MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Workshop da Graduação discute o uso de metodologias ativas de ensino

Sexta-feira, 5 de outubro de 2018

A Diretoria de Graduação do CEFET-MG promoveu, entre os dias 17 e 19 de setembro, o 14º Workshop da Graduação. O evento, realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema (Jaboticatubas/MG), reuniu cerca de 100 participantes, dentre eles palestrantes, professores e técnicos administrativos para discutir o tema “Os Desafios da Docência na Contemporaneidade: Metodologias Ativas de Ensino na Graduação”.

Os convidados participaram de oficinas e grupos de discussão, onde tiveram a oportunidade de pensar sobre métodos de avaliação e formas dinâmicas de apresentação de conteúdo em sala de aula. Foram realizadas ainda palestras com a mesma temática, conduzidas pelos seguintes convidados: Adriana Tonini, diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ana Luiza de Quadros, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora nas linhas de ensino e aprendizagem em Química e formação de professores de Química e Ciências; Adla Betsaida, pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Maria de Lourdes Coelho, doutora em Educação e pedagoga no GIZ-Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Maria Adélia da Costa, doutora em Educação e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

No intuito de multiplicar as discussões e auxiliar o corpo docente frente a esses desafios, está disponível nos links abaixo o material de apoio utilizado durante o evento, assim como a programação e os artigos de preparação para as atividades. O 14º Workshop da Graduação foi uma realização da Diretoria de Graduação do CEFET-MG com apoio da Fundação CEFETMINAS.

LINKS

Artigo 1 – As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária.

Artigo 2 – As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes.

Artigo 3 – O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros: o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG.

Formulário 1 – Aula Difícil

Formulário 2 – Plano de Aula

Apostila

Programação

FOTOS