CEFET-MG

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

  • auto-avaliação – Coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
  • avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.

O processo de avaliação é conduzido de forma global e integrada, permitindo uma visão ampla da instituição, garantindo unidade ao processo avaliativo por meio da análise da(o):

  • missão e do plano de desenvolvimento institucional;
  • política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
  • responsabilidade social da instituição;
  • comunicação com a sociedade;
  • políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico- administrativo;
  • organização e gestão institucional;
  • infra-estrutura-física;
  • planejamento e avaliação;
  • política de atendimento a estudantes e egressos;
  • sustentabilidade financeiras.