SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

ATA DA CENTÉSIMA DÉCIMA QUINTA REUNIÃO DO FÓRUM DE COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. Às quatorze horas e trinta minutos do dia dezoito de abril de dois mil e dezoito, reuniu-se, sob a presidência do Prof. Moacir Felizardo de França Filho, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Estiveram presentes os seguintes membros: Profa. Vera de Sales Martins, Coordenadora do Curso de Administração; Prof. Frederico Keizo Odan, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Prof. Mário de Souza Silva, Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes; Prof. José Hissa Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica; Profa. Cristina Almeida Magalhães, Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica; Prof. Márcio Silva Basílio, Coordenador do Curso de Química Tecnológica; Profa. Sabina Maura Silva, Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; e a Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira, Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Participaram por meio do recurso de videoconferência: Profa. Olga Moraes Toledo, Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina; Prof. Rodrigo de Souza e Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno; e o Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício, Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis. Convidados:  Profa. Tatiana Leal Barros, Chefe do Departamento de Matemática; Prof. Claudio Antunes de Siqueira, Chefe do Departamento de Física; e o Prof. Fábio Rocha da Silva, Subcoordenador do Curso de Engenharia de Computação. Justificaram a ausência: Luciana Boaventura Palhares, Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais; Profa. Daniela Matschulat Ely, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Civil; Profa. Daniela Cristina Cascini Kupsch, Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação; e o Prof. Bráulio Silva Chaves, Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Foi registrada a presença de 12 (doze) membros e 3 (três) convidados. Verificado o quórum regimental, procedeu-se às quatorze horas e trinta minutos a Abertura da Centésima Décima Quinta Reunião do Fórum dos Coordenadores. Aberta a sessão pelo Presidente, procedeu-se a definição da pauta da reunião. Tomando a palavra, o Prof. José Hissa sugeriu que, em uma reunião, com a presença do pleno do Fórum, seja discutida uma proposta de resolução educativa que verse sobre as cópias de trabalhos, como TCCs, na Instituição, e o papel do SMODE na avaliação de solicitações de alunos relativas à saúde. Considerados esses apartes, foi aprovada a seguinte pauta para a reunião: 1. Atas de reuniões anteriores; 2. Vagas Remanescentes; 3. Proposta de matrícula e outras rotinas da graduação no SIGAA; e 4. Comunicados dos coordenadores. 1. Atas de reuniões anteriores.  Com sugestões dos Professores José Hissa e Olga Moraes, a ata da 114ª Reunião foi aprovada por 10 votos favoráveis e 1 abstenção. 2. Vagas Remanescentes. Inicialmente, o Prof. Moacir França anunciou que, para entrada no próximo semestre, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para as modalidades de reopção e reingresso. Segundo ele, devido a facilidade de dispensa de disciplina nesses processos e a implantação do SIGAA, avaliou-se ser conveniente não oferecer vagas para as modalidades de transferência e obtenção de novo título. Em seguida, apresentou os fundamentos normativos que balizam a oferta de, no mínimo, 05 (cinco) vagas nos cursos, e o quadro de apuração de vagas remanescentes de 2018/1. Informou que está em estudo na Diretoria de Graduação (DIRGRAD) a implantação de um único edital, com vagas pré-definidas por modalidade, devendo as coordenações distribuí-las observando a ordem de prioridade apresentada no art. 1°, II, das Normas Acadêmicas da Graduação. A Sra. Marina da Conceição lembra que o § 3º do art. 5° das Normas Acadêmicas permite às coordenações liberdade para a definição de critérios para este processo. O Prof. José Hissa recomendou que sejam revistas as notas de corte para os processos de transferência e obtenção de novo título e que a oferta de disciplinas isoladas ocorra por meio de edital emitido pelas coordenações. Retomando a palavra, o Prof. Moacir França detalhou o processo, observando que a inscrição e a divulgação final dos resultados ocorrerão no âmbito da DIRGRAD. Caberá à SRCA baixar os históricos dos inscritos e envia-los para cada coordenação, que deverá proceder a análise dos mesmos, e de recursos, e enviar para a DIRGRAD os resultados parciais e finais. Em seguida, apresentou a proposta de edital e formulário de inscrição no processo para discussão. A Sra. Marina da Conceição recomendou que seja observado se o aluno contemplado com a reopção não abandonou o curso de origem. Assim, defendeu que o edital preveja a desclassificação do aluno reprovado por frequência no semestre em curso. O Prof. José Hissa sugeriu que os critérios específicos de seleção de cada curso estejam explícitos no edital. Após essas observações, o Prof. Moacir França apresentou o formulário de inscrição a ser disponibilizado na plataforma googledocs. Aberta a palavra, o Prof. José Hissa indicou que fosse colocada uma mensagem informando aos candidatos que o preenchimento do formulário é de responsabilidade do candidato, eventuais inconsistências invalidarão a inscrição. O Prof. Frederico Keizo aconselhou a separação do formulário em duas sessões, uma para os candidatos de reopção e outra para os de reingresso, e se dispôs a prestar colaboração técnica, caso necessário, para isso. Ao término da discussão, o Prof. Moacir França confirmou o quantitativo de vagas oferecida por cada curso para o processo com cada coordenador. 3. Proposta de matrícula e outras rotinas da graduação no SIGAA. Introdutoriamente, o Prof. Moacir França apresentou a proposta do Escritório de Projetos para o processo de matrícula, que consistiu em priorizar na primeira chamada a reserva de vagas para alunos em disciplinas do próprio curso. Vagas ociosas seriam ocupadas por alunos de cursos diversos. Após discussão, foi sugerido pelos coordenadores ao Prof. Moacir França a consulta ao Escritório de Projetos da viabilidade das seguintes estratégias para o próximo processo de matrícula: a) O Sistema Acadêmico deve avisar ao aluno que ele está matriculado em disciplina de outro curso no primeiro período de matrículas, b) não mostrar para os alunos disciplinas que são de outros cursos, c) inclusão de mais uma rodada de matrícula comum antes da matrícula extraordinária, d) sala e campus em que se encontra a disciplina deve ser informado pelo Sistema acadêmico ao aluno nas rodadas de matrícula, e e) vagas de 1° período não podem ficar disponíveis em hipótese alguma para os veteranos antes de encerrado o processo de matrícula de ingressantes. Quanto à outras demandas a serem levadas para o Escritório de Projetos, a Profa. Vera de Sales sugeriu que fosse verificada a viabilidade de correção de frequência no Sistema Acadêmico. Por fim, o Prof. Fábio Rocha solicitou informações sobre o lançamento das horas complementares. Em resposta, o Prof. Moacir França comentou que está sendo viabilizada com o Escritório de Projetos e SRCA tal procedimento e que os coordenadores devem continuar a aguardar. 4. Comunicados dos coordenadores. O Prof. Moacir França informou sobre a decisão do CGRAD em equalizar a disciplina de Introdução de Engenharia de Segurança, alocada no Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental. Segundo ele, a disciplina de 30 horas será de caráter geral, e a parte específica de cada curso será ofertada como atividade complementar. Em outro comunicado, o Prof. Moacir França discorreu sobre as situações atendidas pela Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho na Instituição. Assim, a validação de atestados para frequência, que não abrangem as situações citadas nas normas acadêmicas, está suspensa. Conforme ele, esta decisão foi tomada uma vez que não há a disponibilidade do serviço nas unidades do interior e o fato do perito ter que tomar decisões considerando apenas a documentação de outros médicos. Para a resolução desse cenário, está sendo criado um formulário que seguirá para as Coordenações, não necessitando passar pela superintendência citada. Em aparte, a Prof. Vera de Sales ressaltou que essa mudança deveria ter sido comunicada previamente à DIRGRAD e as coordenações. Em sua comunicação, o Prof. Márcio Basílio anunciou que será enviada à DIRGRAD uma proposta de entrada semestral para o Curso Superior de Química Tecnológica, com a previsão de 24 vagas para cada semestre, podendo demandar mais professores de outros departamentos. A Profa. Tatiana Leal discorreu sobre a existência de uma comissão no Departamento de Matemática com o objetivo de pensar a alocação de conteúdos nas disciplinas de matemática. Afinal, ressaltou que a falta de professores e o aumento da carga de trabalho sobre os docentes dificulta a abertura de turmas extras de Cálculo I e GAAV. Encerrando os comunicados, o Prof. Mário de Souza anunciou sua saída da coordenação do Curso Superior de Engenharia de Transportes e agradeceu pelas colaborações de todos.  Sem mais comentários, o Prof. Moacir França, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezessete horas e quarenta minutos, e eu, Huener Silva Gonçalves, lavro a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo presidente e demais conselheiros presentes à reunião. Belo Horizonte, dia dezoito de abril de dois mil e dezoito.

 

Prof. Moacir Felizardo de França Filho

Diretor de Graduação

 

Profa. Vera de Sales Martins

Coordenadora do Curso de Administração

 

Prof. Frederico Keizo Odan

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Prof. Mário de Souza Silva

Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes

 

Prof. José Hissa Ferreira

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

 

Profa. Cristina Almeida Magalhães

Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica

 

Prof. Márcio Silva Basílio

Coordenador do Curso de Química Tecnológica

 

Profa. Olga Moraes Toledo

Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação – Leopoldina

 

Prof. Rodrigo de Souza e Silva

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Nepomuceno

 

Prof. Lúcio Flávio Santos Patrício

Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica – Divinópolis

 

Profa. Sabina Maura Silva

Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

 

Sra. Marina Conceição Moreira da Silveira

Secretária de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)