SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA NONA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. Às nove horas e trinta minutos do dia vinte e um de março de dois mil e dezessete, reuniu-se, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, Diretora Adjunta de Graduação; Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Profa. Kécia Aline Marques Ferreira, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; a Srª. Marina Conceição Moreira da Silveira, Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Participaram por meio do recurso de videoconferência: Prof. Aellington Freire de Araújo, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha; Prof. Hildor José Seer, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá; Profa. Renata Calciolari, Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; e o Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno. Justificaram a ausência: Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; Profa. Luciana Boaventura Palhares, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Profa. Sabina Maura Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; e o Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis. Convidados: Prof. Allbens Atman Picardi Faria, Chefe do Departamento de Física e Matemática; e a Profa. Lilian Aparecida Arão, Chefe do Departamento de Linguagem e Tecnologia. Foi registrada inicialmente a presença de 14 (quatorze) membros e 2 (dois) convidados. Verificado o quorum regimental, procedeu-se às nove horas e trinta minutos à Abertura da Centésima Nona Reunião do Fórum dos Coordenadores. Aberta a sessão pelo Presidente e, após a apreciação de temas pelos presentes, foi aprovada a seguinte pauta de reunião: 1. Semana de Acolhimento 2017/1; 2. Processo de matrícula; 3. Guia dos Estudantes; 4. Informes dos coordenadores. 1. Semana de Acolhimento 2017/1. Introdutoriamente, o Prof. Moacir França salientou que a escolha das datas da Aula Inaugural e do Dia da Integração se justifica por estar próximo dos 25% de dias letivos do semestre, quando as turmas já estão bem definidas, estando encerrado o processo SiSU, e pelo fato de as segundas e terças-feiras terem mais dias letivos previstos no calendário. Em relação ao primeiro evento, dedicado exclusivamente aos calouros, a ser realizado no dia 28 de março, foi informado que será disponibilizado horário extra do intercampi para transportar os alunos do Curso Superior de Letras para o Campus II à noite. Em resposta ao questionamento da Profa. Cristina Almeida, o professor comunicou que as aulas do período da tarde deverão ocorrer normalmente. Quanto ao segundo evento, foi informado que os calouros estarão liberados das aulas para poder participar do mesmo. Por fim, reforçou que ambos os eventos contarão com listas de presença e os professores das turmas deverão acompanhar os alunos. Em aparte, o Prof. Frederico Keizo indagou como ficaria a situação das avaliações agendadas para os alunos envolvidos na organização do evento. Em resposta, o Prof. Moacir França comentou que esses alunos terão que delegar sua participação para outros envolvidos. Complementando a fala, a Sra. Marina Conceição ressaltou a importância de os coordenadores e professores gerenciarem os alunos quanto aos horários de avaliação e horário de realização do Dia da Integração. As professoras Kécia Aline e Cristina Almeida denunciaram que algumas salas do prédio 20, no campus II, ainda não dispõem de quadro e cadeiras para a totalidade das turmas, o que prejudicou o início das aulas de alguns docentes. Por fim, a Profa. Ludmila de Vasconcelos lembrou que, no semestre anterior, poucos alunos participaram desses eventos e, por isso, a importância de se motivar os professores a acompanharem os alunos. Segundo ela, chegou ao conhecimento da Diretoria de Graduação que alguns professores anunciaram em suas turmas que não haveria aulas nesses dias, o que poderia desmotivar os alunos a participarem, o que justificaria ainda mais a ação das coordenações. 2. Processo de matrícula. Abrindo a discussão, o Prof. Moacir França elencou alguns percalços do processo, entre os quais ressaltou as matrículas que desconsideraram a ordem de coeficientes de rendimento dos alunos e a necessidade de turmas extras de algumas disciplinas, como Cálculo e GAAV, demandando urgência na contratação de professores substitutos. Sobre essa última situação, a Profa. Daniela Matschulat sugeriu a previsão rotineira de turmas extras regidas por professores efetivos na graduação. A Sra. Marina Conceição ressaltou que toda turma que for criada posteriormente ao período de matrícula, deveria ser de responsabilidade dos departamentos, o que os obrigará a se planejar, pois o início do semestre é muito sacrificante para os coordenadores. Reforçou que os maiores problemas de matrícula ocorreram com as disciplinas básicas. O Prof. José Hissa ponderou que turmas extras, após o encerramento do prazo de matrícula, geram novos ajustes de matrícula nas coordenações. Em sua fala, a Profa. Lilian Arão, representando a Profa.  Patrícia Tanuri, citou as seguintes dificuldades vividas pela Coordenação do Curso Superior de Letras no atual contexto: as responsabilidades da coordenação na graduação desmotivam os professores a se candidatarem ao cargo, a elaboração do quadro de horários tem sido dificultada pelo fato de os professores não abrirem mão de determinados horários ou não quererem lecionar na sexta ou no sábado, o que levou à criação de uma resolução de revezamento de horários no seu departamento e, por fim, verifica que, por conta de turmas extras, há substitutos lecionando 22 e 24 horas semanais, o que traz prejuízos didático-pedagógicos. Além de salientar as dificuldades enfrentadas na montagem do quadro de horários por conta da demanda de professores, a Profa. Kécia Aline comentou que entende quando o Departamento de Física e Matemática (DFM) afirma não haver possibilidade de abertura de turmas extras no atual contexto. Assim, apontou como soluções a contratação de professores e a utilização da educação a distância (EaD) em disciplinas básicas de grande retenção. O Prof. Frederico Keizo sugeriu que a matrícula nas coordenações seguisse o procedimento via web, com turmas abertas primeiramente para o curso de origem em que estão previstas as disciplinas e depois as vagas sejam repassadas para outras coordenações. Segundo a Profa. Ludmila de Vasconcelos, o não lançamento de presença no sistema por alguns professores é outra variável complicadora do processo de matrícula. Sobre isso, a Profa. Daniela Matschulat comentou que os coordenadores não têm controle sobre essa omissão de alguns professores, pois só apropriam da frequência dos mesmos no final do semestre. Em relação às turmas abertas, o Prof. Allbens Atman apontou que ainda existem vagas disponíveis em disciplinas ofertadas pelo DFM. Por outro lado, afirmou que, devido à falta de professores e ao fato de professores efetivos não quererem assumir mais aulas, não conseguiu abrir mais turmas de disciplinas de seu departamento. Tal cenário relativo aos professores e ao DFM também foi ressaltado pelas professoras Daniela Matschulat e Cristina Almeida, que, juntamente com o Prof. Mário de Souza, enfatizaram seus impactos sobre o processo de matrícula, o que se expressa em grande quantidade de requerimentos de ajustes nas coordenações. A Profa. Daniela Matschulat recomendou que o Artigo 44 das Normas Acadêmicas fosse repensado pela direção, assim como a possibilidade de uma matrícula gradual dos alunos, a normatização de encargos para os coordenadores e professores e o estabelecimento de revezamento dos docentes no quadro de horário dos cursos de graduação. O Prof. Mário de Souza comentou que a comunicação na Instituição seja melhorada e sugeriu que as práticas de matrícula eficientes sejam mais divulgadas entre as coordenações. Em aparte, o Prof. Moacir França anunciou que está sendo preparado um curso de capacitação voltado para as rotinas da coordenação, focando questões didático-pedagógicas, o novo Sistema Acadêmico e a documentação. No que se refere ao novo Sistema Acadêmico, SIGAA, informou que sua implantação está prevista na graduação para 2017/2. Quanto ao curso anunciado, a Sra. Marina Conceição sugeriu que os chefes de departamento fossem convidados. Sobre o SIGAA, informou que toda a matrícula passará a ser via web. Em relação ao quadro de horários de disciplinas, recomendou que as disciplinas obrigatórias tivessem horários fixos. Segundo ela, os tópicos especiais só poderiam ser oferecidos por docentes que tenham cumprido com sua carga de oferta de obrigatórias. No tocante à quebra do Artigo 44 das Normas Acadêmicas, posicionou-se contra o procedimento de forma generalizada, pois, em sua visão, essa quebra deveria ser aplicada somente aos alunos formandos, alunos matriculados em apenas uma disciplina e na abertura de novas turmas. Comentou que o Sistema Acadêmico abre para os alunos as disciplinas em que eles precisam se matricular. Entretanto ela denunciou que há alunos obrigando as coordenações a realizarem as matrículas em disciplinas de sua preferência, o que tornou sem sentido a matrícula via web. Por fim, ressaltou que os problemas nas matrículas dos ingressantes advém do processo do SiSU, o que pode ser repensado quanto à matrícula automática. O Prof. José Hissa comentou que muitas das questões levantadas pela Sra. Marina Conceição são políticas, como a liberação Prédio 20, no Campus II, sem contar com todas as salas totalmente equipadas, o entendimento do regulamento de encargos acadêmicos por alguns docentes tem prejudicado a Instituição e a falta de padrão de dispensa de disciplinas para os alunos ingressantes. Ele solicitou que seja verificada a possibilidade de tornar os editais de vagas remanescentes anuais. E, por fim, questionou se o Laboratório de Física estava pronto. Em relação a essa dúvida, o Prof. Allbens Atman anunciou que o Laboratório já está disponível nas segundas e quartas-feiras no atual semestre, mas, somente em 2017/2, estará pleno. Ainda em relação ao Prédio 20, o Prof. José Hissa apontou que há salas que não comportam 44 alunos e que, por isso, essas turmas deveriam ter sido mantidas no prédio principal. Em término, indicou que seria difícil acabar com o ajuste, por conta de situações oriundas da aplicação do Artigo 44, e para as coordenações sensibilizarem os professores quanto ao cumprimento de seus encargos em sala de aula. Por conta da capacidade limitada apresentada pelas salas do Prédio 20, o Prof. Allbens Atmam afirmou que o DFM deverá abrir turmas para 2017/2 com até 30 alunos. No tocante aos editais de vagas remanescentes, o Prof. Moacir França informou que está sendo pensado na DIRGRAD um edital anual único, que contemple todas as prioridades previstas nas Normas Acadêmicas e que contenha uma estimativa de vagas, o que possibilitaria antecipar o edital. Quanto ao SiSU, comentou que a DIRGRAD não tem controle sobre o processo. A Profa. Daniela Matschulat reforçou a importância de se pensar um período específico no calendário de matrícula para a dispensa de disciplinas dos alunos ingressantes. Ela também solicitou mais informações sobre a Resolução do DELTEC que regulamenta o revezamento de horários. Diante disso, a Profa. Lilian Arão explanou que a resolução garantiu, prioritariamente, a distribuição das disciplinas obrigatórias entre os docentes efetivos, limitando a possibilidade de oferta de uma mesma disciplina optativa por um mesmo professor em semestres consecutivos. A oferta da disciplina optativa deverá cobrir conteúdos de maior dificuldade apresentada pelos alunos e aprofundar conteúdos exigidos pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Concluindo, ela se posicionou contrariamente a um horário fixo e comunicou que a normativa considerou o fato de que há docentes lecionando nos três níveis de ensino ofertados pela Instituição. A Profa. Kécia Aline também discordou da sugestão de horário fixo para as disciplinas obrigatórias, pois podem penalizar professores em capacitação que não conseguiram licença para tal propósito. Para ela, caberia ao colegiado definir sobre a oferta de disciplinas optativas nos cursos, considerando esses casos. No que tange à grande quantidade de matrículas realizadas pelas coordenações, ela acredita que uma das causas é o fato de o sistema via web atual não colaborar com o processo. Enfim, acredita que o princípio que fundamenta o Artigo 44 das Normas Acadêmicas é o de ajudar os alunos a se manterem no curso nos períodos certos e não de penalizá-los. Por isso, alude a importância da quebra desse artigo que, apesar de não existir na letra da lei, existe na prática, para que se cumpra o objetivo pretendido. Ainda em relação à discussão dos encargos, a Profa. Cristina Almeida explicitou que há casos de diários com 48 e 6 alunos que estão sendo contabilizados como encargos acadêmicos para professores. Tais casos, segundo ela, precisam ser mais bem identificados para se avaliar melhor a distribuição dos encargos entre os docentes. Encerrando a discussão, o Prof. Allbens Atman destacou que o DFM sabe quantas turmas e horários de Cálculo I atende o maior número de alunos na Instituição. Ele comentou que uma turma da disciplina citada foi aberta por pedido de chefe de outro departamento, sem o conhecimento do DFM. Finalizando, questionou se os gabinetes deveriam ser instalados no prédio principal do Campus II, uma vez que as salas desse prédio atenderiam melhor que aquelas do Prédio 20. 3. Guia dos Estudantes. O Prof. Moacir França informou que o prazo de preenchimento dos relatórios pelos coordenadores foi extendido até o dia 27/03/2017 e que dados serão disponibilizados pela SRCA, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) e Secretaria de Relações Internacionais (SRI). De acordo com ele, os novos coordenadores receberão o apoio necessário para o preenchimento. 4. Informes dos coordenadores. O Prof. Allbens Atman informou que o DFM vai gerenciar as matrículas da turma extra de GAAV. Enfim, o Prof. Moacir França agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às doze horas e trinta minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dia vinte e um de março de dois mil e dezessete.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães

Diretora Adjunta de Graduação

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profa. Kécia Aline Marques Ferreira

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenadora do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa.  Daniela Matschulat Ely

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Profa. Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Prof. Aellington Freire de Araújo

Coordenador do Curso de Engenharia Civil – Varginha

 

Profa. Renata Calciolari

Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá

 

Prof. Hildor José Seer

Coordenador do Curso Engenharia de Engenharia de Minas – Araxá

 

Profa. Olga Moraes Toledo

Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno

 

Srª. Marina Conceição Moreira da Silveira

Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA).