MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG obtém melhor avaliação do MEC em toda Rede Federal

Quarta-feira, 10 de abril de 2024
Última modificação: Quarta-feira, 10 de abril de 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, na terça-feira (2), o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CEFET-MG obteve, novamente, o primeiro lugar geral dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Já em relação às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais mineiras, o CEFET-MG ficou na 7ª posição, num total de 17. Em âmbito nacional, considerando 106 IES públicas federais (universidades e institutos) avaliadas, o CEFET-MG ficou em 31º lugar. Para a avaliação, o Inep analisou 1.998 instituições em todo o Brasil.

Para o diretor de Graduação, professor Moacir França, o ótimo desempenho do CEFET-MG decorre, entre outros, do elevado percentual de professores efetivos com título de mestrado ou doutorado (cerca de 99%) e em dedicação exclusiva. “Outro aspecto relevante é o esforço da Instituição para promover o aperfeiçoamento contínuo da organização didático-pedagógica dos cursos e a melhoria da infraestrutura”, afirmou.

Entenda o IGC

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a média do CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, bem como a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Reportagem completa: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG