SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA DÉCIMA QUARTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. Às quatorze horas e quatorze minutos do dia vinte e um de março de dois mil e dezoito, reuniu-se, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Profa. Daniela Cristina Cascini Kupsch, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; e o Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica. Participaram por meio do recurso de videoconferência: Profa. Renata Calciolari, Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá; Prof. Odilon Corrêa da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo; Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; e o Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno; e o Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis. Convidados: Profa. Carolina Riente de Andrade Paula, Coordenadora Geral de Avaliação do Ensino de Graduação do CEFET-MG; Prof. Paulo Renato Perdigão de Paiva, Subcoordenador do Curso de Engenharia de Materiais; Sra. Edna Vieira da Silva, Pedagoga do CGAP; Prof. Bráulio Silva Chaves, Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia; Prof. Igor Mota Morici, Subchefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia; e o Prof. Douglas Geraldo Magalhães, Subcoordenador do Curso de Engenharia de Minas – Araxá (videoconferência). Justificou a ausência: Profa. Alcione Gonçalves, Coordenadora do Curso de Letras; Sra. Nilza Helena de Oliveira, Coordenadora do CGAP. Foi registrada inicialmente a presença de 14 (quatorze) membros e 7 (sete) convidados. Verificado o quórum regimental, procedeu-se às quatorze horas e quatorze minutos a Abertura da Centésima Décima Quarta Reunião do Fórum dos Coordenadores. Aberta a sessão pelo Presidente e, após a apreciação de temas pelos presentes, foi aprovada a seguinte pauta de reunião: 1. Atas de reuniões anteriores; 2. NDEs e novos instrumentos de avaliação do MEC; 3. Indicação de representante para a comissão de revisão da Resolução CGRAD-31/13 e editais de vagas remanescentes; 4. Processo de matrícula e outras rotinas da graduação no SIGAA; 5. Coordenadores de Eixo Comuns; 6. Dispensa, equalização e equivalência de disciplinas; 7. Comunicados dos coordenadores. 1. Atas de reuniões anteriores. Com sugestões dos Professores José Hissa, Alcione Gonçalves e Daniela Matschulat, a ata da 113ª Reunião foi aprovada por 13 votos favoráveis e 1 abstenção. 2. NDEs e novos instrumentos de avaliação do MEC. Ao apresentar os novos instrumentos de avaliação do MEC, a Profa. Carolina Riente anunciou que os ciclos de formação de Coordenadores deste ano se debruçarão neste tema e destacou pontos a serem conhecidos pelos coordenadores: 1. Fundamentação legal, 2. Etapas de reconhecimento de curso: dinâmica de verificação de documentação, dos fatos a serem verificados pelas evidências e avaliação da gestão de competências, 3. Dimensões da avaliação e seus indicadores, 4. Como as comissões avaliarão os indicadores: tornando o subjetivo quantitativo, e 5. Novas atribuições dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Por fim, informou o calendário de reuniões do ciclo com as seguintes datas: 09/05, 04/07, 12/09 e 07/11. Após isso, o Prof. Moacir França apresentou um quadro com os mandatos dos NDEs de cada curso e orientou que fossem atualizados os mandatos dos que estavam vencidos. 3. Indicação de representante para a comissão de revisão da Resolução CGRAD-31/13 e editais vagas remanescentes. Como representante do Fórum de Coordenadores dos Cursos da Graduação, para integrar a comissão de revisão da resolução citada, foi indicada a Profa. Vera de Sales. Para a comissão de editais de vagas remanescentes foi indicado o Prof. Mário de Souza. 4. Processo de matrícula e outras rotinas da graduação no SIGAA. Inicialmente, o Prof. Moacir França apresentou um quadro de ocupação de vagas ofertadas por curso no Processo de Seleção do SiSU pela Instituição, realçando o percentual de ocupação, com o número de prováveis candidatos ingressantes na 4ª. Chamada. Em aparte a Profa. Olga Moraes apontou que o pequeno prazo entre as chamadas e as datas da matrícula impossibilitaram que candidatos de cidades distantes não conseguissem se matricular. Por isso, concluiu pela necessidade de se pensar em uma dinâmica que articule melhor as chamadas do SiSU e o processo de matrícula. Diante disso, o Prof. Moacir França propôs que deverá ser pensada e discutida a possibilidade de destinar um percentual de vagas ao SiSU e outro para um processo próprio que utilizaria a pontuação do ENEM, ou mesmo um processo de vestibular seriado, aplicado ao longo do Ensino Médio. O Prof. Frederico Keizo salientou a importância da divulgação dos cursos de graduação, destacando o papel da Mostra de Cursos do CEFET-MG para isso. Assim, acredita que tratamento especial deve ser dado a esse evento. Em relação às vagas ociosas desse processo, a Prof. Daniela Matschulat sugeriu que fossem disponibilizadas para matricular alunos em disciplinas com grande procura no primeiro período. Retomando a palavra, o Prof. Moacir França citou os seguintes problemas identificados do processo de matrícula 2018.1: 1. Superlotação em turmas de Cálculo I, Laboratório de Física Experimental II, 2. Alterações de horários de aulas após a matrícula, e 3. Cancelamento de turmas, sem anuência das coordenações. O Prof. Paulo Renato questionou que medidas poderiam ser tomadas em favor de alunos que não conseguiram se matricular. A Profa. Daniela Matschulat sugeriu que para a efetivação das turmas fosse pensado em um número mínimo de matrículas. O Prof. Bráulio Silva relatou um caso em que uma turma ofertada pelo seu departamento só apareceu disponível para a matrícula no SIGAA no final do segundo período de matrículas e na rematrícula, ocasionando, apenas, a matrícula de 2 alunos na disciplina de Introdução a Sociologia, lecionada pela Profa. Fábia Barboza Heluy Caram. A falta de base de conhecimento, comprometimento, infrequência e responsabilidade dos alunos, como fatores de insucesso em algumas disciplinas e grande procura dessas mesmas, não pode, para o Prof. José Hissa, ocultar a responsabilidade da Instituição nesse cenário. Em novo aparte, o Prof. Bráulio Silva citou a existência de um estudo elaborado por uma comissão, capitaneada pelo Sr. Abelardo Bento Araújo (DIRGRAD), que estudou a situação da disciplina de Cálculo I no cenário institucional e que seria interessante retornar a ele. A Sra. Edna Vieira propôs que se retome o estudo citado, no sentido de subsidiar estratégia pedagógicas e discutir mudanças no currículo dessas disciplinas. Para ela não basta apenas criar turmas extras ou uma disciplina de cálculo zero. Em nova fala, a Profa. Daniela Matschulat aconselhou que a capacitação à docência no trabalho fosse priorizada na Instituição. A Profa. Vera de Sales sugeriu que fosse levantado os índices das avaliações dos professores das disciplinas problemáticas e feita uma análise dos mesmos. O Prof. José Hissa recomendou que seja melhor definido no Sistema Acadêmico os trancamentos parcial e total. Sobre isso, a Profa. Daniela Matschulat comentou que o SIGAA não informa o número de semestre trancados pelos alunos. O Prof. Márcio Basílio comentou que deve ser revista quais informações devem ser disponibilizadas no perfil coordenador do Sistema Acadêmico. Em relação aos problemas no decorrer do processo de matrícula e de outras rotinas no SIGAA, em 2018.1, o Prof. Moacir França solicitou a todos um enviem um relatório com problemas e sugestões para a DIRGRAD, para que seja encaminhado para o Escritório de Projetos no intuito de subsidiar o aperfeiçoamento do perfil coordenador. Em aparte, a Profa. Vera de Sales salientou que o Escritório de Projetos apresentasse uma planilha com os problemas levantados ao longo do processo, as soluções tomadas e os retornos aos coordenadores. Sobre o cancelamento de turmas sem anuência das coordenações, o Prof. Moacir França lembrou que é competência da coordenação solicitar as turmas e, no caso da impossibilidade de oferta das mesmas, cabe aos Chefes de Departamento encaminhar as demandas para a Diretoria de Graduação A Profa. Vera de Sales relatou que não houve uma ação deliberada de coordenadores para a alteração do quantitativo de turmas no módulo graduação. Para o Prof. José Hissa, os alunos deveriam ter oportunidade de solicitarem um maior número de turmas no processo inicial de matrícula, na forma de opção 1, opção 2, etc., com a prioridade da matrícula para o curso de origem do aluno. No processamento atual o aluno somente tem a possibilidade de fazer uma escolha que, não sendo aceita, o obriga a utilizar a etapa de rematrícula. Caso ele tenha a oportunidade de escolher outras opções de turmas, ele poderia ser aceito, por exemplo, na sua terceira opção e não seria necessário utilizar a etapa de rematrícula, aumentando a eficiência do procedimento. Além disso, sugeriu o encurtamento do período de matrículas, de forma a evitar que se realizem alterações de matrícula após a primeira semana de aulas. Tendo outra perspectiva do tema, a Profa. Vera de Sales recomendou não seja disponibilizado, na primeira etapa do processo de matrícula, as turmas de outros cursos para os alunos. Por sua vez, a Profa. Daniela Matschulat sugeriu a criação de um mapa do processo de matrícula para que o coordenador possa acompanha-lo. O Prof. Moacir França ressaltou a importância da colaboração de todos para o aperfeiçoamento do processo para o próximo semestre. Ainda sobre o atual processo, reforçou a prioridade aos Departamentos no estabelecimento de horários das disciplinas equalizadas, considerando que há cursos noturnos e diurnos. E, por fim, destacou o lançamento de frequência na planilha importada do SIGAA pelos professores. Objetivando ajustes no processo de negociação para a formação de turmas, o Prof. José Hissa sugeriu que fosse pensada a realização de uma reunião com Coordenadores e Chefes de Departamentos mediada pela DIRGRAD. 5. Coordenadores de Eixo Comuns. Ao apresentar um quadro dos cursos, o Prof. Moacir França observou que há vários mandatos vencidos. Por isso, sugeriu que, em uma próxima reunião, os coordenadores proponham nomes para ocupar essa função. Para o Prof. José Hissa, há sobreposição de funções entre Coordenadores de Eixos e NDE. Por isso, segundo ele, deve ser avaliada a manutenção dessa função nos PPCs. Exemplo dessa sobreposição foi verificada nos relatos das Professoras Daniela Matschulat e Cristina Almeida. Segundo elas, os coordenadores de eixo compõem o NDE de seus cursos. Afinal, o Prof. Moacir lembrou que a função é regulamentada por resolução do CGRAD anterior a criação dos NDEs pelo MEC. Assim, recomendou que fosse verificado nos PPCs o que está escrito sobre as duas funções e se é imprescindível mantê-las. Em relação ao NDE, orientou que o mesmo privilegie a presença de professores mais antigos do curso. Portanto, o NDE deve ser renovado gradualmente. 6. Dispensa, equalização e equivalência de disciplinas. Inicialmente, o Prof. Frederico Keizo questionou como deve ser realizado o processo de dispensa, se digitalmente pelo SIPAC ou, ainda, em papel impresso. Os professores Mário de Souza e Vera de Sales relataram que ainda estão realizando de forma impressa, uma vez que ainda não foi estabelecido o fluxo no SIGAA/SIPAC. O Prof. Moacir França recomendou que o processo deve continuar no papel, com o lançamento da dispensa pela SRCA. Por fim, o Prof. Frederico Keizo sugeriu que fosse feito um estudo para a verificar a viabilidade de tornar as disciplinas de Metodologia de Pesquisa, Fenômenos de Transporte e Segurança do Trabalho em equalizadas. Sobre o processo de dispensa, o Prof. José Hissa sugeriu que fosse pensado um edital que o regulasse, contemplando disciplinas, vagas e períodos. 7. Comunicados dos coordenadores. A Profa. Vera de Sales alertou que professores estavam lançando a bibliografia básica e complementar no SIGAA. Segundo ela, caberia às chefias de departamento fazer o lançamento da bibliografia básica nos planos de ensino. Assim, sugeriu que tal inconsistência fosse relatada ao Escritório de Projetos para que fosse feita a correção do procedimento. Em aparte, o Prof. Moacir França se mostrou incomodado com a situação, pois poderia ocasionar modificações nos planos de ensino sem o conhecimento das coordenações e colegiados de curso e, por conseguinte, criar inconsistências com o que está previsto nos PPCs. Após esse comentário, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezessete horas e quarenta minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dia vinte e um de março de dois mil e dezoito.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Vera de Sales Martins

Coordenadora do Curso de Administração

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Profa. Daniela Cristina Cascini Kupsch

Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes

 

Profa. Daniela Matschulat Ely

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Belo Horizonte

 

Profa. Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Prof. Odilon Corrêa da Silva

Coordenador do Curso de Engenharia da Computação – Timóteo

 

Profa. Renata Calciolari

Coordenadora do Curso Engenharia de Automação Industrial – Araxá

 

Profa. Olga Moraes Toledo

Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 

Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno

 

Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis