MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Modelo de Plano Didático para o ERE

Quinta-feira, 22 de abril de 2021
Última modificação: Terça-feira, 21 de setembro de 2021

Plano Didático (ERE)  – Versão em PDF editável

O Plano Didático constitui-se como um documento fundamental para o bom andamento das disciplinas e, por consequência, dos cursos de graduação. Por meio deles, discentes, docentes e coordenações conseguem estabelecer um melhor planejamento de suas atividades no decorrer do semestre.

Diante disso, faz-se imprescindível que os professores responsáveis pelas disciplinas encaminhem, a cada início de semestre, os Planos Didáticos para suas respectivas coordenações. No intuito de facilitar esse processo, a Diretoria de Graduação disponibilizou um modelo de Plano Didático em uma versão em PDF editável.

Após o preenchimento dos Planos, os docentes devem cadastrá-los no SIPAC.  Segue, abaixo, o passo a passo para cadastro no sistema:

1 – Acesse o SIPAC e na aba “Documentos” da Sessão Menu, selecione cadastrar um novo documento.

2 – No item “Tipo do Documento”, escreva PLANO DIDÁTICO (ERE).

3 – No campo assunto detalhado escreva Plano Didático da Disciplina XXXXX.

4 – No campo Forma do Documento, selecione “Anexar Documento Digital”.

5 – Complete os campos de preenchimento obrigatório, identificados por uma estrela azul e, posteriormente, no item Arquivo Digital, clique em Escolher Arquivo e carregue o Plano Didático preenchido.

6 – Na parte inferior da página, clique em “Adicionar Assinante”, marque “Servidor de Outra Unidade”, escreva o nome do Coordenador de Curso e clique em “Adicionar Assinante”.

7 – Posteriormente, para incluir a própria assinatura (docente responsável pela disciplina), clique em “Adicionar Assinante”, “Minha Assinatura”. Depois, no campo “Assinar”, clique no ícone “Adicionar Função”, depois em “Selecionar Função”, digite a senha e confirme.

8 – Clique em continuar. Não é necessário anexar outro documento. Clique novamente em continuar.

9 – Cadastre seu nome e seu e-mail como interessado e clique em inserir. Clique em continuar.

10 – Selecione o curso para o qual o plano didático deve ser enviado.

11 – Clique em continuar e depois em confirmar.

Atenção: Todos os campos são de preenchimento obrigatório, inclusive a Bibliografia Adicional.

Observação: Durante o preenchimento do Plano Didático, no item “Cronograma”, estão disponíveis campos para indicar a data, a atividade, e se o encontro será síncrono ou assíncrono. Tendo em vista a oferta de atividades presenciais para o 2° semestre letivo de 2021, sugere-se que na última coluna, na qual se marca o “X” em síncrono ou assíncrono, também se coloque um (P) se a atividade síncrona for realizada presencialmente ou um (R) se for remota.

Após o envio do plano didático para os cursos de graduação, o coordenador deverá proceder a conferência e verificar se todos os campos estão corretamente preenchidos. Em seguida, o coordenador assinará eletronicamente o documento e o arquivará na coordenação.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, a Diretoria de Graduação está à disposição.