SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA NONAGÉSIMA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. No dia dezessete de fevereiro de dois mil e dezesseis, às quatorze horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores do CEFET-MG, no terceiro andar do prédio administrativo do Campus I, realizou-se a Nonagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Bráulio Silva Chaves, Diretor Adjunto de Graduação; Profa. Renata Lúcia Magalhães de Oliveira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Lourdiane Gontijo das Mercês, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil - Curvelo; Prof. Alexandre Zanni Hubinger, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; Prof. Ítalo Brener de Carvalho, Coordenador do Curso de Administração; Profa. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Profa. Rachel Mary Osthues, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Prof. Peter Ludvig, Sub -Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Belo Horizonte; Profa. Patrícia Sueli de Rezende, Coordenadora do Curso de Química Tecnológica; Profa. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Coordenadora do Curso de Letras; Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA); e o Sr. Pedro Henrique Dias de Sousa, Secretário Adjunto de Registro e Controle Acadêmico (SRCA).  Participaram por meio do recurso de videoconferência: Prof. Kleber Lopes Fontoura, Coordenador do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Prof. Hildor José Seer, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá. Foi registrada inicialmente a presença de 15 (quinze) membros, sendo 14 (quartoze) membros em Belo Horizonte e 2 (dois) nas unidades do interior. Verificado o quorum regimental, procedeu-se às quatorze horas e trinta e três minutos a Abertura da Nonagésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores. O Presidente declarou aberta a sessão, colocando a proposta de pauta da reunião para apreciação pelos presentes: 1) Acolhimento aos calouros; 2) Artigo 74 das Normas Acadêmicas; 3) Relatos de problemas com a matrícula; 4) Comunicações de Coordenadores. Após a apreciação pelos presentes, a pauta foi aprovada por unanimidade. 1) Acolhimento aos calouros. O Prof. Moacir França apresentou a dinâmica a ser adotada na semana. Em relação a esse ponto foram levantadas as seguintes sugestões pelos presentes: disponibilização da lista de alunos ingressantes às coordenações e formas de encaminhamento do Guia de Matrícula. O Sr. Pedro Henrique recomendou que esse guia fosse encaminhado pelo e-mail dos ingressos no ato da matrícula. Entretanto, foi lembrado que o e-mail do CEFET MG pode ser recebido como spam por alguns servidores. Em outro aparte, solicitou-se aos coordenadores atenção ao trote no sábado, no campus II. A Profa. Patrícia Sueli recomendou que a conscientização das normas acadêmicas seja realizada como atividade na disciplina de Contexto Social e Profissional. Por fim, sugeriu-se que o acolhimento contemplasse alunos que entraram em chamadas anteriores. 2) Artigo 74 das Normas Acadêmicas. Inicialmente, foram apresentados dados estatísticos de aplicação do artigo, abrindo-se, após, para a discussão pelos presentes. Foram citados os seguintes fatores para os resultados apresentados: a grande reprovação nas disciplinas de cálculo, o desconhecimento da norma pelos alunos e a presença de alunos com coeficiente de rendimento maior de 60 entre os listados. Estratégias para amenizar o contexto também foram discutidas, tais como a monitoria aos sábados para alunos do curso noturno, a criação de uma regulamentação complementar, que enfatize a análise específica de cada caso e a possibilidade de implantação de um trancamento parcial. Em relação a essa última estratégia, o Prof. Peter Ludvig sugeriu a instituição de notificações ao aluno, que considerassem o coeficiente de rendimento, a disciplina e a frequência. Diante da complexidade do tema, a Profa. Rachel Osthues propôs que seja realizada futuramente uma reunião com a presença da Coordenação de Política Estudantil (CPE) e a Coordenação Pedagógica (CP). Já a Profa. Lourdiane Gontijo destacou a ausência de acompanhamento psicológico de alguns dos casos apresentados. Por fim, o Prof. Moacir França sintetizou o debate do ponto nos seguintes encaminhamentos: o guia e os relatórios da CPE e da CP serão enviados para os coordenadores indicando problemas e possíveis soluções; a extensão do prazo de atendimento até a metade do semestre, a retirada da possibilidade de ajustes de matrícula do fluxo e a mala direta do relatório com nome do aluno preenchido e com a questão 1 respondida, juntamente com as recomendações. Os encaminhamentos foram aprovados pelos presentes. Por outro lado, a ideia de trancamento parcial dos alunos ao longo do semestre, extemporâneo, não foi aprovada. 3) Relatos de problemas com a matrícula. O Prof. Alexandre Hubinger informou sobre a não priorização de alunos com coeficiente de rendimento alto no processo de matrículas em turmas de laboratório. Sobre isso, a Sra. Marina Conceição explanou que tal situação ocorre devido à periodização que o Sistema faz. Segundo ela, se um aluno solicita disciplinas de um mesmo período, o Sistema dá prioridade a ele, o que faz com que os alunos com coeficiente alto não consigam as suas solicitações. A Profa. Renata Lúcia ponderou sobre dificuldades com a codificação das disciplinas e com a disponibilização de salas nos campi I e II para o Curso de Engenharia de Transportes. O Prof. Ítalo Brener ressaltou que o processo no Sistema é muito longo e complexo, e que o número de solicitações é excessivo. A Profa. Kécia Aline apontou dificuldades relacionadas aos requerimentos para as disciplinas de Cálculo I e GAAV. O Prof. José Hissa comentou que a distribuição de salas se mostra inadequada quando se compara o tamanho da sala e o tamanho da turma matriculada. Outra situação exposta pelo professor são os vícios na escolha dos horários. Ele destacou a preferência de escolha de dias e horários dos professores, não tendo necessariamente relação com os Encargos Didáticos, que deveriam ser verificados previamente. Por fim, teceu considerações sobre situações relacionadas a demandas por laboratórios, pois muitas vezes abrem-se turmas sem a disponibilidade prévia desses espaços. Ao fim, o Prof. Peter Ludvig sugeriu o levantamento de demanda prévia ou uma pré-matrícula ao final de cada semestre para as disciplinas de Cálculo I e II, GAAV e Física I. 4) Comunicações de Coordenadores. Diante das exposições ocorridas no decorrer da reunião, O Prof. Moacir França resolveu por convidar a CP do campus II e, se for o caso, a CPE, em uma reunião futura.  Por fim, ele agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezoito horas, lavrando a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dezessete de fevereiro de dois mil e dezesseis.

 

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Prof. Bráulio Silva Chaves

Diretor Adjunto de Graduação

 

Profa.  Renata Lúcia Magalhães de Oliveira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa. Kécia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Profa.  Rachel Mary Osthues

Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais

Prof. Peter Ludvig

Sub-coordenador do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Prof. Alexandre Zanni Hubinger

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profa.  Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista

Coordenadora do Curso de Letras

 

Profa.  Maria Aparecida da Silva

Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

 

Profa.  Patrícia Sueli de Rezende

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica

 

Profa. Lourdiane Gontijo das Mercês

Coordenadora do Curso de Engenharia Civil - Curvelo

 

Prof. Hildor José Seer

Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá

 

Prof. Kleber Lopes Fontoura

Coordenador do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)

 

Sr. Pedro Henrique Dias de Sousa

Secretário de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)