SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA SEXTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia dezesseis de novembro de dois mil e dezesseis, às quatorze horas e vinte minutos, na Sala 128 do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAT, realizou-se a Centésima Sexta Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, Diretora Adjunta de Graduação; Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Prof. Geraldo Magela Damasceno, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Curvelo; Prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Rachel Mary Osthues, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Belo Horizonte; Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; Profa. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Coordenadora do Curso de Letras; Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA); e a Sra. Isabel Cristina Oliveira Alves, Secretária Adjunta de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Justificaram a ausência: Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Profa. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Profa.  Maria Aparecida da Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; Prof. Aellington Freire de Araújo, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha; Profa. Renata Calciolari, Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis; e o Prof. Hildor José Seer, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá. Convidados: Prof. Rogério Cabral de Azevedo, Chefe do Departamento de Engenharia Civil; e o Prof. Herbert Rausch Fernandes, Sub-coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha. Foi registrada inicialmente a presença de 15 (quinze) membros e 2 (dois) convidados. Verificado o quorum regimental, procedeu-se às quatorze horas e vinte minutos a Abertura da Centésima Sexta Reunião do Fórum dos Coordenadores. O Presidente declarou aberta a sessão, colocando a seguinte proposta de pauta de reunião para apreciação: 1. Calendário temático 2017/1; 2. Processo de matrículas; 3. Calendário para o processo seletivo de transferência 2017/1; 4. Informes dos coordenadores. A proposta foi aprovada por unanimidade. Antes de entrar no primeiro ponto de pauta, a Sra. Marina Conceição pediu a palavra e apresentou a Sra. Isabel Cristina Oliveira Alves, nova Secretária Adjunta de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Devido a dificuldades de utilização do projetor, o ponto 2, Processo de matrículas, foi inicialmente discutido. A Sra. Marina Conceição apresentou a proposta de processo de matrícula para 2017/1, comentou sobre a tentativa em 2016/2 de facilitar o processo com a redução do número de requerimentos de matrículas disponíveis para os alunos, e apontou as falhas do processo anterior, tais como a falta de funcionários para executar os procedimentos nas coordenações, o grande número de processamentos, as datas programadas e problemas apresentados pelo Sistema Qualidata, entre outras. Mediante o exposto, o Prof. José Hissa sugeriu a adoção de três solicitações de matrícula. A Sra. Marina Conceição comentou com o Prof. Rogério Cabral sobre a importância e a dinâmica do coeficiente semestral no processo de matrícula. Ela ressaltou o papel dos coordenadores em orientar os alunos em todo o processo, lembrando da diferença entre o resultado parcial e o final de matrícula. Enfim, apresentou como proposta 5 rodadas de matrículas, conforme feito em 2015/2. Porém, condicionou o sucesso do processo a ajustes do Sistema Qualidata, para que realmente se siga as Normas Acadêmicas. O Prof. Moacir França questionou se o processo de matricula abarcaria três solicitações, uma prévia, confirmação e ajuste, tudo via web. Sem comentários da proposta, seguiu-se a discussão do cronograma de matrículas. A Sra. Marina Conceição questionou se as disciplinas equalizadas apareceriam na primeira solicitação. Ela lembrou que a ocupação da vaga está condicionada ao coeficiente do aluno. O Prof. José Hissa ponderou que a primeira solicitação deveria priorizar os alunos do curso, para depois, se restando alguma, ser aberta para alunos de outros cursos. Ele comentou que tem alunos escolhendo disciplina por conta do professor que a leciona. A Profa. Ludmila de Vasconcelos recomendou que somente no ajuste de matrícula deveria se abrir matrícula para alunos de outros cursos. Diante das questões levantadas, a Sra. Marina Conceição sugeriu que a segunda solicitação seja aberta para equalizadas e tenha duas prévias, e a terceira solicitação seja voltada para equivalentes. O Prof. Frederico Keizo questionou se, durante o processo de matrícula, existiria a possibilidade do estabelecimento de coeficientes médios para cada disciplina, o que facilitaria uma visualização prévia do contexto para os alunos. O Prof. José Hissa considerou que, sem uma programação prévia no sistema, isso se torna inviável. A Sra. Marina Conceição acrescentou que no sistema atual não há essa possibilidade. A Profa. Ludmila de Vasconcelos ponderou que tal dinâmica poderia levar os alunos a se matricularem em disciplinas que exigissem coeficiente menor. Após a discussão realizada, o Prof. Moacir França encaminhou para votação a proposta de três solicitações de matrícula: a primeira, que contemplará a matrícula nas disciplinas do curso e trará o resultado do processamento com matrícula em diários, ocorrendo a ocupação de vagas, ocorrerá entre 14 horas do dia 20 a 22/01/2017; a segunda, que ocorrerá entre as 14h de 23 a 26/01/2017, fruto da junção de duas solicitações previstas na proposta original da SRCA, abarcará a matrícula nas disciplinas do curso e equalizadas, e terá uma prévia 25/01, que informará o resultado de forma provisória, sem ocupação de vagas, e uma segunda prévia em 27/01/2017, que trará o resultado do processamento com matrícula em diários, ocorrendo a ocupação de vagas; e, por fim, a terceira, que ocorrerá entre 14h de 27 a 30/01/2017, abrangerá a matrícula nas disciplinas do curso, equalizadas e equivalentes. A Sra. Marina Conceição salientou que as situações dos prováveis formandos devem ser tratadas de maneira especial neste processo. Considerando essas observações, o cronograma foi aprovado por unanimidade. Após longa discussão envolvendo os professores José Hissa, Geraldo Magela, Cristina Almeida, Rogério Cabral, Moacir França, Ludmila de Vasconcelos, Vera de Sales, Rachel Osthues e da Sra. Marina Conceição, com considerações sobre a rotina de acertos de matrículas nas coordenações, foi aprovado por 10 votos favoráveis e 2 votos contrários as seguintes datas para requerimentos e processamento das matrículas:

01 a 03/02/2017 – Protocolo de requerimentos de matrícula na coordenação: requerimentos de ajuste de matrícula ingressantes em 1/2017 via Reopção, Transferência e obtenção de Novo Título; requerimento de matrícula em Disciplinas Eletivas – Requerimento a ser preenchido na Coordenação do Curso do aluno, acompanhado de Histórico Parcial e Plano de Ensino da Disciplina desejada; requerimento de matrícula em Disciplinas Isoladas - a ser preenchido na Coordenação do Curso da disciplina pretendida (acompanhado do histórico da Instituição onde cursou ou cursa a graduação).

08 a 17/02/2017 – Processamento de matrícula nas Coordenações de Cursos para os requerimentos deferidos.

22/02/2017 a 23/02/2017- Cadastro no Sistema Acadêmico das matrículas em Disciplinas Eletivas, observando a disponibilidade de vagas e nota do coeficiente global do aluno caso o número de solicitações seja superior ao número de vagas disponíveis.

24/02/2017 – Matrícula em Disciplina Isolada para as solicitações deferidas pela Coordenação do Curso, conforme ordem de chegada e horário de atendimento da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. Obrigatória a presença do candidato e documentação para cadastro.

Ainda sobre o processo de matrícula, a Sra. Marina Conceição lembrou que a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) passou por reestruturação na instituição e todas as unidades têm Coordenações de Registro e Controle Acadêmico (CRCA). Como no campus II não há uma CRCA, a SRCA acumulou atividades oriundas de todos os níveis de ensino. Então, para dinamizar o processo, uma vez que a secretaria está com o número de funcionários insuficientes, ela reforçou as seguintes datas com os coordenadores:

21/11/16 – Foi estabelecida como data limite para as Coordenações de Cursos e para os Departamentos encaminharem o horário de oferta de disciplinas, com indicação dos professores e o número de vagas por disciplina, para o próximo semestre letivo à SRCA. Nas unidades em que há apenas um curso de graduação, esse prazo poderá ser prorrogado. Até esse dia, a DIRGRAD deverá enviar os Planos de Ensino das disciplinas de Tópicos Especiais criadas para o próximo semestre letivo e que ainda não tenham sido ofertadas à SRCA. No caso das unidades do interior, a CRCA mediará estas ações entre as coordenações de cursos e o SRCA.

22/11 a 02/12/16 -  Neste período, a SRCA cadastrará o horário de oferta de disciplinas, com indicação dos professores e o número de vagas por disciplina, para o próximo semestre letivo.

O Prof. Rogério Cabral ressalvou que alguns tópicos especiais, disciplinas e horários não dependem somente da divulgação dos cursos de origem. Por fim, a Sra. Marina Conceição indagou sobre o quantitativo de vagas a ser disponibilizado para cada disciplina no processo de matrícula. Após esses comentários, os coordenadores decidiram pela oferta de 40 vagas em cada disciplina. 2. Calendário temático 2017/1. Introdutoriamente, o Prof. Moacir França apresentou os calendários letivos de Varginha, Curvelo, Nepomuceno, Belo Horizonte, enfatizando recessos, períodos de feriados, férias, e lembrando que os feriados locais podem diferenciar os cronogramas. Segundo o professor, as datas previstas no calendário temático estão amarradas aos dias letivos. Em aparte, o Prof. Geraldo Magela questionou se algum setor das unidades tem preferência no recebimento e na definição das datas do calendário antes das coordenações. O Prof. Moacir França esclareceu que a prévia do calendário letivo é enviada às diretorias de unidade, que é responsável em organizar as demandas dos níveis de ensino que ela oferta, segundo a disponibilidade de salas e outros espaços, conforme determina a Resolução CEPE-35/08. Segundo o professor, as diretorias de unidade podem convocar as coordenações de cursos sediadas no campus para a discussão das datas. Feitas essas considerações, o professor abriu para discussão o calendário temático de Belo Horizonte. A partir de apontamentos pelos presentes, foram realizadas as seguintes alterações: o preenchimento obrigatório do questionário da Comissão Permanente de Avaliação, via WEB, foi estendido até 28/07/2017; entre 21/02 e 22/02/2017 acontecerá a matrícula nas disciplinas com quebra de pré-requisito (prováveis formandos), conforme ordem de coeficiente global de rendimento; entre 23/02 e 24/02/2017 ocorrerão os seguintes procedimentos: solicitação de matrícula em Disciplinas Eletivas, com anexação do Histórico Escolar Parcial e Plano de Ensino da Disciplina ao requerimento a ser apresentado à Coordenação do Curso do aluno, solicitação de matrícula em Disciplinas Isoladas, com anexação do Histórico Escolar ao requerimento a ser apresentado à Coordenação do Curso da disciplina pretendida; a análise, pela Coordenação de Curso do aluno, das solicitações de matrícula em Disciplina Eletiva e encaminhamento do requerimento, se deferido, à Coordenação do Curso da disciplina pretendida acontecerá entre 03/03 e 06/03/2017; os procedimentos de reajuste de matrícula de todos os alunos, incluindo calouros, e de análise da Coordenação de Curso da disciplina pretendida e encaminhamento das solicitações de Matrícula em Disciplina Eletiva e Isolada à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico ocorrerão entre 06/03 e 07/03/2017; e por fim, o resultado do reajuste de matrícula via WEB ocorrerá em 07/03/2017. O Prof. Moacir França ressaltou que essas modificações serão replicadas nos calendários das outras unidades. Quanto ao cadastramento das Atividades Complementares, no sistema, os professores Geraldo Magela e Rogério Cabral comentaram sobre casos de alunos que efetuaram o cadastro dentro do prazo, mas lançaram as horas incorretamente. Por isso, sugeriram que fosse exarada uma resolução possibilitando a correção mensal desses dados por parte do aluno no Sistema Acadêmico. Outra recomendação dada pelo primeiro professor foi a de elaboração e disponibilização pelos coordenadores e SRCA de um documento que compartilhe boas soluções para problemas que podem surgir durante o processo de matrícula. Quanto à metodologia de apuração de vagas remanescentes nos cursos de graduação, após constatar problemas decorrentes da publicação tardia dos editais de transferência e obtenção de novo título, o Prof. Moacir França sugeriu que seja implantado uma sistemática de levantamento das vagas previamente, possibilitando a antecipação da publicação dos editais. De acordo com ele, o processo seria adiantado em um semestre, cujos números poderiam ser retificados, possibilitando aos candidatos selecionados entrarem regularizados nos cursos, sabendo quais disciplinas foram dispensados. Concordando com a proposta, o Prof. Rogério Cabral acrescentou que mais candidatos poderiam ser convocados caso apareçam mais vagas no decorrer do processo. Já a Sra. Marina Conceição questionou em que semestre e ano poderia ocorreria a implantação dessa proposta. O Prof. Moacir França apontou que o edital de transferência e obtenção de novo título para 2018/1 poderia ser divulgado com a oferta de vagas do semestre anterior. Em relação à Mobilidade Acadêmica, a Sra. Marina Conceição afirmou não ser possível estabelecer um período único para a modalidade interna, regidas pelas normas do CEFET, e para a modalidade externa, regida pelo contrato com a ANDIFES e que envolve outras instituições. Em outra fala, o Prof. Rogério Cabral relatou pedidos de mobilidade acadêmica para disciplinas básicas do curso de Engenharia de Produção Civil, alocadas no Departamento de Física e Matemática (DFM). Em sua visão, o processo deveria ser restrito a disciplinas específicas do curso, por isso, tem recusado esse tipo de mobilidade acadêmica. Por fim, o Prof. Moacir França ponderou que o prazo previsto no cronograma será revisto a luz do que foi tecido pela Sra. Marina Conceição. 3. Calendário para o processo seletivo de transferência 2017/1. O Prof. Moacir França apresentou a seguinte proposta de datas encaminhada pela COPEVE, para que os coordenadores tomassem conhecimento e fizessem apontamentos: o período de inscrição ocorrerá entre 18/11 a 18/01/2017 pelo site http://www.copeve.cefetmg.br/; a entrega do comprovante de pagamento e a relação de documentos pelos candidatos à COPEVE está prevista para 19/01/2017; a análise da documentação acorrerá até 07/02/2017, a cargo da DIRGRAD; a classificação final será divulgada no dia 08/02/2017; os recursos à classificação poderão ser apresentados até o dia 09/02/2017; o resultado oficial será divulgado no dia 14/02/2017; e, por fim, o período de matrícula dos selecionados ocorrerá entre 16 e 17/02/2017. O Prof. Rogério Cabral solicitou maiores esclarecimentos sobre o processo de análise de dispensa de disciplinas. A Sra. Marina Conceição lembrou que os professores, responsáveis por esse processo, já estarão de volta no dia 01/02/2017. A Profa. Rachel Osthues salientou que a greve dos técnicos e uma possível greve dos professores poderiam impactar a programação. Em relação ao processo de análise de dispensa de disciplinas, o Prof. Moacir França verificará o que tipo de análise é feito pela DIRGRAD, e que se for o caso, convocará os professores para executá-la entre 01 e 16/02/2017. 4. Informes dos coordenadores. O Prof. Frederico Keizo solicitou informações sobre a o período de realização da Semana de Ciência e da Técnica em 2017, e se os alunos serão liberados das aulas para dela participarem. O Prof. Rogério Cabral informou que esse evento já está previsto para setembro. Quanto à questão da dispensa das aulas, o Prof. Moacir França observou que muitos alunos e professores liberados para participarem se ausentam do evento no período.  Enfim, o Prof. Moacir França agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezessete horas e trinta e seis minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dezesseis de novembro de dois mil e dezesseis.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães

Diretora Adjunta de Graduação

 

Profa. Vera de Sales Martins

Coordenadora do Curso de Administração

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Prof. Geraldo Magela Damasceno

Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Curvelo

 

Prof. Odilon Corrêa da Silva

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa. Rachel Mary Osthues

Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Profa.  Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profa.  Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista

Coordenadora do Curso de Letras

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)

 

Sra. Isabel Cristina Oliveira Alves

Secretária Adjunta de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)