SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. Às quatorze horas e trinta minutos do dia onze de outubro de dois mil e dezessete, reuniu-se, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Profa. Daniela Cristina Cascini Kupsch, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Luciana Boaventura Palhares, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Prof. Márcio Expedito Guzzo, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; Profa. Sabina Maura Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; e a Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Participaram por meio do recurso de videoconferência: Profa. Renata Calciolari, Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; e o Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno. Convidados: Prof. Daniel Brianezi, Subcoordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Prof. Fábio Rocha da Silva, Subcoordenador do Curso de Engenharia de Computação; Profa. Ivanilza Felizardo, Professora do Curso de Engenharia Mecânica; Sr. Artur de Carvalho Alves, Coordenador do Escritório de Projetos (SGI); e o Sr. Rodrigo Dantas Nunes, Escritório de Projetos (SGI). Foi registrada inicialmente a presença de 14 (quatorze) membros e 4 (quatro) convidados. Verificado o quorum regimental, procedeu-se às quatorze horas e quinze minutos a Abertura da Centésima Décima Segunda Reunião do Fórum dos Coordenadores. Aberta a sessão, o Presidente, Prof. Moacir França, passou a palavra para os Srs. Artur de Carvalho e Rodrigo Dantas, que discorreram sobre o SIGAA, novo Sistema Acadêmico, ressaltando os seguintes tópicos para discussão: funcionalidades do SIGAA para as coordenações; uniformização e lançamento de notas com o acerto das casas decimais; e os problemas diários. Quanto às funcionalidades do SIGAA, o Sr. Rodrigo Dantas apresentou as telas, comandos e instruções para configurações de confirmação, alteração e cancelamento de matrículas de alunos e dispensa de disciplinas, e registro de atividades complementares. Ele salientou que o processo de implantação do SIGAA na graduação tem objetivado dialogar com as peculiaridades da Instituição e, no momento, são demandas urgentes as dinâmicas de fechamento do semestre 2017/2 e de matrícula para o semestre de 2018/1. Em relação à matrícula, frisou que o SIGAA, no Portal da Coordenação, identifica sobrecarga de matérias por aluno, acusa choques de horários, facilita no ajuste de matrícula, não permitindo cancelamento, função que está reservada à SRCA. Por outro lado, pelo Portal do Discente, o aluno pode solicitar o trancamento. Em aparte, o Prof. Márcio Basílio observou que haverá choque entre as rotinas empregadas pelo SIGAA e as Normas Acadêmicas da Graduação. Para ele, seria salutar a discussão disso nos conselhos da Instituição. A Profa. Daniela Cascini relatou que um aluno de seu curso conseguiu invadir o SIGAA, descobriu falhas de segurança e alertou que conseguiria editar notas lançadas. Diante disso, o Sr. Artur de Carvalho solicitou à professora que o aluno faça contato com a SGI para descrever a situação. Ele também reforçou que quem tinha apenas lançado notas no Qualidata terá que fazê-lo novamente no SIGAA, pois não há como importar planilhas do primeiro para o segundo sistema. A Profa. Luciana Boaventura sugeriu a criação de um perfil para as secretarias das coordenações no sistema. Perante às dúvidas quanto ao cadastro de disciplinas, o Sr. Rodrigo Dantas anunciou que será encaminhado tutorial com os procedimentos para os coordenadores. O Prof. Moacir França enfatizou a importância do processo de negociação entre coordenação (demanda por disciplinas), departamentos (oferta de disciplinas) e diretorias de unidade (disponibilidade de salas) e SRCA. Segundo ele, esse processo precisa estar bem consolidado para o semestre de 2018/1. Em aparte, o Sr. Rodrigo Dantas observou que ainda não há um perfil para a chefia de departamento no sistema. Ele informou que a equipe responsável pela implantação do SIGAA está terminando de escrever a migração das turmas de disciplinas comuns, possibilitando a disponibilização das mesmas para os professores na semanada vindoura. No que se refere às solicitações de matrícula, afirmou que a reserva de vagas para cursos poderá ser feita no cadastramento da turma.  Sobre o procedimento de reservas de vagas no contexto das solicitações de matrículas, o Prof. Daniel Brianezi sugeriu que fosse criada uma data-limite para a matrícula por parte do coordenador de curso em suas turmas e uma data limite para que coordenadores de outros cursos pudessem efetuar matrículas em vagas ociosas em turmas de outros cursos. Em relação as atividades complementares, o Prof. Moacir França recomendou a mudança no SIGAA do título “atividade autônoma” para “atividade complementar”. A Prof. Luciana Boaventura recomendou que o SIGAA observe as Normas Acadêmicas quanto ao lançamento de horas das atividades complementares. Sobre isso, o Sr. Artur de Carvalho ponderou que seria salutar rever a resolução de atividades complementares. O Prof. Márcio Basílio questionou como o coordenador de atividades complementares poderá acessar o SIGAA. O Sr. Rodrigo Dantas informou que o mesmo se dará por meio do perfil coordenador de curso, que permite acessos diferentes para coordenadores, subcoordenadores, secretários. Em relação a migração das atividades complementares, o Sr. Artur de Carvalho garantiu que ocorrerá do que está no Qualidata para o que está no SIGAA. Em suma, segundo ele, o que não estava aprovado no Qualidata, terá que ser aprovado no SIGAA. Por fim, foi sugerido pela Sra. Marina Conceição, a reabertura do Qualidata para os coordenadores analisarem a documentação de atividades complementares proveniente dos prováveis formandos de 2017/2, com o cadastramento final pelo SRCA no próprio sistema, ocorrendo por fim, a migração desses dados para o SIGAA. E a colação de grau desses alunos ocorreria a partir de fevereiro. Tal sugestão foi avalizada pelos presentes. Enfim, sem mais informes por parte dos membros, o Prof. Moacir França agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezoito horas e oito minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dia onze de outubro de dois mil e dezessete.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profa. Daniela Cristina Cascini Kupsch

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa. Luciana Boaventura Palhares

Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Prof. Márcio Expedito Guzzo

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Profa. Sabina Maura Silva

Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

 

Prof. Odilon Corrêa da Silva

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Profa. Renata Calciolari

Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá

 

Profa. Olga Moraes Toledo

Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 

Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)