MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ensino Remoto Emergencial

Última modificação: Sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Diante do contexto de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o CEFET-MG adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como forma de promover a reaproximação entre a instituição e seus alunos, instituindo as atividades didático-pedagógicas não presenciais pelo tempo que se fizer necessário.

O ERE pode ser compreendido como “um conjunto de estratégias didático-pedagógicas mediadas ou não por tecnologias digitais”. Entende-se por “remoto” o distanciamento geográfico, no caso, imposto pelo quadro de contágio da Covid-19. O caráter emergencial deve ser compreendido na sua excepcionalidade, por um lado, por se tratar de uma medida que, em caráter de urgência, procura minimizar o impacto da pandemia na formação acadêmica de nossos estudantes e por outro, devido ao seu caráter temporário, restrito ao tempo em que estivermos sobre restrições sanitárias que impeçam o retorno normal e presencial das atividades acadêmicas.

Importante ressaltar que, apesar de emergencial, o Ensino Remoto, ofertado pelos cursos de graduação do CEFET-MG, será realizado de forma a garantir a qualidade do ensino, priorizando a adaptação do conteúdo das disciplinas à modalidade remota e o processo de aprendizagem de nossos alunos.

O engajamento e compromisso serão fundamentais, mas o diferencial nesse processo será a sensibilidade de todos nós, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, em compreender a singularidade do momento que vivemos e em conseguirmos lidar com as necessidades individuais, priorizando a afetividade no processo de ensino e aprendizagem.

Danielle Marra e Giani David

 

REGULAMENTOS E NORMAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

CALENDÁRIOS

ORIENTAÇÕES GERAIS

WEBINÁRIOS

PLATAFORMAS E SISTEMAS UTILIZADOS

CONTATOS