MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria envolve atividades de apoio às disciplinas da graduação, principalmente, para aquelas com alto índice de retenção. A monitoria é desenvolvida por um aluno (monitor) que já cursou, com êxito, a disciplina em períodos anteriores. O aluno monitor trabalha sob orientação do professor e recebe uma bolsa auxílio. O monitor auxilia alunos que se encontram em dificuldade de aprendizagem na disciplina, por meio de atividades diversificadas (explicação e resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas), contribuindo para minimizar a repetência, a evasão e a falta de motivação dos alunos.

O Programa de Monitoria tem por objetivos: (I) contribuir para o desenvolvimento de aptidões para a docência do aluno; (II) contribuir para a formação acadêmica do aluno; (III) possibilitar o compartilha-mento de conhecimentos adquiridos com outros alunos; (IV) promover a cooperação entre os corpos discente e docente para a melhoria do ensino; (V) contribuir para minimizar os problemas de repetência, evasão e de falta de motivação dos alunos.

As Coordenações de Cursos, juntamente com os Departamentos, definem as disciplinas que serão contempladas com a Monitoria. Os monitores são selecionados por edital elaborado pelo Departamento ao qual a disciplina está filiada. O Programa de Monitoria é normatizado pela Resolução CGRAD – 023/08, de 24 de setembro de 2008 que aprovou o Regulamento de Atividades de Monitoria dos Cursos de Graduação do CEFET-MG.

Documentos:

Termo de Compromisso – Monitoria Voluntária
Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa de Monitoria
Declaração de Desistência
Declaração de Não Acúmulo de Bolsa e Não ter Vínculo Empregatício
Relatório de Atividade do Monitor