SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA NONAGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia 05 de novembro de dois mil e quatorze, às quatorze horas, na Sala dos Conselhos Superiores, no terceiro andar do prédio administrativo do Campus I, realizou-se a Nonagésima Primeira Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva. Estiveram presentes os seguintes membros: profª. Cristina Guimarães Cesar, Diretora Adjunta de Graduação; prof. Ítalo Brener de Carvalho, Coordenador do Curso de Administração; prof. Wagner Guadagnin Moravia, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; profª Kecia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte; prof. Guilherme de Castro Leiva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; prof. Ivan José de Santana, Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais; prof. Rogério Cabral de Azevedo, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Sub-Coordenadora do Curso de Letras; profª. Patrícia Sueli de Rezende, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica; sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior, Representante do NAE da Graduação;
sr. Marcos de Almeida Alves, Secretário de Registro e Controle Acadêmico. Como convidado, participou: prof. Frederido Keizo Odan, Sub-Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Não houve participação dos Coordenadores dos campi do interior por problemas com o equipamento de videoconferência. Justificaram a ausência: profª. Lourdiane Gontijo das Mercês, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil – Curvelo; prof. Fabiano Drumond Chaves, Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; prof. Alexandre Zanni Hubinger, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica. Foi registrada inicialmente a presença de 12 (doze) membros em Belo Horizonte. Foi realizada às quatorze horas a Abertura da Nonagésima Primeira Reunião do Fórum dos Coordenadores. A Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Aprovação das atas da 87ª, 88ª, 89ª e 90ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 3) Proposta do Regulamento de Mobilidade Acadêmica. 4) Calendário letivo detalhado 2015/1 e 2015/2 dos Cursos de Graduação ministrados em Belo Horizonte. Com 12 (doze) votos favoráveis (unanimidade), a proposta de pauta foi aprovada na seguinte ordem, sendo retirados os itens 1) Aprovação das atas da 87ª, 88ª, 89ª e 90ª Reuniões do Fórum dos Coordenadores de Cursos de Graduação do CEFET-MG e 4) Calendário letivo detalhado 2015/1 e 2015/2 dos Cursos de Graduação ministrados em Belo Horizonte: 1) Proposta do Regulamento de Mobilidade Acadêmica. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. 1) Proposta do Regulamento de Mobilidade Acadêmica. Foi proposto incluir no Regulamento o seguinte texto: “Os discentes participantes da Mobilidade Acadêmica Internacional deverão comunicar imediatamente à Diretoria de Graduação (DIRGRAD) e à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) a ocorrência de qualquer situação excepcional que possa impedir a continuidade da mobilidade, no país onde realiza o intercâmbio”. O prof. Ivan José de Santana sugeriu incluir alguma cláusula que contemple os casos de alunos em tratamentos físicos ou psicológicos e desejam participar do programa de Mobilidade Acadêmica. Segundo o professor, o aluno deveria apresentar atestado médico comprovando sua aptidão física e psicológica para participar do programa, a fim de resguardar o CEFET-MG em situações de possíveis problemas. Para ilustrar a situação, a profª Kecia Aline Marques Ferreira relatou o caso de um de seus alunos que tinha histórico prévio de problemas psicológicos e teve problemas durante o intercâmbio, que se mantiveram inclusive após o retorno ao CEFET-MG. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que, atualmente, o CEFET-MG dispõe de médico psiquiatra que poderia auxiliar nessas situações, mas ressalta que a responsabilidade sobre o aluno, nesses casos, cabe mais à sua família do que à Instituição. Segundo a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva, a avaliação médica deve vir acompanhada de laudo que ateste que o aluno deve ou não participar do intercâmbio, ou ainda que está apto a participar, desde que com acompanhamento. Dessa forma, foi incluído no Regulamento o seguinte texto: “laudo médico atestando saúde-física e mental para mobilidade acadêmica, emitido ou homologado pelo Serviço Médico e Odontológico (SMOd), do CEFET- MG”, como alínea no art. 24 da referida norma. O texto do art. 24 também foi incluído na Seção II, Capítulo VII, que trata da Mobilidade Acadêmica Internacional. Foi questionado se a designação do professor orientador de mobilidade acadêmica do curso de origem deve partir do Chefe de Departamento ou da DIRGRAD. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o documento deve ser emitido pelo Chefe de Departamento, para que atenda tanto à SRI como à DIRGRAD. Sobre os artigos 53 e 54, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que foi feito um regulamento pela SRI que contemplou somente a Mobilidade Internacional. À época, discutiu-se que deveria ser feito um Regulamento pela DIRGRAD, que é o documento que estava sendo discutido na presente Reunião. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que o documento elaborado pela SRI foi apreciado pelo Conselho de Graduação (CGRAD), que verificou contradição com a Norma Acadêmica quanto ao aproveitamento do período de intercâmbio para integralização do Curso, uma vez que, ao contrário do que diz a Norma Acadêmica, o documento da SRI afirmava que o período não poderia ser contabilizado para fins de integralização. Além disso, não permitia que os estágios realizados fossem contabilizados como atividade complementar. Em conclusão, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que solicitou ao SRI que fossem feitas as devidas correções no documento elaborado. Diante do exposto, o prof. Ivan José de Santana explicitou que julga pertinente que a SRI legisle apenas quanto aos editais e os procedimentos, cabendo à DIRGRAD legislar sobre os aspectos acadêmicos e pedagógicos. O sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior ainda lembrou que a SRI, à época do início das discussões, acreditava na pertinência de apenas essa Secretaria legislar a respeito. Contudo, diante da existência do Programa Ciência sem Fronteiras, que envolve diretamente a DIRGRAD, surgiu a necessidade da elaboração de um documento conjunto. Nesse sentido, o sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior confirmou que a SRI participou da elaboração do documento atualmente em discussão. Porém, lembrou que, anteriormente, a SRI já havia tramitado um Regulamento de Mobilidade em âmbito do Conselho Diretor, que contemplava apenas a Mobilidade Internacional e que, aliás, se encontra aprovado e em vigência. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva lembrou que, anteriormente, o Forum já havia elaborado um regulamento somente para a Mobilidade Acadêmica Nacional. No entanto, após articulação com a SRI, a Presidente propôs a elaboração de documento conjunto. Para o prof. Ivan José de Santana, deveria-se solicitar ao Conselho Diretor a revogação do documento elaborado pela SRI, reforçando a ideia de que os aspectos acadêmicos deveriam ser definidos pela CGRAD. Diante do exposto, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informouque o regulamento elaborado pela Forum de Coordenadores deverá ser encaminhado ao CGRAD para apreciação, e se aprovado, apresentado ao Conselho Diretor para homologação. Após discussão dos últimos itens pendentes do Regulamento de Mobilidade Acadêmica e feitas as devidas correções, a proposta do documento foi aprovada pelo Fórum de Coordenadores com 12 (doze) votos favoráveis (unanimidade), devendo ser posteriormente encaminhada ao Conselho de Graduação para deliberação. 2) Informes da Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) publicou a Resolução CEPE-34/14, de 25 de setembro de 2014, que estabelece as datas fundamentais para a elaboração dos calendários escolares do ano letivo de 2015. De acordo com a resolução, o CGRAD deverá elaborar e aprovar os calendários escolares referentes aos Cursos de Graduação. Dessa forma, o CGRAD deverá aprovar os calendários detalhados dos Cursos de Belo Horizonte, os quais servirão de base para a confecção dos calendários do interior, com ajuste conforme os feriados municipais locais. Será responsabilidade do CGRAD abrir os processos referentes aos calendários e encaminhá-los às unidades do interior, que terão um prazo de 10 (dez) a 15 (quinze) dias para a anuência ou a indicação de alterações. Após o retorno das propostas de alterações, o CGRAD delibera sobre as solicitações e elabora a Resolução referente ao calendário. Dessa forma, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que não mais existirá o calendário simplificado, e os calendários passarão a viger sem a necessidade de retorno ao CEPE. A Presidente informou ainda que o prof. Moacir apresentaria uma proposta de calendário nesta reunião, mas não houve tempo hábil para essa apresentação. Dessa forma, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que tão logo receba o documento irá encaminhá-lo, via correio eletrônico, para os membros do Fórum, e solicitou que estes avaliem o calendário e formulem possíveis sugestões de alteração. Uma das sugestões da profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva é a intenção de se transferir as colações de grau em datas especiais para datas posteriores as solenidades de colação de grau. A Presidente informou que está sendo elaborada nova Resolução referente à colação de grau, que já foi avaliada por comissão específica e será encaminhada ao CGRAD para apreciação. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou ainda que os Coordenadores ressaltem para os alunos que, independente da sua participação em outros eventos ligados à formatura, estes têm o direito de participar da solenidade de colação de grau. O prof. Ivan José de Santana explicou que há certa dificuldade em se estabelecer esse diálogo com os alunos, visto que estes não informam aos Coordenadores com antecedência sobre a formatura. Além disso, ressaltou que a Coordenação do Curso não participa do processo de colação de grau, sendo informada da formatura, em muitas vezes, em poucas horas anteriores ao evento. Nesse sentido, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva afirmou que o aluno deve comunicar à Secretaria de Comunicação (SECOM), com antecedência, a data de sua formatura, e a SECOM deve repassar as informações às Coordenações de Curso. O prof. Ivan José de Santana comentou ainda que, por questões específicas do Projeto Pedagógico de seu Curso, ele recebe informações sobre os alunos que solicitaram a formatura, mas não é informado sobre data ou horário das solenidades. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que irá discutir junto à SECOM proposta para melhorar o fluxo de informações sobre as solenidades de formatura, e solicitou aos Coordenadores que ressaltem para os alunos, de forma geral, a importância de se participar da solenidade de formatura para que recebam o título. A Presidente reforçou ainda a importância de se realizar uma discussão para verificar como impedir a ocorrência de formaturas que ocorrem fora da Instituição de forma não-oficial. O prof. José Hissa Ferreira afirmou ainda que é importante esclarecer para os alunos sobre o caráter oficial da solenidade, devendo-se evitar eventos que não se relacionem a esse caráter de formalidade. Em conclusão, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que todas essas questões serão verificadas na nova Resolução. Após as discussões sobre o tema, passou-se a palavra para a profª. Kecia Aline Marques Ferreira, que colocou em discussão a falta de vagas para matrícula em disciplinas do Departamento de Física e Matemática (DFM) e a autorização para aumento do número de vagas, que, segundo a Norma Acadêmica, deve ser definido pelo Colegiado de Curso. A profª. Kecia Aline Marques Ferreira citou o caso em que solicitou a matrícula de 03 (três) alunos em uma disciplina, que foi deliberada e indeferida em assembleia pelo DFM, apesar de verificação, pela própria Coordenadora, de que havia espaço físico para que os alunos pudessem cursar a disciplina. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explicou que, quando tomou ciência da situação já não havia tempo hábil para auxiliar na questão. A profª. Kecia Aline Marques Ferreira questionou se a responsabilidade desse tipo de deliberação seria realmente do Chefe de Departamento ou do Coordenador do Curso, ao que a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva afirmou que irá participar de reunião com o DFM e que irá salientar que, conforme as Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação, a definição do número de vagas a serem ofertadas para a disciplina cabe à Coordenação de Curso. A profª. Patrícia Sueli de Rezende salientou que no caso do Curso de Química Tecnológica a situação é ainda mais grave, pois a entrada para o Curso é anual e há muitos casos de alunos que não conseguem matricular-se nessas disciplinas. Em resposta, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou que a Coordenadora elabore memorando ao DFM solicitando turmas extras para essas disciplinas com antecedência. A Presidente reforçou ainda que irá verificar, para o próximo ano, o funcionamento dos 02 (dois) laboratórios de física. O prof. Ítalo Brener de Carvalho questionou sobre as dificuldades do DFM em relação ao número de professores, ao que a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva explanou que realmente têm ocorrido problemas com professores temporários e substitutos no Departamento. O prof. José Hissa Ferreira aproveitou a oportunidade para explicitar para os membros sobre os problemas que têm ocorrido em seu Curso em relação a professores que não entregam os diários no prazo devido. Nesse sentido, o prof. Rogério Cabral de Azevedo comentou que também enfrentou o mesmo problema, e ressaltou a dificuldade causada pelo curto prazo entre a data limite para entrega dos diários e o início do período de matrícula. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou que, devido ao calendário de reposição de greve, os prazos realmente foram curtos, mas que será normalizado no próximo semestre. A profª. Kecia Aline Marques Ferreira aproveitou a oportunidade para informar aos demais membros que tem recebido relatos de alunos com reclamações em relação ao atendimento no setor de estágios, especificamente no período da manhã. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva respondeu quefica registrado que o assunto foi discutido no Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação e que irá verificar a situação junto ao setor. Ressaltou que, caso as reclamações persistam, é necessário que o Coordenador registre a data e horário da ocorrência, nome do aluno que realizou a reclamação e funcionário responsável pelo atendimento, a fim de formalizar as reclamações e, se for o caso, encaminhar para providências. O prof. José Hissa Ferreira questionou sobre a situação do sistema acadêmico, com relação à sua expansão e manutenção. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva respondeu que, conforme verificação com a sra. Marina da Conceição Moreira da Silva, a Procuradoria Jurídica está verificando a liberação do contrato de renovação do sistema Qualidata. A Presidente esclareceu ainda que: a) foi realizada com a sra. Marina da Conceição Moreira da Silva a elaboração de lista de itens que devem ser melhorados no sistema. Pretende-se realizar visita à sede do Qualidata, em Vitória – ES, para discussão esses itens; b) será revista a questão de emissão de histórico parcial e declarações on-line com certificado de validação, pois os documentos emitidos apresentavam má qualidade; c) a sra. Marina da Conceição Moreira da Silva está finalizando a configuração dos perfis de Coordenadores, secretárias de Coordenação e Chefes de Departamento no sistema. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva informou ainda que solicitou à sra. Marina da Conceição Moreira da Silva que libere os históricos parciais para os Coordenadores de Curso. No entanto, ressaltou que os históricos só podem ser assinados pela Diretora de Registro e Controle Acadêmico e pelo Chefe de Seção do Registro Escolar, e que a sra. Marina da Conceição Moreira da Silva irá solicitar ao Qualidata para acrescentar ao histórico parcial, em forma de marca d’água, observação de que o documento somente tem validade para processos internos. Diante da finalização de configuração de perfis no sistema acadêmico, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva solicitou aos Coordenadores que verifiquem, em seus perfis, se as liberações de acesso que estão sendo efetuadas atendem às suas demandas. O prof. Rogério Cabral de Azevedo comentou em especial a questão da falta de visualização da estruturação de pré-requisitos de disciplina. Apontou, inclusive, que há situações de pré-requisitos não alterados no sistema, permitindo matrículas sem cumprimento dos devidos critérios, em relação ao art. 44 da Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva esclareceu que, conforme discutido com a sra. Marina da Conceição Moreira da Silva, as diretrizes do artigo citado referem-se à disciplinas obrigatórias e não a disciplinas optativas, sendo as matrículas permitidas nesse caso. Em resposta, o prof. Rogério Cabral de Azevedo afirmou que, dessa forma, a falha foi de responsabilidade das Coordenações, que criaram as disciplinas optativas sem estabelecer os pré-requisitos. Nesse sentido, a profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva confirmou que, se for de interesse do Colegiado de Curso, este deve criar a disciplina optativa e definir os pré-requisitos em número de créditos. A profª Kecia Aline Marques Ferreira questionou ainda se serão disponibilizados secretários para as Coordenações de Curso. A profª. Ivete Peixoto Pinheiro Silva respondeu que haverá processo seletivo para contratação de técnicos em secretariado, e que irá verificar se a demanda das Coordenações será contemplada no Edital. Recomendou ainda que, para atender à demanda no momento, a profª. Kecia Aline Marques Ferreira solicite a disponibilização de estagiários ou funcionários terceirizados para a secretaria da Coordenação. A Presidente encerrou a reunião às 18 (dezoito) horas e 30 (trinta) minutos, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte, 05 de novembro de 2014.

 

Profa Ivete Peixoto Pinheiro Silva

Diretora de Graduação

 

Profª. Cristina Guimarães Cesar

Diretora Adjunta de Graduação

 

Prof. Ítalo Brener de Carvalho

Coordenador do Curso de Administração

 

Prof. Wagner Guadagnin Moravia

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profª Kecia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação – Belo Horizonte

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Ivan José de Santana

Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. Guilherme de Castro Leiva

Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes

 

Prof. Rogério Cabral de Azevedo

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Profª. Patrícia Sueli de Rezende

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. Frederido Keizo Odan

Sub-Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista

Sub-Coordenadora do Curso de Letras

 

Sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior

Representante do NAE da Graduação

 

Sr. Marcos de Almeida Alves

Secretário de Registro e Controle Acadêmico