CEFET-MG

Vagas Remanescentes

As vagas remanescentes são as vagas resultantes de transferências de alunos dos cursos de graduação do CEFET-MG para outras instituições, reopção de curso ou de cancelamento de registro acadêmico, exceto os cancelamentos de matrícula de alunos de 1º período. Também não se consideram vagas remanescentes as vagas decorrentes de reprovação e trancamento de matrícula.

O quadro de vagas remanescentes é aprovado pelo Conselho de Graduação em até 45 dias após o início do semestre e são preenchidas por meio de processos seletivos de:

Reopção de curso: Possibilidade de mudança de curso permitida aos alunos regularmente matriculados e admitidos no CEFET-MG via processo seletivo para o 1º período do curso, desde que tenha integralizado no mínimo 25% da carga horária total do curso de origem (incluindo atividades complementares, entre outras).

Reingresso: possibilidade de retomada de registro acadêmico e de estudos, por parte do aluno de curso de graduação do CEFET-MG cujo registro acadêmico foi cancelado.

Transferência: Possibilidade de aluno regularmente matriculado em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, ingressar no CEFET-MG, mediante exame de seleção em curso de modalidade afim do curso de origem. No momento da entrega dos documentos, o candidato deverá ter cursado no mínimo 25% da carga horária do curso de origem.

Obtenção de Novo Título: Possibilidade de uma pessoa já diplomada em curso superior fazer um novo curso de Graduação no CEFET-MG mediante processo seletivo, conforme edital específico.

 

Para mais informações sobre vagas remanescentes, consultar as Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação do CEFET-MG – Resolução CEPE nº 12/2007.

Normas Acadêmicas 2007

Parecer MEC/CNE/CES nº 365/2003 – Sobre “aluno regularmente matriculado” e outras questões relativas à Transferência Externa.

Últimos editais

Relatório de preenchimento das vagas remanescentes:

Vagas Apuradas em 2015-2
Vagas Apuradas em 2016-1
Vagas Apuradas em 2016-2
Vagas Apuradas em 2017-1