SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA QUARTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia vinte e sete de setembro de dois mil e dezesseis, às quatorze horas e vinte e cinco minutos, na Sala da Diretoria Geral, realizou-se a Centésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Profa. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Profa. Rachel Mary Osthues, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Belo Horizonte; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; Profa.  Maria Aparecida da Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; e o Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica. Convidados: Prof. Milney Chasin, Chefe do Departamento de Ciências sociais e Filosofia; Sra. Daisy Cristina de Oliveira Morais, Procuradora Educacional Institucional e Coordenadora Geral de Avaliação do Ensino de Graduação; Sr. Venício José Martins, Presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA); e a Sra. Jacqueline Moreno Theodoro Silva, Pedagoga da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Foi registrada inicialmente a presença de 9 (nove) membros e 4 (quatro) convidados. Procedeu-se, às quatorze horas e vinte e cinco minutos à Abertura da Centésima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores. O Presidente declarou aberta a sessão, informando que, por contemplar uma demanda dos cursos de graduação de Belo Horizonte, foi dispensada a exigência do quórum mínimo, e por isso a reunião teve como pauta única a Renovação de reconhecimento de cursos e a CPA. Inicialmente, a Sra. Daisy Cristina saudou os presentes e apresentou o que será discutido: Processo de Renovação de Cursos, Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Primeiramente, foi focado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sublinhando a importância de conscientizar os agentes internos abarcados no processo: professores e alunos. Em apartes, a Profa. Daniela Matschulat solicitou um suporte técnico para envolver melhor os alunos no contexto da avaliação e a Sra. Jacqueline Moreno realçou que as dinâmicas de reuniões, datas e horários devem dialogar com as características dos setores abrangidos. Retomando a fala, a Sra. Daisy Cristina apresentou os fundamentos legais que guiarão os processos de renovação de reconhecimento, enfatizando os atos autorizativos e o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, de agosto de 2015. Foi informado que o preenchimento do formulário eletrônico do processo de renovação de reconhecimento é de responsabilidade dos coordenadores, ocorrendo pelo sistema eletrônico E-MEC. Também foi detalhado que o processo de visita in loco ocorre a cada três anos, após o ciclo avaliativo do SINAES. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS), o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o que foi declarado no formulário eletrônico pelos coordenadores e instituição são analisados na visita. Em relação ao Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, foram destacados os itens: organização didático-pedagógica, docentes e infraestrutura, além dos requisitos legais e normativos, como as diretrizes para as relações étnico-raciais, e a acessibilidade. No que tange às relações étnico-raciais, o Prof. Moacir França recordou das alterações ocorridas nas disciplinas de Introdução à Sociologia e Psicologia Aplicada às Organizações, resultando na Resolução CEPE-02/16, de 6 de maio de 2016. A Sra. Daisy Cristina reforçou que as novas ementas das disciplinas já estão em vigor desde o 2º semestre de 2016. Em aparte, a Profa. Rachel Osthues solicitou o reenvio da Resolução do CEPE mencionada para os coordenadores. Retomando a palavra, Sra. Daisy Cristina realçou o papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na implantação de ações, nos cursos, das discussões sobre os eixos Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Educação Ambiental. Sobre isso, a Sra. Jacqueline Moreno destacou a atenção ao currículo e aos eixos interdisciplinares. Em nova intervenção, a Profa. Daniela Matschulat sugeriu o desenvolvimento de projetos interdisciplinares entre os cursos relacionados à temática meio ambiente. Em aparte, o Prof. Márcio Basílio ressaltou que a temática citada encontraria dificuldades em ser desenvolvida em alguns cursos. Já a Profa. Cristina Almeida salientou que alguns cursos não possuem NDE ativo. Por fim, a Sra. Jacqueline Moreno lembrou que alguns cursos não passaram ainda pelo preenchimento do formulário eletrônico. Diante dessa demanda e dando prosseguimento a apresentação, a Sra. Daisy Cristina instruiu brevemente sobre o processo de preenchimento dos formulários eletrônicos, pelos coordenadores, no sistema E-mec. Ela alertou que um dos formulários tem o prazo de 15 dias para ser preenchido, após a aberturado processo para Renovação do Reconhecimento. Ressaltou também o aperfeiçoamento do trabalho com os alunos egressos, o que já ocorre no curso de Engenharia de Controle e Automação da unidade Leopoldina, o foco na produção acadêmica dos últimos 3 anos e o perfil dos professores substitutos contratados. Em aparte, o Prof. José Hissa apontou como variável importante no processo de avaliação a experiência profissional dos professores. A Sra. Daisy Cristina observou que cabe aos chefes de departamento manter atualizadas as pastas dos docentes pertencentes ao seu departamento. Recomendou-se a produção de memorando que informe a dinâmica de organização das pastas. Com isso, ela destacou a preponderância da comprovação das informações dos currículos lattes. A Profa. Kécia Aline lembrou que anualmente os professores devem apresentar relatório e comprovantes para justificar os encargos acadêmicos. Ao fim de sua apresentação, a Sra. Daisy Cristina ressaltou a importância da disponibilidade de quadro de horário de atendimento por parte dos coordenadores e professores aos alunos, a entrega dos planos de disciplina, a avaliação dos professores, o impacto da existência ou inexistência dos gabinetes na avaliação in loco e o estabelecimento de um cronograma de reuniões com os públicos relacionados ao processo de renovação de reconhecimento de cursos. Em sua apresentação, a Sra. Jacqueline Moreno destacou o desconhecimento por parte de professores novatos do processo de avaliação institucional, a diferença entre credenciamento e autorização, a descrição das avaliações internas, realizadas pela CPA, e externas, o que deve ser feito com a avaliação, e os papéis do NDE, deliberativo, e colegiado, consultivo. Por fim, apresentou e comentou dados do processo de avaliação do curso de Química Tecnológica. Em última apresentação, o Sr. Venício Martins detalhou algumas características da participação dos alunos dos CEFET MG no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Tendo como exemplo o curso de Química Tecnológica, foi observado o tempo de execução da prova e maior média alcançada pelos alunos do CEFET MG em comparação com outras instituições federais regionais e nacionais. Por outro lado, foi verificada maior dificuldade dos alunos na resolução de questões com abordagem diferenciada dos conteúdos no exame. A Sra. Jacqueline Moreno destacou a grande participação, consciência e conhecimento dos alunos, e o papel dos coordenadores para esse resultado. Em aparte, a Sra. Daisy Cristina acrescentou que as provas do ENADE estão acessíveis no site do INEP. Em última intervenção, a Profa. Rachel Osthues destacou a necessidade de reforçar o papel desempenhado pelo NDE frente aos professores dos cursos e da colaboração da Diretoria de Graduação e Chefes de Departamento no processo. Por fim, o Prof. Moacir França agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezessete horas e vinte e cinco minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, vinte e sete de setembro de dois mil e dezesseis.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Vera de Sales Martins

Coordenadora do Curso de Administração

 

Profa. Kécia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Profa. Rachel Mary Osthues

Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais

 

Profa.  Daniela Matschulat Ely

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Profa.  Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profa.  Maria Aparecida da Silva

Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica