SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA OITAVA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. Às quatorze horas e vinte minutos do dia quinze de fevereiro de dois mil e dezessete, reuniu-se, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Profa. Luciana Patrícia Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Curvelo; Profa. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Luciana Boaventura Palhares, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; Profa. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Coordenadora do Curso de Letras; Profa. Sabina Maura Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; e o Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica. Participaram por meio do recurso de videoconferência: Prof. Hildor José Seer, Coordenador do Curso Engenharia de Minas – Araxá; Profa. Renata Calciolari, Coordenadora do Curso de Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; e o Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno. Justificaram a ausência: Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis. Convidados: Sr. Pedro Henrique Dias de Sousa, Coordenador de Programas de Estágios; e a Sra. Sandra Inês Ferreira Salgado, Assistente da Coordenação de Programas de Estágios - Campus II. Foi registrada inicialmente a presença de 17 (dezessete) membros e 2 (dois) convidados. Verificado o quorum regimental, procedeu-se às quatorze horas e vinte minutos à Abertura da Centésima Oitava Reunião do Fórum dos Coordenadores. Aberta a sessão pelo Presidente e, após a apreciação de temas pelos presentes, foi aprovada a seguinte pauta de reunião: 1. Apreciação de Atas Anteriores; 2. Apresentação da Coordenação de Estágio; 3. Semana de Acolhimento 2017/1; 4. Núcleo Docente Estruturante e Coordenadores de Eixo; 5. Tradução juramentada; 6. Informes da SRCA; 7. Informes dos coordenadores. 1. Apreciação de Atas Anteriores. Com 2 abstenções e 12 votos favoráveis, foram aprovadas as atas da 103ª, 104ª, 105ª e 106ª reuniões. 2. Apresentação da Coordenação de Estágio. O Prof. Moacir França apresentou o Sr. Pedro Henrique, novo Coordenador de Programas de Estágios, e a Sra. Sandra Inês, Assistente da Coordenação de Programas de Estágios. Feito isso, a palavra foi dada ao Sr. Pedro Henrique, que entregou um bloco de formulários referente ao Programa de Estágio da Instituição, e fez uma apresentação sobre a sua coordenação, realçando a estrutura organizacional, sua equipe, o novo site, com a presença de novos documentos e do Sistema de oportunidades. Segundo ele, esse sistema dinamizará a gestão entre empresa, escola e aluno, sendo atualizado a cada 30 dias, possibilitando coletar dados, como, por exemplo, a procura dos cursos pelos alunos ou o quantitativo de oferta de estágios por cursos. Discorreu sobre o Café com as Empresas, previsto para o dia 15 de março de 2017, em que há o reconhecimento por parte da Instituição das empresas indicadas pelos alunos por boas práticas de estágio. Por último, mencionou a Feira de Estágios, outra ação a ser efetivada em outubro de 2017. Ao citar que há alunos que são sócios de empresas, a Profa. Kécia Aline questionou se os documentos dariam conta dessa realidade. Complementando essa dúvida, a Profa. Daniela Matschulat indagou se um funcionário da empresa, subalterno do aluno, poderá orientá-lo na empresa. O Sr. Pedro Henrique esclareceu que há documentos, como o relatório semestral de atividades, que permite verificar a situação do aluno na empresa. Por outro lado, lembrou que, se o funcionário do aluno tiver formação superior ou com experiência, ele poderá ser nomeado supervisor de estágio. Lembrou que a condição de autônomo do aluno não é aceita para registro de estágio. E, por fim, lembrou que a avaliação de solicitação de estágios atuará no sentido de coibir situações que possam levar a acionamentos na justiça, de empresas e até do próprio CEFET. Ele reforçou o papel das Coordenações nessas avaliações. Em nova fala, a Profa. Daniela Matschulat questionou o fato de a Instituição não priorizar a seleção de estagiários entre os próprios alunos. Para ela, a possibilidade do aluno fazer estágio na própria Instituição economizaria tempo e motivaria o estudo. Em aparte, o Sr. Pedro Henrique salientou que está sendo pensado um programa interno de estágios para alunos. 3. Semana de Acolhimento 2017/1. O Prof. Moacir França abriu a palavra ao Sr. Huener Silva, Secretário do Fórum de Coordenadores, que informou, em linhas gerais, sobre as atividades a serem desenvolvidas nos dias 27, Aula Inaugural da Graduação para o 1° período, e 28 de março de 2017, Dia da Integração, com prioridade para os alunos dos 1°período, mas com convite para os alunos dos 2° e 3° períodos. Ressaltou também que sugestões apresentadas pelos coordenadores, como a realização das atividades próximas aos 25% do semestre letivo, de duas aulas inaugurais, uma em cada campus de Belo Horizonte, e a liberação dos alunos, com o acompanhamento dos professores, balizam as atividades a serem desenvolvidas. Essa última recomendação foi ressaltada pelo Prof. Moacir França, que reforçou o papel dos Coordenadores de orientar os professores dos períodos envolvidos a não aplicarem avaliações naqueles dias. Em aparte, o Prof. Márcio Basílio sugeriu que tal instrução fosse também comunicada ao Departamento de Física e Matemática (DFM). A partir dessa observação, o Prof. Moacir França salientou que seria interessante os Coordenadores conversarem com os Chefes de Departamento no sentido de liberar os alunos e professores abrangidos pelos eventos. Como apontamentos finais, a Profa. Daniela Matschulat sugeriu que sejam emitidos certificados com a finalidade de os alunos participantes somarem horas complementares; o Prof. José Hissa recomendou verificar a questão do trânsito e dos horários do transporte intercampi no horário dos eventos; e por último, a Profa. Patrícia Tarnuri sugeriu que a aula inaugural do campus I ocorresse à noite e a do campus II de manhã. 4. Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Coordenadores de Eixo. Introdutoriamente, o Prof. Moacir França destacou a Resolução CGRAD 20/13, que discorre sobre o papel do NDE nos cursos de graduação e como deve ser o seu processo de formação. Foi apresentado um levantamento realizado pela Sra. Ana Raquel na DIRGRAD, apontando quais portarias estão próximas de vencer e quais já venceram. Sem apartes, o Prof. Moacir França explanou sobre a Resolução CGRAD 11/2008, que versa sobre a função de Coordenador de Eixo, enfatizando que possuem mandato de 2 anos, com a possibilidade de recondução, suas atribuições e como deve ocorrer o processo de sua designação. Foi apresentada uma tabela, também preparada pela Sra. Ana Raquel, expondo a situação das funções em cada curso de graduação na Instituição. Realce foi dado aos mandatos vencidos e que estão próximos de vencer.  Em aparte, o Prof. José Hissa sugeriu a realização de um workshop de formação para os coordenadores de eixo, que problematize também a situação no interior por conta das disciplinas equalizadas. Já a Profa. Kécia Aline notou que há eixos que abarcam disciplinas de três departamentos. Sobre isso, o Prof. José Hissa comentou que tal situação pode ser corrigida no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Perante esses apontamentos, o Prof. Moacir França questionou se era necessário rever o papel do coordenador de eixo. O Prof. José Hissa avaliou que deveria ser realizada uma reunião futura que destacasse a função e o papel dos eixos nos PPCs. Diante disso, os professores Moacir França e José Hissa concordaram que os coordenadores deveriam rever os PPCs, verificando a situação dos eixos e das disciplinas equalizadas. A Profa. Daniela Matschulat questionou qual instância regulamenta a definição dos eixos nos cursos. O Prof. Moacir França explicou que o conceito de eixo é uma característica própria do CEFET. A Profa. Luciana Patrícia informou que, devido ao fato do Curso de Engenharia Civil na unidade Curvelo ter poucos docentes, há poucos professores por eixo. Por fim, o Prof. Moacir França comentou que um professor pode assumir dois eixos e concluiu que se verificou na discussão a necessidade de se repensar o papel do Coordenador de Eixo na graduação. 5. Tradução juramentada. O Prof. Moacir França iniciou a discussão do tema detalhando o que diz a Resolução CGRAD 17/13 sobre o processo de tradução juramentada na Instituição, sublinhando a exigência da apresentação de documentos em inglês e espanhol pelos alunos de mobilidade acadêmica externa, sobretudo, do Programa Ciência sem Fronteiras. Para problematizar o tema, citou o caso de um aluno de Engenharia de Materiais que, ao retornar da Alemanha, contou com a colaboração de professor da UFMG, que verificou e atestou a documentação. Outro caso citado foi o da aprovação de resolução pelo colegiado do Curso Superior de Engenharia de Computação, em que o mesmo dispensa a tradução juramentada. Segundo o Prof. Moacir França, esse caso foi avaliado pelo CGRAD, que levantou vários impedimentos para a aplicação do documento elaborado e recomendou observar a resolução do CGRAD que instrui o procedimento. Por fim, concluiu que as coordenações deveriam ter procedimento padrão. Ao relatar problemas com o processo de tradução juramentada, como o alto custo do serviço, a Profa. Kécia Aline esclareceu que a tradução não é “fé pública”, pois tradutor só tem acesso a uma imagem do documento enviada pelo aluno. No processo, a SRCA verifica e arquiva o documento, o que implica na melhora da interface com as coordenações. Retomando a palavra, o Prof. Moacir França afirmou que caberia ao CGRAD determinar que os colegiados procedam à avaliação de tradução juramentada. Enfatizou que a adoção repetida do procedimento pelo colegiado gera mais uma atribuição e não apenas um favor aos alunos. Assim, arguiu se as coordenações estariam dispostas a assumir mais essa responsabilidade. Em alternativa, ele ponderou sobre a viabilidade da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) de verificar a documentação na volta dos alunos de mobilidade acadêmica externa. Em adendo, o Prof. José Hissa comentou que foi sugerido na 138ª reunião do CGRAD o suporte do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) no processo. Além disso, apresentou como sugestões a revisão da Resolução do CGRAD sobre o assunto e a autonomia do colegiado dos cursos em dispensar a tradução juramentada. Por fim, considerou que a Resolução do CGRAD deve ser sempre observada pelos colegiados. O Prof. Moacir França sustentou que tal mudança pode representar mais trabalho para os colegiados e coordenações. Diante dessa observação, a Profa. Kécia Aline criticou o desinteresse dos professores em participar dos colegiados e conselhos. Perante os apontamentos feitos, o Prof. Moacir França se comprometeu, com o aval do Fórum dos Coordenadores, em trabalhar para alterar a Resolução do CGRAD 17/13, e não vê grandes dificuldades para os colegiados assumirem tal encargo. 6. Informes do SRCA. Devido à ausência da Sra. Marina Conceição, o tópico foi cancelado. 7. Informes dos coordenadores. O Prof. Moacir França discorreu sobre a proposta de resolução de flexibilização de tópicos especiais a ser apresentada ao CGRAD, permitindo que essas disciplinas nos PPCs possam constar com ementas e cargas horárias a serem definidas. Os membros presentes se posicionaram favoráveis à proposta. O Prof. Frederico Keizo solicitou a atualização de portarias e resoluções na página virtual da graduação. Na oportunidade, o Prof. Moacir França informou que tem sido realizado um trabalho na Diretoria de Graduação para a reorganização e indexação das normas. Em apartes, o Prof. Mário de Souza comentou que uma mudança de disciplinas do mesmo departamento quase bateu com horários de disciplinas de seu curso, o que prejudicaria os alunos. A Profa. Kécia Aline sugeriu que a página da DIRGRAD divulgue o horário de aulas de todos os cursos, e, se possível, indicando salas e turmas extras do DFM. Por fim, solicitou que esse departamento disponibilize turmas extras para o seu curso. Diante de tantas situações envolvendo o DFM, a Profa. Daniela Matschulat sugeriu que esse departamento, juntamente com outros que não possuem cursos, mas ofertam disciplinas na graduação, deveriam contar com assento nesse fórum. Em aparte, o Prof. Moacir França acredita que tal sugestão deva ser avaliada em reunião futura. Os professores José Hissa, Daniela Matschulat, Kécia Aline, Cristina Almeida e Vera de Sales teceram apontamentos sobre problemas que vêm vivenciando no atual processo de matrícula, como alunos com rendimento semestral elevado que não estão conseguindo se matricular, professores que ainda não lançaram faltas dos alunos ou fecharam diários no período de reposição, entre outros. Sobre os processos que subsidiam a matrícula, a Profa. Kécia Aline enfatizou que as funções de cada setor envolvido devem ser mais bem definidas, evitando assim transtornos. A Profa. Daniela Matschulat solicitou que o calendário de formatura seja divulgado com mais antecedência. Sobre o processo de formatura, a Profa. Vera de Sales comentou que muitos formandos desconhecem que a colação de grau é gratuita na Instituição, por isso, sugeriu melhor divulgação desse processo.  Em relação a um número baixo de formandos, o Prof. José Hissa recomendou que seja realizada uma cerimônia unificada. Enfim, o Prof. Moacir França agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezoito horas e seis minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dia quinze de fevereiro de dois mil e dezessete.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Vera de Sales Martins

Coordenadora do Curso de Administração

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profa. Kécia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa. Luciana Boaventura Palhares

Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais

 

Profa.  Daniela Matschulat Ely

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Profa.  Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista

Coordenadora do Curso de Letras

 

Profa. Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Profa. Sabina Maura Silva

Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenadora do Curso de Química Tecnológica

 

Profa. Luciana Patrícia Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Curvelo

 

Profa. Renata Calciolari

Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá

 

Prof. Odilon Corrêa da Silva

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo;

 

Profa. Olga Moraes Toledo

Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 

Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno