira Rezende, representante do Núcleo de Apoio ao Ensino da Graduação do Campus II. Através do recurso de videoconferência, participaram: prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas - Araxá; prof. Kleber Lopes Fontoura, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial - Araxá; prof. João Carlos de Oliveira, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis. Justificou a ausência: profª. Elizabeth Regina da Costa, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros, sendo 06 (seis) membros em Belo Horizonte e 04 (quatro) nas unidades do interior. Foi realizada às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da Sexagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 66ª, 67ª e 68ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 3) Calendário para as reuniões ordinárias do Fórum dos Coordenadores. 4) Resolução para Outras Atividades Complementares (Resolução 011/2009, 27 de maio de 2010 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar). 5) SAVEST - Salão do Vestibular – Expominas (19 a 21 de maio). 6) Mostra da Graduação e Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET – MG. 7) Programa de Educação Tutorial – PET. 8) Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica. Com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade) a proposta de pauta foi aprovada na ordem apresentada pela Presidente. 1) Aprovação das atas da 66ª, 67ª e 68ª Reuniões do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. Após leitura e correções feitas pelos presentes, a ata da 66ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG foi aprovada com 07 (sete) votos favoráveis e 03 (três) abstenções. A ata da 67ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG foi aprovada com 12 (doze) votos favoráveis e 01 (uma) abstenção e a ata da 68ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG, após correções realizadas pelo plenário, foi aprovada com 08 (oito) votos favoráveis e 03 (três) abstenções. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. A presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que: a) no final do mês de abril do corrente ano, terá início a implantação eletrônica das Atividades Complementares no Sistema Acadêmico. Ressaltou, dessa forma, a importância da presente reunião como momento para a aprovação da minuta de Regulamento das Outras Atividades Complementares, que será posteriormente encaminhada ao Conselho de Graduação – CGRAD; b) após as coordenações de cursos confirmarem o quantitativo das vagas remanescentes à Diretoria de Graduação - DIRGRAD, foi publicado o edital nº 32, de 12 de abril de 2011 – Seleção de candidatos para o preenchimento de Vagas Remanescentes de Graduação para o 2º semestre de 2011 – Modalidade Reopção de Curso e Reingresso. Dessa forma, tendo em vista o curto período de inscrição dos interessados, foi solicitada aos coordenadores presentes, a ampla divulgação do mencionado documento. Na oportunidade, a profª. Cristina Guimarães César expôs a situação de alunos que usaram os cursos menos concorridos no Processo Seletivo da Graduação como meio facilitador para a entrada para o CEFET-MG e que depois poderão solicitar reopção para outros cursos. Esclareceu que, após a obtenção de dispensa das disciplinas no curso em que foram aprovados via processo seletivo, muitos discentes alcançam o percentual de 25% de integralização do curso e se candidatam à reopção para outros cursos mais procurados como, por exemplo, a Engenharia de Produção Civil. Após amplo debate entre os presentes, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, para esses casos, faz-se necessária uma discussão mais ampla, não sendo possível uma resolução ainda neste semestre; c) foram aprovadas, durante a 64ª Reunião do CGRAD, ocorrida no dia 06 de abril de 2011, quais as provas e seus respectivos pesos seriam utilizadas no Processo Seletivo de Vagas Remanescentes em Cursos de Graduação do 2º semestre de 2011 – Modalidade Transferência. Considerando as diversas variáveis de logística para aplicação dos exames e que os campi de Timóteo e Divinópolis não tem processo seletivo no meio do ano, ficou determinado por meio da Resolução CGRAD 013/11, de 06 de abril de 2011, que os candidatos para os campi de Divinópolis e Timóteo realizarão as provas em um dos campi de Araxá, Belo Horizonte ou Leopoldina; d) foram aprovadas, na 64ª Reunião do CGRAD, mudanças nos números de questões das provas para o Processo Seletivo de Vagas em Cursos de Graduação do 2º semestre de 2011 do CEFET-MG, conforme Resolução CGRAD 12/11, de 06 de abril de 2011, que dispõe sobre as provas e seus respectivos pesos. Dessa forma, procurou-se a equalização no número de questões das provas, todas com 12 (doze) questões a serem respondidas pelos candidatos, à exceção da Língua Estrangeira, que permaneceu com 08 questões. Informou, também, que a Redação continuou com 05 (cinco) questões, com o peso 03 (três), portanto, com valor total de 15 (quinze) pontos; e) ainda na supracitada reunião do Conselho de Graduação, foi aprovada a reserva de 20% das vagas do Processo Seletivo dos Cursos de Graduação do CEFET-MG, do 2º semestre de 2011, para o Sistema de Seleção Unificado – SiSU, além da utilização da lista de espera, com a realização de chamada pública para o preenchimento dessas vagas. Por último, foi aprovado pelo Conselho de Graduação o encaminhamento dessa discussão ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. 3) calendário das reuniões do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET- MG (FORGRAD): a Presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva realizou a leitura da disponibilidade de horários dos coordenadores para comparecimento às reuniões do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação. Após leitura discussões realizadas pelos presentes, foi colocada em plenária a seguinte proposta para aprovação: manutenção do horário para as reuniões às quartas-feiras, no período da tarde, no Campus II - sala de videoconferência. Colocada em votação, a proposta foi aprovada com 11(onze) votos favoráveis (unanimidade). Em seguida, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos presentes a apreciação do calendário de reuniões ordinárias do FORGRAD, normalmente, realizadas na primeira quarta-feira do mês. Após alterações sugeridas pelos participantes, o calendário de reuniões ordinárias do FORGRAD foi aprovado em plenária com 11 (onze) votos favoráveis (unanimidade). Neste momento, a presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, registrou a presença de representante da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do CEFET-MG que procedia à coleta de material para divulgação da 1ª reunião por videoconferência do CEFET-MG. 4) Resolução para Outras Atividades Complementares (Resolução 011/2009, 27 de maio de 2009 – Regulamento de Atividade Curricular Complementar). Tendo em vista que a Resolução CEPE nº39/10, de 18 de novembro de 2010, em seu artigo 1º, inciso V, alterou a Resolução CEPE 024/08, de 11 de abril de 2008, no que concerne à integralização das Atividades Complementares e a necessidade de revisão da Resolução CGRAD 011/08, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva propôs a apreciação da minuta de Regulamento das Outras Atividades Complementares encaminhada pelo prof. Felipe Paiva. A presidente explicou, ainda, que de acordo com a Resolução CEPE 039 as Atividades Curriculares Complementares receberam agora a denominação de Outras Atividades Complementares e, também, foi informado aos presentes que, embora o supracitado Regulamento já tenha sido aprovado pelo Conselho de Graduação, através da Resolução CGRAD 011/2009, de 27/05/2009, o documento ainda não foi encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Assim, a Presidente do Fórum dos Coordenadores expôs a necessidade de urgente verificação das alterações à supracitada Resolução, como forma de prosseguimento do processo. Esclareceu, também, ao prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri que as disciplinas feitas em outros cursos da própria Instituição já são consideradas como eletivas nos projetos pedagógicos reestruturados. Assim, as Outras Atividades Complementares seriam para contemplar os cursos extracurriculares e as disciplinas cursadas em instituições externas. Da mesma maneira, e perante o questionamento da profª. Ana Maria Nápoles Villela, foi ressaltada a importância da adequada documentação das visitas técnicas, uma vez que, para o cômputo das horas, será considerado apenas o período da visita, excluído o traslado até os locais. Após amplo debate entre os presentes, e considerando as sugestões de alterações no ANEXO II - Tabela para cálculo de carga horária e créditos de Outras Atividades Complementares, foram apresentadas as seguintes propostas para alteração do fator de conversão atribuído à Produção Científica e Tecnológica. Atividade: Produção Científica e Tecnológica. Definição e caracterização: Trabalho de caráter técnico e/ou científico desenvolvido pelo aluno sob a orientação de um professor da Instituição ou de um profissional da área de conhecimento do curso apresentado em evento ou publicado em periódico. Forma de comprovação: documento expedido pela organização do evento ou cópia do trabalho publicado nos anais do evento e cópia do trabalho publicado em periódicos. Fator de conversão em horas (K): proposta 1: Artigo completo: K = 1. Resumo: K = 0,5. proposta 2: Fator de conversão em horas (K): Artigo completo em Congresso Nacional: K = 1, em Congresso Internacional: K=1,5, em Periódicos: K=2, em Outras Publicações: K=1, e, em Resumo: 0,5. Após votação, obteve-se o seguinte resultado: proposta 1: 1 (um) voto favorável; proposta 2: 11 (onze) votos favoráveis e nenhuma abstenção. Em continuidade à discussão do documento, foi colocada em plenária a seguinte proposta para votação: aprovação, em bloco, do Regulamento de Outras Atividades Complementares. Votada, a proposta foi aceita com 09 (nove) votos favoráveis (unanimidade). 5. SAVEST - Salão do Vestibular – EXPOMINAS (19 A 21 de maio de 2011). Considerando a iminência de realização do Salão do Vestibular, a presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva questionou os presentes sobre a viabilidade de participação do CEFET-MG no referido evento. Inquiriu, então, a possibilidade de mobilização e escolha dos estudantes que deverão representar a Instituição nas datas mencionadas. Em resposta ao questionamento da profª. Ana Maria Nápoles Villela, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que essa participação poderá ser considerada como uma atividade complementar. Oportunamente, foi explicado pela Presidente do Fórum dos Coordenadores que a participação dos alunos selecionados ocorrerá em um estande reservado ao CEFET-MG, e que cada curso terá um banner institucional. Os alunos apresentarão aos visitantes o relato de experiências acadêmicas e a exposição de motivos para a escolha do curso ofertado pela Instituição. Isso posto, seriam considerados 03 (três) dias, divididos em 03 (três) turnos de 04 (quatro) horas cada, com, aproximadamente, 02 (dois) alunos em cada turno; sendo, ao final, contemplados até 18 (dezoito) alunos por curso.  A organização das turmas de alunos será realizada pelas coordenações de cursos e a Diretoria de Graduação - DIRGRAD fará a certificação. Neste momento, foi consenso entre os presentes que os itens 6 (Mostra da Graduação e Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET – MG) e 8 (Proposta de Regulamento de Mobilidade Acadêmica) da pauta aprovada sejam discutidos na próxima reunião do Fórum de Coordenadores. 7. Programa de Educação Tutorial – PET. A presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra ao prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, que informou sobre a proximidade de divulgação do edital que regulamenta o Programa de Educação Tutorial – PET. Dessa forma, salientou a importância das coordenações de cursos para a divulgação, junto aos docentes, das diretrizes gerais do PET. Nesse sentido, explicou que, em linhas gerais, o nascimento do Programa ocorreu na década de 70, e que os projetos têm como uma exigência da sua concepção, o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociada. Ressaltou, pois, que os grupos formados não são apenas de pesquisa, ou só de estudo, como alguns consideram, exigindo-se do professor tutor uma notória experiência com tutoria. Explicou, também, que se trata de um programa para elevação dos níveis da graduação, constituído por grupos nos quais podem participar diversos professores. Além disso, através do supracitado programa, há realização de atividades diversas como seminários, palestras e projetos, sendo esses últimos com duração máxima de 04 (quatro) meses. Propõe-se, dessa forma, que os alunos não apenas realizem uma diversidade de atividades, como, também, levem essas ações ao conhecimento de seus pares, através da pesquisa de um tema específico a ser disseminado aos demais.  Quanto à avaliação, o prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior informou que o gerenciamento é realizado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, que prevê a participação de, no máximo, 12 (doze) alunos bolsistas que recebem R$360,00 (trezentos e sessenta reais) mensais, no período de até 02 (dois) anos. Além disso, ainda esclareceu que se exige do discente integrante do PET: a) que não seja bolsista de qualquer outro programa; b) bom rendimento acadêmico; c) que, recomendavelmente, apresente bom relacionamento interpessoal e social, devido à natureza das atividades a serem exercidas. Após o relato dos fatos, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que será encaminhado um email para os coordenadores e chefes de departamentos, para ampla divulgação do PET aos docentes interessados. A Presidente encerrou a reunião às 18(dezoito) horas e 50 (cinqüenta) minutos, lavrando a presente ata, que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte 13 de abril de 2011.

 

 

Profa Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Profª Laíse Ferraz Correia

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração

 

Prof. Adriano César Machado Pereira

Representante do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte

 

Prof. Leonardo Lacerda Alves

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Prof. Alex-Sander Amável Luiz

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profª. Cristina Guimarães César

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Profª. Ana Maria Nápoles Villela

Coordenadora do Curso de Letras

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Srª. Valéria Teixeira Rezende

Representante do Núcleo de Apoio ao Ensino da Graduação do Campus II

 

Prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior

Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 

Prof. José Fernando Ganime

Coordenador do Curso de Engenharia de Minas - Araxá

 

Prof. Kleber Lopes Fontoura

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial - Araxá

 

Prof. João Carlos de Oliveira

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis.