SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

                                                                                                             

ATA DA SEPTUAGÉSIMA QUARTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 05 de outubro de dois mil e onze, às quatorze horas e trinta minutos, na sala de videoconferência do Campus II, realizou-se a Septuagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, presidente do Fórum dos Coordenadores. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Laíse Ferraz Correia, Coordenadora do Curso de Administração; profª. Luciana Peixoto Amaral, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental; prof. Adriano César Machado Pereira, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof. Alex-Sander Amável Luiz, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Ivan José de Santana, Coordenador do Curso de engenharia de Materiais; prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; prof. Claudinei Rezende Calado, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior, representante do NAE da Graduação. Através do recurso de videoconferência, participaram: prof. Marcelo de Sousa Balbino, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo; prof. José Fernando Ganime, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas - Araxá; prof. Kleber Lopes Fontoura, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial - Araxá. Justificaram a ausência: prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; prof. João Carlos de Oliveira, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis; profª. Eliene Pires Carvalho, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil. Foi registrada inicialmente a presença de 13 (treze) membros, sendo 10 (dez) membros em Belo Horizonte e 03 (três) nas unidades do interior. Foi realizada às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da Septuagésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas das 72ª e 73ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 3) 1ª Feira “Guia do Estudante” e Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. 4) Atividades Complementares. 5) Plano de Reposição de aulas pelos professores temporários. 6) Calendário para o ano letivo de 2012 dos cursos de graduação do CEFET-MG. Com 13 (treze) votos favoráveis,  a proposta de pauta foi aprovada na seguinte ordem, retirando-se o item 1) aprovação das atas das 72ª e 73ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG:  1) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 2) 1ª Feira “Guia do Estudante” e Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. 3) Plano de Reposição de aulas pelos professores temporários. 4) Calendário para o ano letivo de 2012 dos cursos de graduação do CEFET- MG. 5) Atividades Complementares. 1) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. A presidente, profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que: a) a Diretoria de Graduação – DIRGRAD, mudou de andar, passando a se localizar no 2º andar do prédio administrativo do CEFET- MG, devido às reformas no 3º andar das referidas dependências. Estima-se que as obras durem de 06 (seis) meses a 01 (um) ano, sendo essa a previsão de retorno da DIRGRAD para seu antigo local de trabalho; b) com a eleição da nova Diretoria do CEFET- MG ela foi convidada para continuar no cargo de Diretora de Graduação. Dessa forma, haverá o prosseguimento do trabalho realizado até o momento, com a continuidade das atuais coordenadoras dessa diretoria. A profª. Ângela de Mello Ferreira Guimarães solicitou seu desligamento do cargo de Diretora Adjunta de Graduação, devido às atividades de pesquisa e, até o momento, ainda não tinha indicação de outro professor; c) a Mostra da Graduação, realizada nos dias 22 e 23 de setembro do corrente ano, obteve maior participação do público externo que no ano anterior, apesar da greve dos servidores da Rede Estadual de Ensino. Dessa maneira, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva reconheceu e  agradeceu o empenho de todos os coordenadores para a realização do referido evento; d) de acordo com o prof. Ivan José de Santana, os pôsteres do evento do Curso de Engenharia de Materiais foram modificados, tendo em vista os dados originais encaminhados pela Coordenação desse Curso à DIRGRAD. Além disso, e ainda segundo o relato do referido coordenador, a Comissão nomeada, no âmbito do Curso de Engenharia de Materiais, solicitou que seja analisada a eficiência da Mostra da Graduação como forma de divulgação dos cursos, considerando o baixo número de visitantes. Oportunamente, o prof. Alex-Sander Amável Luiz também ressaltou a pouca frequência nas palestras, uma vez que foi considerada a informação de que os alunos deviam assistir normalmente às aulas. Nesse sentido, pontuou que, caso haja intenção na realização de palestras direcionadas aos alunos do CEFET- MG, talvez seja interessante a criação de mecanismos que assegurem a participação desses estudantes. Após amplo debate entre os Coordenadores de Cursos presentes, que registraram a ocorrência de alguns erros nos pôsteres confeccionados, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, possivelmente, uma explicação para as incorreções nos materiais se deve ao fato de que, embora a Diretoria de Graduação tenha planejado antecipadamente o evento, nos dias 14 e 15 de setembro aconteceu a II Mostra do Ensino Técnico, portanto, os esforços de alguns setores da Instituição foram deslocados para atender às necessidades dos cursos técnicos e atrasou a elaboração do material da Mostra da Graduação. Além disso, justificou que parte do material de divulgação sofreu revisão da Seção de Preparo de Material - SPM, o que pode ter resultado nos equívocos na formatação do material. Em acréscimo, informou que, embora o folder foi concebido para ser padronizado e o pôster para ser de livre criação entre os Coordenadores de Cursos, todos os materiais foram padronizados pelo SPM. Por fim, foi salientada pelos coordenadores a necessidade de repensar os fatos relatados, de forma a aprimorar as próximas edições. 2) 1ª Feira “Guia do Estudante” e Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. Acerca da 1ª Feira Guia do Estudante, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que esse evento já é realizado no estado de São Paulo, entretanto, em Belo Horizonte, será a primeira edição, agendada para os dias 07 e 08 de outubro de 2011. Justificou, também, que a autorização para a participação do CEFET-MG no evento foi recente e, portanto, as providências para organização do mesmo estão ocorrendo muito próxima à data de sua realização. Informou que, a princípio, tem-se como proposta a participação de, no mínimo, 01 (um) e, no máximo, 02 (dois) estudantes para o trabalho em 02 (dois) turnos, a saber: a) primeiro turno: de 09 horas às 14 horas e b) segundo turno: das 14 horas às 19 horas. Por último, solicitou empenho de todos os Coordenadores de Cursos, no sentido de procederem à indicação dos discentes participantes, além da ampla divulgação da referida Feira. Oportunamente, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva lembrou a todos os Coordenadores de Cursos presentes sobre a realização, nos campi I e II de Belo Horizonte, da VII Semana de Ciência & Tecnologia.  Nesse sentido, enfatizou que o evento, cujo tema será "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco", será marcado pela realização de seminários em diversos níveis de ensino, vários eventos da pós-graduação, dos departamentos e das coordenações, além de iniciativas culturais, palestras, mesas-redondas e minicursos. Ratificou, também, a responsabilidade de cada Departamento para a organização de suas atividades. Já no que concerne à XXII Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações – META, que faz parte da VII Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG, explicou que, inicialmente, esse evento ocorreria no campus I de Belo Horizonte, nos dias 19 a 21 de outubro de 2011, sendo esses dias considerados letivos e reservados para a participação dos discentes e docentes nas atividades propostas, conforme previsto na  Resolução CGRAD – 016/11 (aprova o calendário letivo detalhado do ano de 2011 dos Cursos de Graduação, ministrados em Belo Horizonte), de 11 de maio de 2011. Contudo, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação decidiu realizar a META nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2011, uma vez que o ENEM será realizado nos dias 22 e 23 de outubro e vários alunos do interior participarão do exame. Dessa forma, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos Coordenadores de Cursos presentes a definição do procedimento a ser adotado para a realização da VII Semana de Ciência & Tecnologia, de modo a se garantir a maior participação discente possível. Após intenso debate entre os Coordenadores de Cursos presentes, e sendo de entendimento consensual entre esses, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva fez o seguinte encaminhamento: seguir o calendário já aprovado, e divulgado, para a realização dos seminários da graduação na VII Semana de Ciência & Tecnologia sem, contudo, informar que não haverá aula. Caso o departamento não ofereça palestra/atividades, manter a ocorrência das aulas. Além disso, recomendar, aos Chefes de Departamentos para solicitar aos professores que não haja aplicação de provas nos dias de realização do evento. Por último, e tendo em vista a intervenção do prof. Alex-Sander Amável Luiz, que sugeriu que as informações acerca da VII Semana de Ciência & Tecnologia sejam repassadas  de maneira oficial e diretamente para os Chefes de Departamentos, foi acordado entre os presentes que a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, presidente do Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG encaminhará, por email, tanto para os Chefes de Departamentos, quanto para os Coordenadores de Cursos, todas as informações pertinentes ao evento em questão. 3) Plano de Reposição de aulas pelos professores temporários. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva  explicou que, na 72ª reunião do Conselho de Graduação – CGRAD, realizada no dia 29 de setembro de 2011, houve a estimativa de 65 (sessenta e cinco) turmas sem aula, elucidando que as aulas a serem repostas deverão ter a mesma carga horária prevista inicialmente. Contudo, salientou a necessidade de se realizar o planejamento dessa oferta, através da verificação da disponibilidade do espaço físico e docente. Por último, solicitou que os Coordenadores de Cursos procedam ao estudo da viabilidade de reposição da carga horária perdida em cada disciplina, explicando que, a princípio, os dias considerados como recesso escolar podem ser usados para a realização de aulas, uma vez que não são considerados como feriado no calendário escolar. Oportunamente, o prof. Adriano César Machado Pereira relatou que, em uma pesquisa inicial com os alunos, para levantamento das formas de reposição das aulas perdidas, os discentes expressaram maior interesse pela oferta de horários dobrados, de modo a não se estender o calendário escolar até janeiro de 2012. Além disso, ressaltou a importância de os Coordenadores de Cursos realizarem a análise da nova demanda, de forma a viabilizarem o diálogo e a negociação com os Chefes de Departamentos responsáveis pela operacionalização do novo cronograma. Após amplo debate entre os Coordenadores de Cursos presentes, foi esclarecido pela profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva que a idéia é que haja o cancelamento das turmas em que não aconteceu a oferta da disciplina, procedendo-se, novamente, à matrícula de todos os alunos em novos horários. Nesse aspecto, elucidou que, caso o aluno não concorde com a nova oferta da disciplina, será realizado o cancelamento da sua matrícula na Divisão de Registro Escolar. Nesse sentido, foi sugerido pela profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, que seja estipulado prazo para os alunos cancelarem as matrículas, nas situações em que não exista a concordância com a nova oferta da disciplina. 4) Calendário para o ano letivo de 2012 dos cursos de graduação do CEFET- MG. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva apresentou a proposta do calendário letivo simplificado, que deverá ser aprovada pelo Conselho de Graduação - CGRAD e encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Neste momento, foi esclarecido que o calendário escolar detalhado será aprovado apenas pelo CGRAD. Em acréscimo, foi explicado que, para a elaboração do calendário letivo simplificado, foi respeitada a Resolução CEPE 29-11, de 11 de outubro de 2011, cujo conteúdo altera a Resolução CEPE 25/11 (que estabelece as datas fundamentais para a elaboração dos Calendários Escolares do ano letivo de 2012), de 18 de agosto de 2011. Após a incorporação das sugestões, consideradas como unânimes entre os Coordenadores de Cursos presentes, ao calendário letivo simplificado para o ano de 2012, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva realizou os seguintes encaminhamentos: a) destinar à Congregação de cada Unidade do Interior do CEFET-MG a votação dos seus Calendários, para posteriormente encaminhamento ao CGRAD e CEPE; b) votar, na presente reunião, o calendário simplificado de Belo Horizonte, considerando a modificação de término do semestre letivo no dia 7 de julho de 2012. O calendário simplificado de Belo Horizonte foi aprovado com 10 (dez) votos a favor e 03 (três) abstenções. Além disso, no que concerne ao calendário detalhado de Belo Horizonte, foi solicitado pela profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva o apoio dos Coordenadores de Cursos, no sentido de se elaborar o documento. Dessa forma, após intensa discussão entre os presentes, ficou definido que a comissão encarregada pela elaboração do calendário letivo detalhado será composta pela profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, prof. Claudinei Rezende Calado e prof. Adriano César Machado Pereira. 5) Atividades Complementares.  A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra ao  prof. Adriano César Machado Pereira, que explicou sobre a ocorrência de falhas apresentadas pelo Sistema Acadêmico. Neste momento, exemplificou que o processo de recebimento dos dados inseridos pelos alunos ainda apresenta equívocos, e que o resultado da conversão da carga horária lançada pelos discentes não apresenta detalhamento de seu cálculo, confundindo, muitas vezes, os alunos. Nesse sentido, esclareceu que o lançamento, no Sistema Acadêmico, das cargas horárias referentes a cursos de idiomas e à participação em Congressos têm gerado problemas. Oportunamente, e de modo a possibilitar a melhor resolução dessas situações, foi sugerido pela profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva que todas as coordenações realizem um cronograma para lançamento das cargas horárias, priorizando o lançamento de dados pelos alunos prováveis formandos. Enfatizou, também, a necessidade de se estipular o prazo para entrega da documentação comprobatória. Por último, indicou que, para os cursos de graduação que não possuem alunos prováveis formandos, como o Curso de Letras, torna-se prudente aguardar o refinamento do sistema, de modo a diminuir as correções futuras dos dados inseridos. A Presidente encerrou a reunião às 18 (dezessete) horas e 30 (trinta) minutos, solicitando que eu, Raquel Cândido da Silva, Secretária da Diretoria de Graduação, lavrasse a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte 05 de outubro de 2011.

 

 

Profa Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Presidente do Fórum dos Coordenadores

 

Profª. Laíse Ferraz Correia

Coordenadora do Curso de Administração

 

Profª. Luciana Peixoto Amaral

Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental

 

Prof. Adriano César Machado Pereira

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte

 

Prof. Alex-Sander Amável Luiz

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Ivan José de Santana

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. Paulo Eduardo Lopes Barbieri

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profª. Ana Maria Nápoles Villela

Coordenadora do Curso de Letras

 

Prof. Claudinei Rezende Calado

Coordenador do Curso de Química Tecnológica.

 

Prof. Marcelo de Sousa Balbino

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo

 

Prof. José Fernando Ganime

Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá

 

Prof. Kleber Lopes Fontoura

Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial - Araxá.

 

Sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior

Representante do NAE da Graduação

 

Raquel Cândido da Silva

Secretária da Diretoria de Graduação