SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ATA DA CENTÉSIMA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia treze de abril de dois mil e dezesseis, às quatorze horas e vinte minutos, na Sala dos Conselhos Superiores, no terceiro andar do prédio administrativo do Campus I, realizou-se a Centésima Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência do prof. Moacir Felizardo de França Filho. Estiveram presentes os seguintes membros: prof. Bráulio Silva Chaves, Diretor Adjunto de Graduação; prof. Ítalo Brener de Carvalho, Coordenador do Curso de Administração; prof. Wagner Guadagnin Moravia, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; profª. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; profª. Renata Lúcia Magalhães de Oliveira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes; profª. Rachel Mary Osthues, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; profª. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; prof. Túlio Charles de Oliveira Carvalho, Subcoordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte; profª. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica, profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Coordenadora do Curso de Letras; profª. Maria Aparecida da Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, profª. Patrícia Sueli de Rezende, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica. Participaram por meio do recurso de videoconferência: prof. Paulo César Mappa, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha; profª. Renata Calciolari, Coordenadora de Engenharia de Automação Industrial – Araxá; prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; profª. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia e Controle e Automação – Leopoldina; prof. Hildor José Seer, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá. Membros ausentes: profª. Lourdiane Gontijo das Mercês, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil - Curvelo; prof. Reginaldo Barbosa Fernandes, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno; prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis; sr. Ivan de Oliveira Ramos Júnior, Representante da Coordenação Pedagógica; srª. Marina Conceição Moreira da Silveira, Chefe da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico; e sr. Pedro Henrique Dias de Sousa, Secretário de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Convidados: srª. Jussara Biagini, Coordenação Pedagógica; srª. Daisy Cristina de Oliveira Morais, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento da Graduação; srª. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Graduação, srª. Marlúcia Dias L. Alves; servidora da Secretaria de Relações Internacionais. Foi registrada inicialmente a presença de 18 (dezoito) membros, sendo 13 (treze) membros em Belo Horizonte e 5 (cinco) nas unidades do interior, e 4 (quatro) convidados. Foi realizada às quatorze horas e vinte minutos a Abertura da Centésima Reunião do Fórum dos Coordenadores. O Presidente declarou aberta a sessão, colocando em discussão a proposta de pauta para a reunião: 1) Informes do Presidente e dos membros do Fórum dos Coordenadores: Novo CLAA; Encontro InterPET; Workshop temático da graduação: Matemática no Ensino Superior; Internacionalização da graduação via PEC-G e Edital para refugiados; 2) Avaliação do Artigo 74 das Normas Acadêmicas. Na abertura da reunião, a pauta foi aprovada por unanimidade pelos presentes, com a inclusão da apresentação do Guia de Gestão Acadêmica de Graduação, realizada pela srª. Nilza Helena de Oliveira, que será disponibilizado aos coordenadores no mês de abril de 2016. Após a apresentação, o prof. Moacir Felizardo de França Filho destacou as atribuições do CLAA e sua nova composição: Prof. Igor Mota Morici (presidência e a interlocução com o MEC/SESu e Representante titular da administração do CEFET-MG), profª. Úrsula do Carmo Resende (Representante suplente da administração do CEFET-MG), profª. Cristina Duarte Murta (Representante titular da administração do CEFET-MG), profª. Natália Moreira Tosatti (Rpresentante suplente da administração do CEFET-MG), srª. Elisângela Miranda Pereira (Representante titular da administração do CEFET-MG), sr. Wesley Ruas Silva (Representante suplente da administração do CEFET-MG), prof. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior (Representante titular dos tutores), prof. Fabiano Pereira Bhering (Representante suplente dos tutores), srª. Alice Costa de Oliveira (Representante titular dos discentes do PET) e a srª. Flávia de Souza Nassif Salzer (Representante suplente dos discentes do PET). Seguindo os informes, o prof. Bráulio Silva Chaves ressaltou o encontro InterPET e o Workshop Temático da Graduação: Matemática no Ensino Superior. No primeiro, relatou brevemente sobre o PET e o encontro, que, já tendo uma comissão organizadora formada, ocorrerá em setembro de dois mil e dezesseis, em Belo Horizonte. Para ele, o evento incentivará os cursos que ainda não tem PET a criarem seus grupos. Quanto ao segundo, o professor frisou a importância de discutir a matemática no ensino superior, por conta dos altos índices de reprovação e de seu impacto por força do Art. 74 das Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. O próximo informe discutido foi a Internacionalização da graduação via PEC-G. A srª. Marlúcia Dias L. Alves apresentou sinteticamente o programa, realçando a necessidade dos coordenadores informarem o número de vagas a serem disponibilizadas até 30 de abril de 2016, o número de alunos contemplados, os casos de sucesso e fracasso, expondo as dificuldades nesses últimos. A profª. Rachel Mary Osthues levantou questionamentos sobre os alunos que vieram para Belo Horizonte e fracassaram. A srª. Marlúcia Dias L. Alves observou que muitos estavam mais interessados em socialização com outros alunos, o que tornou a trajetória acadêmica pelo CEFET-MG difícil. Já a profª. Kécia Aline Marques Ferreira questionou quais eram os países integrantes do programa. Além disso, ela comparou um caso de sucesso de um aluno caboverdiano, no campus Leopoldina, ao de um aluno desligado devido à grande infrequência. Enfim, a professora indagou sobre as diferenças dos casos e da formação educacional dos alunos de Cabo Verde e Angola. Prosseguindo o diálogo, o prof. Wagner Guadagnin Moravia destacou que há um aluno do PEC-G em destaque positivo no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, mas indagou se o fato do curso ter disciplinas à noite não seria um impecilho para melhor desempenho dos alunos. Retomando a palavra, a profª. Kécia Aline Marques Ferreira se posicionou preocupada com a falta de acompanhamento psicológico e pedagógico desses alunos, defendendo maior integração desses a Coordenação de Política Estudantil e outros setores envolvidos. Por fim, o prof. Bráulio Silva Chaves apresentou o edital para refugiados haitianos a ser aprovado pela CGRAD, contextualizando-o historicamente, esclarecendo para a profª. Maria Aparecida da Silva de que não haveria restrição a cursos noturnos. Já a profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista parabenizou a iniciativa. Após esses informes gerais, seguiu-se as comunicações dos coordenadores. Em sua fala, a profª. Rachel Mary Osthues sugeriu medidas para o próximo ano quanto ao Guia do Estudante. A profª. Renata Lúcia Magalhães de Oliveira sublinhou a luta por articular um evento no CEFET-MG com a parceria de outras instituições e solicitou apoio da DIRGRAD quanto à definição de currículo mínimo no CREA. Em nova intervenção, a profª. Kécia Aline Marques Ferreira discorreu sobre quatro situações: como melhorar a gestão do curso que coordena, principalmente no acompanhamento dos egressos; a falta de vagas recorrente em algumas disciplinas de seu curso, como Cálculo e GAAV, chegando a propor uma reflexão futura sobre a utilização da EAD; questionou a rigidez excessiva dos prazos do Registro Acadêmico, entendendo que esses são balizadores no calendário; e, por fim, falou sobre a tradução juramentada, no caso dos processos de mobilidade internacional, solicitada pela resolução CGRAD, mas dispensada pelo registro. Sobre isso, a profª. Daniela Matschulat Ely entende que a tradução da ementa é mais importante que o histórico. A profª. Rachel Mary Osthues acrescentou que a tradução da ementa é mais cara e que a tradução juramentada retira da instituição a responsabilidade por eventuais erros. A profª. Patrícia Sueli de Rezende demandou Técnicos Administrativos (TAs) nas coordenações para o auxílio nas atividades administrativas. Além disso, quanto aos dados para o Guia do Estudante, solicitou relatórios da SRI e da DPPG. Mostrou preocupação no sentido de reduzir as retenções em Cálculo e GAAV e, por fim, comentou sobre os alunos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes atuando em parceria com o Departamento de Física e Matemática. Reconhecendo também papel dos TAs na rotina administrativa, a profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista comentou sobre a importância das informações fornecidas pela DPPG para o reconhecimento do curso de Letras junto ao MEC, a grande evasão e a falta de médico à noite no campus. Próximo de deixar a coordenação, o prof. Ítalo Brener de Carvalho também realçou o papel dos TAs e dos estagiários na fluidez administrativa. Comentou sobre as dificuldades no processo de matrícula de disciplinas eletivas. Reforçando os problemas no procedimento de matrícula quanto aos ajustes, a profª. Rachel Mary Osthues solicitou a srª. Elisângela Miranda Pereira, Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação da DIRGRAD, retornos sobre questões envolvendo o intercâmbio. A profª. Maria Aparecida da Silva se posicionou favorável à participação de alunos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em monitoria/tutoria, falou sobre a a reestruturação do Programa, a partir da Resolução 02 de 2015 do CNE, e comentou sobre evento com egressos que ocorrerá em 23 de maio de 2016. A profª. Renata Lúcia Magalhães de Oliveira requereu a composição de uma instrução normativa pelo CGRAD ou DIRGRAD, que oriente aos departamentos a manter junto aos cursos as informações atualizadas quanto aos planos didáticos. Como último informe, a profª. Rachel Mary Osthues reclamou da falta de informação institucional às coordenações de cursos sobre o processo de colação de grau. Após os informes, iniciou-se a discussão do segundo ponto da pauta: a Avaliação do Artigo 74 das Normas Acadêmicas. Os professores Wagner Guadagnin Moravia, Odilon Corrêa da Silva, Paulo César Mappa, Túlio Charles de Oliveira Carvalho, Rachel Mary Osthues, Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Patrícia Sueli de Rezende, Kécia Aline Marques Ferreira, Cristina Almeida Magalhães, Renata Lúcia Magalhães de Oliveira, Olga Moraes Toledo apresentaram quantitativo de alunos que não alcançaram rendimento semestral satisfatório. Conforme o relato dos professores, estão entre as razões para o baixo rendimento semestral os problemas de cunho emocional, familiar e financeiro, as dificuldades em administrar várias matérias em turnos diferentes, deficiências apresentadas pelos ingressantes quanto aos fundamentos das disciplinas, infrequência e precariedade da estrutura para o desenvolvimento das disciplinas noturnas, desconhecimento das normas internas e a passividade quanto às responsabilidades acadêmicas, entre outras. Diante do quadro exposto, prof. Túlio Charles de Oliveira Carvalho sugeriu a avaliação da eficácia do processo. Já a profª. Olga Moraes Toledo recomendou que todos deveriam identificar suas responsabilidades no quadro exposto e que as matrículas fossem orientadas. Terminada a discussão do ponto, o prof. Moacir Felizardo de França Filho agradeceu à presença de todos e encerrou a reunião às dezoito horas, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pela presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, treze de abril de dois mil e dezesseis.
Prof. Moacir Felizardo de França Filho
Diretor de Graduação
Profª. Bráulio Silva Chaves
Diretor Adjunto de Graduação
Prof. Ítalo Brener de Carvalho
Coordenador do Curso de Administração
Prof. Wagner Guadagnin Moravia
Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Profª. Kécia Aline Marques Ferreira
Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação
Profª. Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes
Profª. Rachel Mary Osthues
Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais
Profª. Daniela Matschulat Ely
Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil
Prof. José Hissa Ferreira
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte
Profª. Cristina Almeida Magalhães
Coordenadora do Cusro de Engenharia Mecânica
Profª. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista
Coordenadora do Curso de Letras
Profª. Maria Aparecida da Silva
Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes
Profª. Patrícia Sueli de Rezende
Coordenadora do Curso de Química Tecnológica
Prof. Paulo César Mappa
Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha
Profª. Renata Calciolari
Coordenadora de Engenharia de Automação Industrial – Araxá
Prof. Odilon Corrêa da Silva
Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo
Profª. Olga Moraes Toledo
Coordenadora do Curso de Engenharia e Controle e Automação – Leopoldina
Prof. Hildor José Seer
Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá