SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA OCTOGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 04 de junho de dois mil e quatorze, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala dos Conselhos Superiores, no terceiro andar do prédio administrativo do Campus I, realizou-se a Octogésima Sétima Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Cristina Guimarães Cesar, Diretora Adjunta de Graduação; prof. Ítalo Brener de Carvalho, Coordenador do Curso de Administração; prof. Wagner Guadagnin Moravia, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; profª. Kecia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof. Rogério Cabral de Azevedo, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; prof. Alexandre Zanni Hubinger, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; profª. Ana Maria Nápoles Villela, Coordenadora do Curso de Letras; profª. Maria Aparecida da Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; profª. Patrícia Sueli de Rezende, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica; sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior, Representante do NAE da Graduação; e sr. Marcos de Almeida Alves, Secretário de Registro e Controle Acadêmico campus II. Como convidada, participou: profª. Adriana Akemi Okuma, Sub-Coordenadora do Curso de Química Tecnológica. Com o recurso de videoconferência, participaram:     prof. Elder de Oliveira Rodrigues, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo; prof. Fabiano Drumond Chaves, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina. Justificaram a ausência: profª. Lourdiane Gontijo das Mercês, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil – Curvelo; prof. Kleber Lopes Fontoura, Coordenador do Curso de Engenharia de Automação Industrial – Araxá; e     prof. Ivan José de Santana, Coordenador do Curso de engenharia de Materiais. Foi registrada inicialmente a presença de 10 (dez) membros, sendo 09 (nove) membros em Belo Horizonte e 01 (um) nas unidades do interior. Foi realizada às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da Octogésima Sétima Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação da ata da 86ª Reunião do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 3) Oficina dos Coordenadores de Curso de Graduação. 4) Programa Jovem Talento. 5) Proposta do Regulamento de Mobilidade Acadêmica. 6) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. Com 10 (dez) votos favoráveis (unanimidade), a proposta de pauta foi aprovada na seguinte ordem: 1) Aprovação da ata da 86ª Reunião do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 3) Oficina dos Coordenadores de Curso de Graduação. 4) Programa Jovem Talento. 5) Proposta do Regulamento de Mobilidade Acadêmica. 6) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 1) Aprovação da ata da 86ª Reunião do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. Após leitura e correções feitas pelos presentes, a ata da 86ª Reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG foi aprovada com 06 (seis) votos favoráveis e 04 (quatro) abstenções. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que: a) foram lançados dois editais da Mobilidade acadêmica nacional, a saber: o Edital Nº 118 (regulamenta o processo para seleção de alunos externos ao CEFET-MG para o Programa CEFET-MG/ANDIFES de Mobilidade Acadêmica para 2º semestre de 2014) e o Edital Nº 119 (regulamenta o processo para seleção de alunos do CEFET-MG para o Programa CEFET-MG/ANDIFES de Mobilidade Acadêmica para 2º semestre de 2014), ambos datados de de 02 de junho de 2014. Nesse sentido, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, no caso do Edital 119/14, serão disponibilizadas 5 (cinco) bolsas para os alunos dos cursos de graduação do CEFET-MG, com a duração de 1 (um) semestre letivo e valor total correspondente a R$ 3.000,00 (três mil reais) a serem pagos em cinco parcelas de R$ 600,00 durante o 2º semestre de 2014. Por fim, solicitou aos Coordenadores de Curso presentes ampla divulgação das vagas, cuja procura nos últimos editais foi baixa, talvez devido ao desconhecimento dos alunos. Em complemento, o prof. Alexandre Zanni Hubinger ponderou que, muitas vezes, os alunos em situação de mobilidade cursam as mesmas disciplinas ofertadas pelo CEFET- MG. Nesse aspecto, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva recomendou que os Coordenadores de Curso orientem os alunos a realizarem disciplinas diferentes daquelas de seus cursos de origem, de modo a obterem um currículo diferenciado para o discente. É necessária a atuação da coordenação do curso para a adequada elaboração do plano de estudo. Por fim, a profª. Adriana Akemi Okuma questionou sobre o aproveitamento de estudos desses alunos. Em resposta, a  profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, atualmente para as aprovações o aluno solicita dispensa de disciplina. Acrescentou também que consta na proposta do Regulamento da Mobilidade Acadêmica que as aprovações, assim como os prêmios e reprovações constem das observações do histórico, e que estas informações sejam divulgadas aos alunos, após aprovação do Regulamento de Mobilidade pelo Conselho de Graduação. b) de acordo com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), já estão disponíveis os cadernos de avaliação dos cursos de Graduação do CEFET- MG, referentes ao 1º semestre de 2013. Dessa forma, enfatizou a importância, especialmente para os cursos que estão em fase de avaliação, de análise desses cadernos junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiados de Cursos de Graduação. Por fim, informou que o referido material se encontra disponível no site do CEFET- MG, no ambiente da CPA (cpa.cefetmg.br). c) Programa de Educação Tutorial (PET CEFET-MG). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, na 104ª Reunião do Conselho de Graduação (CGRAD), realizada no dia 14 de abril de 2014, foi aprovado o Programa de Educação Tutorial – PET, no âmbito do CEFET- MG, bem como o seu respectivo Edital para seleção de propostas. Dessa forma, elucidou que o referido Edital se encontra em fase de elaboração, com a previsão de 01 (um) grupo PET em cada curso, com um total de 15 (quinze) grupos PET – CEFET-MG em 03 (três) anos, com Editais lançados anualmente. Por fim, destacou aos Coordenadores de Curso presentes que a vantagem dos grupos institucionais é a possibilidade de maturidade dos mesmos, para viabilizar a concorrência aos grupos nacionais. Isso posto, solicitou aos Coordenadores de Curso presentes a ampla divulgação dessas informações ao corpo discente; d) Monitoria. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, tendo em vista o último processo para a seleção de alunos monitores, das 72 (setenta e duas) vagas para o preenchimento do campus II, apenas 42 (quarenta e dois) vagas foram preenchidas. Isso posto, solicitou que os Coordenadores de Curso presentes verifiquem a necessidade de monitoria para seus respectivos cursos. Em tempo, o prof. Rogério Cabral de Azevedo questionou sobre os monitores voluntários. Nesses casos, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva enfatizou que é necessário o devido controle dos discentes, de modo análogo ao dos monitores remunerados, inclusive para validação como atividades complementares. Por último, explicou que os contratos de monitoria passaram a ser anuais, e com bolsa no valor de R$350,00 (trezentos e cinqüenta reais); e) foi cedido pela entidade Biblioteca Virtual 3.0 o acesso gratuito aos cursos de graduação do CEFET- MG, por 30 (trinta) dias. Nesse âmbito, salientou que essa opção se mostra interessante à instituição, especialmente pelo fato de poder indicar a viabilidade de uma eventual adesão e assinatura dessa biblioteca. Desse modo, solicitou que todos os Coordenadores de Curso acessem o o sítio eletrônico da Biblioteca Virtual 3.0 pelo link http://aulaaberta.bvirtual.com.br, para que seja verificada a qualidade do portal e, se for o caso, ser realizada a sua assinatura. Neste momento, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou a inversão de pauta, o que foi de entendimento consensual entre os coordenadores presentes, devido à presença do prof. Wagner José Moreira, representante da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), para informações sobre o Programa Jovens Talentos. 3) Programa Jovens Talentos. A  profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra ao prof. Wagner José Moreira, que informou que: “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou o Edital do Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT-IC). Esse programa tem como objetivo maior preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq), ou outros de iniciativa da instituição”. Oportunamente, informou que os estudantes interessados em participar dessa seleção deverão realizar sua inscrição do dia 05 ao dia 20 de junho de 2014, no endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia. Em acréscimo, informou que a notícia se encontra no portal da DPPG. De acordo com o cronograma, as provas, para o preenchimento das vagas cujas bolsas terão início em 02 de janeiro de 2015, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) a serem realizadas nos campus de Leopoldina, Araxá e campus I (para os demais campi) acontecerão no dia 14 de setembro de 2014. Por fim, explicou que as dúvidas serão respondidas diretamente na CAPES e informou sobre o edital disponível no site da DPPG. Em tempo, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou ao sr. Marcos de Almeida Alves a inserção, no sistema acadêmico, de notícia informativa aos alunos que ingressaram no segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014, sendo assim encerrada a participação do prof. Wagner José Moreira. O prof. José Hissa Ferreira perguntou aos demais Coordenadores de Curso presentes sobre a validação dos documentos dos alunos que trazem do exterior documentos assinados e carimbados pela instituição de origem, com a finalidade de aproveitamento de disciplinas. Nesse sentido, o prof. Elder de Oliveira Rodrigues sugeriu disponibilizar para os alunos submetidos a estágio no exterior, especialmente aos participantes do Programa Ciência sem Fronteiras, um formulário a ser levado e preenchido na instituição anfitriã. Em sequência, o prof. Ítalo Brener de Carvalho questionou sobre o lançamento de informações acerca das horas complementares no sistema, visto que, atualmente, somente o aluno tem a possiblidade para alterar. Nesse ínterim, solicitou que seja concedida a autonomia para os coordenadores, de modo a possibilitar a alteração de alguns pontos que podem ser realizados. Perante as questões colocadas, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva elucidou que as mesmas serão verificadas e, caso necessário, novamente discutidas em momento posterior. 4) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva passou a palavra à srª. Daisy Cristina de Oliveira Morais, Coordenadora Geral de Avaliação de Ensino de Graduação, que lembrou aos Coordenadores de Curso presentes que o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Nesse sentido, explanou que o Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área é trienal, devendo ser inscritos no ENADE 2014 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes). Mas somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 23 de novembro de 2014. Assim, os prováveis formandos 2014/2 e 2015/1 deverão, necessariamente, fazer o ENADE. Em acréscimo, indicou que, no link http://portal.inep.gov.br/enade, encontram-se todas as informações sobre o ENADE, incluindo a Portaria Normativa nº 08 de 14 de março de 2014, que regulamenta a aplicação do Exame no ano de 2014. Oportunamente, a srª. Daisy Cristina de Oliveira Morais apresentou aos Coordenadores de Curso presentes o cronograma do Exame, constante do Manual do ENADE, ressaltando como atividades dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET- MG: promover reuniões com os respectivos NDE e colegiados, para a definição quanto ao enquadramento do curso, conforme previsto na Portaria Normativa nº 08, de 14 de março de 2014 e cujo resultado deverá ser encaminhado para a Diretoria de Graduação (DIRGRAD). Nesse sentido, esclareceu que, para o enquadramento dos cursos no sistema do Inep, o acesso se dará por meio do código da IES (0594), correspondente ao login, e pelo CPF do coordenador, que equivale à senha. Em prosseguimento, explanou que, após o enquadramento do curso pelo Procurador Educacional Institucional (PI), será encaminhada uma comunicação eletrônica informativa para os coordenadores de cursos que, em caso de equívocos, deverão proceder à verificação do fato. Nesse sentido, elucidou que todas as atividades realizadas pelo coordenador do curso são visualizadas pelo PI, no caso srª. Daisy Cristina de Oliveira Morais. Em complemento, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva pontuou que no caso de aluno em mobilidade nacional, o CEFET- MG deverá informar que o aluno fará a prova em outro município. Ressaltou, por fim, que o ENADE se constitui como componente curricular obrigatório justificando, por isso, a realização, pela Diretoria de Graduação (DIRGRAD) de encontros informativos e de divulgação sobre o Exame, junto com os coordenadores e alunos. Na sequência, o prof. Fabiano Drumond Chaves questionou sobre a obrigatoriedade dos alunos realizarem a prova, lembrando a aplicação de 2008, quando vários discentes responderam às questões de forma displicente. Em resposta, a srª. Daisy Cristina de Oliveira Morais reiterou que, conforme indicado pela equipe técnica do Inep, cabe à instituição motivar seus alunos para a realização consciente do Exame. Salientou, afinal, que um aspecto interessante se constitui no fato de que alguns alunos têm usado a nota do ENADE para entrevistas de emprego, agregando valor ao seu currículo, apesar de a própria IES não tenha acesso a essa pontuação individual. 5) Oficina dos Coordenadores de Curso de Graduação. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva  passou a palavra para a srª. Jacqueline Moreno Theodoro Silva, que apresentou a proposta de organização do evento, cujo objetivo centra-se no levantamento dos procedimentos administrativos, passíveis de sistematização por fluxogramas, que envolvem os trabalhos dos Coordenadores de Cursos da Graduação. Nesse âmbito, sugeriu a organização do evento por temas, a serem divididos entre os Coordenadores de Curso, suas respectivas secretárias, representantes da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) ou demais setores responsáveis pelos temas a serem abordados, sendo apresentados por essas equipes de trabalho. Por fim, considerando a divisão das equipes, conforme os temas a serem apresentados, esclareceu sobre a viabilidade de realização da oficina, agendada para o dia 13 de agosto de 2014. Dessa forma, indicou que a relação das equipes de trabalho serão formalizadas por meio de comunicação com as coordenações de cursos. Tendo em vista o andamento da presente reunião, foi de entendimento consensual entre os Coordenadores de Curso presentes a discussão dos demais itens de pauta na próxima reunião do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. A Presidente encerrou a reunião às 18 (dezoito) horas e 30 (trinta) minutos, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte, 04 de junho de 2014.

 

Profa Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Prof. Ítalo Brener de Carvalho

Coordenador do Curso de Administração

 

Profª. Kecia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação –  Belo Horizonte

 

Prof. Elder de Oliveira Rodrigues

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação – Timóteo

 

Prof. Ivan Jose de Santana

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Alexandre Zanni Hubinger

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profª. Ana Maria Nápoles Villela

Coordenadora do Curso de Letras

 

Profª. Adriana Akemi Okuma

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica

 

Sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior

Representante do NAE da Graduação